Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

UTILIZANDO A FICÇÃO PARA DESVENDAR OS SEGREDOS DA REALIDADE QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106331
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 116
    "inscrito_id" => 203
    "titulo" => "UTILIZANDO A FICÇÃO PARA DESVENDAR OS SEGREDOS DA REALIDADE QUÍMICA"
    "resumo" => "A aprendizagem química ganha uma nova dimensão quando é incorporada à ficção em séries de televisão no processo de ensino. Este artigo, teve a finalidade de explora a utilização da narrativa cinematográfica como ferramenta pedagógica, unindo entretenimento e educação na implementação de uma disciplina eletiva na Escola Cidadã Integral Severino Cabral. O objetivo foi explorar uma abordagem inovadora no ensino de química, combinando elementos de ficção com conceitos escolar e científicos. Através de histórias contadas de maneira fictícia por meio das séries Chernobyl, Os Simpsons e Breaking Bad, aos alunos foram apresentados a situações em que a química desempenha um papel crucial, mostrando que os conceitos químicos se manifestam no cotidiano. A Inserção das séries ficção no processo de ensino e aprendizagem teve o objetivo de mostrar que esse recurso didático tem capacidade de articular a narrativa visual no aprimoramento da compreensão dos conceitos escolar, além de ajudar com o entusiasmo dos alunos pela química, promovendo uma abordagem interdisciplinar que enriquece o processo de aprendizado. Além disso, ouve o estímulo da criatividade, análise crítica e a resolução de problemas através de atividades desenvolvidas a partir da exposição das séries, bem como jogos com caráter pedagógico. Ao final do módulo, os alunos apresentaram uma compreensão mais elaborada dos conceitos químicos. Eles não apenas adquiriram conhecimento teórico, mas veicularam essa compreensão em contextos sociais, como desastres nucleares, aplicação da radioatividade, pureza de reagentes, além de valores morais e éticos. Essa abordagem interdisciplinar permitiu que os alunos se relacionassem com a química de uma forma mais tangível, tornando o aprendizado mais cativante e significativo."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID203_TB116_26022024013224.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELLY MARTINS CAMELO"
    "autor_nome_curto" => "EMANUELLY"
    "autor_email" => "emanuellymartins.c@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106331
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 116
    "inscrito_id" => 203
    "titulo" => "UTILIZANDO A FICÇÃO PARA DESVENDAR OS SEGREDOS DA REALIDADE QUÍMICA"
    "resumo" => "A aprendizagem química ganha uma nova dimensão quando é incorporada à ficção em séries de televisão no processo de ensino. Este artigo, teve a finalidade de explora a utilização da narrativa cinematográfica como ferramenta pedagógica, unindo entretenimento e educação na implementação de uma disciplina eletiva na Escola Cidadã Integral Severino Cabral. O objetivo foi explorar uma abordagem inovadora no ensino de química, combinando elementos de ficção com conceitos escolar e científicos. Através de histórias contadas de maneira fictícia por meio das séries Chernobyl, Os Simpsons e Breaking Bad, aos alunos foram apresentados a situações em que a química desempenha um papel crucial, mostrando que os conceitos químicos se manifestam no cotidiano. A Inserção das séries ficção no processo de ensino e aprendizagem teve o objetivo de mostrar que esse recurso didático tem capacidade de articular a narrativa visual no aprimoramento da compreensão dos conceitos escolar, além de ajudar com o entusiasmo dos alunos pela química, promovendo uma abordagem interdisciplinar que enriquece o processo de aprendizado. Além disso, ouve o estímulo da criatividade, análise crítica e a resolução de problemas através de atividades desenvolvidas a partir da exposição das séries, bem como jogos com caráter pedagógico. Ao final do módulo, os alunos apresentaram uma compreensão mais elaborada dos conceitos químicos. Eles não apenas adquiriram conhecimento teórico, mas veicularam essa compreensão em contextos sociais, como desastres nucleares, aplicação da radioatividade, pureza de reagentes, além de valores morais e éticos. Essa abordagem interdisciplinar permitiu que os alunos se relacionassem com a química de uma forma mais tangível, tornando o aprendizado mais cativante e significativo."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID203_TB116_26022024013224.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELLY MARTINS CAMELO"
    "autor_nome_curto" => "EMANUELLY"
    "autor_email" => "emanuellymartins.c@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

A aprendizagem química ganha uma nova dimensão quando é incorporada à ficção em séries de televisão no processo de ensino. Este artigo, teve a finalidade de explora a utilização da narrativa cinematográfica como ferramenta pedagógica, unindo entretenimento e educação na implementação de uma disciplina eletiva na Escola Cidadã Integral Severino Cabral. O objetivo foi explorar uma abordagem inovadora no ensino de química, combinando elementos de ficção com conceitos escolar e científicos. Através de histórias contadas de maneira fictícia por meio das séries Chernobyl, Os Simpsons e Breaking Bad, aos alunos foram apresentados a situações em que a química desempenha um papel crucial, mostrando que os conceitos químicos se manifestam no cotidiano. A Inserção das séries ficção no processo de ensino e aprendizagem teve o objetivo de mostrar que esse recurso didático tem capacidade de articular a narrativa visual no aprimoramento da compreensão dos conceitos escolar, além de ajudar com o entusiasmo dos alunos pela química, promovendo uma abordagem interdisciplinar que enriquece o processo de aprendizado. Além disso, ouve o estímulo da criatividade, análise crítica e a resolução de problemas através de atividades desenvolvidas a partir da exposição das séries, bem como jogos com caráter pedagógico. Ao final do módulo, os alunos apresentaram uma compreensão mais elaborada dos conceitos químicos. Eles não apenas adquiriram conhecimento teórico, mas veicularam essa compreensão em contextos sociais, como desastres nucleares, aplicação da radioatividade, pureza de reagentes, além de valores morais e éticos. Essa abordagem interdisciplinar permitiu que os alunos se relacionassem com a química de uma forma mais tangível, tornando o aprendizado mais cativante e significativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.