INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA E TEORIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIAS COM GEOGEBRA E MATHYGON
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106484 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 273 "inscrito_id" => 38 "titulo" => "INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA E TEORIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIAS COM GEOGEBRA E MATHYGON" "resumo" => "O presente trabalho descreve a experiência do Projeto Residência Pedagógica realizado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Escola Estadual de Ensino fundamental e Médio (EEEFM) Miguel Santa Cruz, com foco na introdução das plataformas educacionais Geogebra e Mathygon nas aulas de matemática, especificamente no estudo de funções. A escolha dessa experiência para este relato se baseia no impacto notável observado na interação dos alunos com o conteúdo, bem como na motivação e engajamento evidenciados durante o processo de aprendizagem. Tais resultados corroboram não apenas a eficácia das plataformas educacionais utilizadas, mas também ressaltam a importância de estratégias inovadoras para melhorar o ensino e envolver os alunos. A base teórica que sustenta essa experiência é fundamentada nas abordagens construtivistas do ensino e da aprendizagem da matemática, especialmente nas teorias sociointeracionistas de Vygotsky e na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Através da integração dessas teorias, os estudantes puderam explorar conceitos matemáticos de forma prática e interativa, tanto com o Geogebra quanto com o Mathygon, compreendendo melhor o comportamento das funções e fortalecendo suas habilidades na disciplina. Além disso, as reuniões semanais do Projeto Residência Pedagógica desempenharam um papel essencial na troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, proporcionando suporte, orientação e inspiração para os futuros educadores. Esses encontros permitiram a exploração de abordagens inovadoras de ensino e aprendizagem, contribuindo significativamente para o desenvolvimento profissional dos envolvidos. Em resumo, a utilização das plataformas educacionais Geogebra e Mathygon nas aulas de matemática demonstrou ser eficaz para envolver e motivar os alunos, ao mesmo tempo que facilita a compreensão dos conceitos de funções. Essa abordagem, fundamentada em teorias educacionais sólidas e práticas reflexivas, destaca o potencial transformador de experiências educativas que integram teoria e prática para promover uma aprendizagem significativa e duradoura." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID38_TB273_15032024161022.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "RICARDO" "autor_email" => "ricardo.lima@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106484 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 273 "inscrito_id" => 38 "titulo" => "INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA E TEORIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIAS COM GEOGEBRA E MATHYGON" "resumo" => "O presente trabalho descreve a experiência do Projeto Residência Pedagógica realizado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Escola Estadual de Ensino fundamental e Médio (EEEFM) Miguel Santa Cruz, com foco na introdução das plataformas educacionais Geogebra e Mathygon nas aulas de matemática, especificamente no estudo de funções. A escolha dessa experiência para este relato se baseia no impacto notável observado na interação dos alunos com o conteúdo, bem como na motivação e engajamento evidenciados durante o processo de aprendizagem. Tais resultados corroboram não apenas a eficácia das plataformas educacionais utilizadas, mas também ressaltam a importância de estratégias inovadoras para melhorar o ensino e envolver os alunos. A base teórica que sustenta essa experiência é fundamentada nas abordagens construtivistas do ensino e da aprendizagem da matemática, especialmente nas teorias sociointeracionistas de Vygotsky e na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Através da integração dessas teorias, os estudantes puderam explorar conceitos matemáticos de forma prática e interativa, tanto com o Geogebra quanto com o Mathygon, compreendendo melhor o comportamento das funções e fortalecendo suas habilidades na disciplina. Além disso, as reuniões semanais do Projeto Residência Pedagógica desempenharam um papel essencial na troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, proporcionando suporte, orientação e inspiração para os futuros educadores. Esses encontros permitiram a exploração de abordagens inovadoras de ensino e aprendizagem, contribuindo significativamente para o desenvolvimento profissional dos envolvidos. Em resumo, a utilização das plataformas educacionais Geogebra e Mathygon nas aulas de matemática demonstrou ser eficaz para envolver e motivar os alunos, ao mesmo tempo que facilita a compreensão dos conceitos de funções. Essa abordagem, fundamentada em teorias educacionais sólidas e práticas reflexivas, destaca o potencial transformador de experiências educativas que integram teoria e prática para promover uma aprendizagem significativa e duradoura." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID38_TB273_15032024161022.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "RICARDO" "autor_email" => "ricardo.lima@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }