O presente relato tem como objetivo sintetizar as experiências vivenciadas ao longo do Programa Residência Pedagógica (PRP), de iniciação a prática docente, enquanto discente da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A experiência relatada se desenvolveu na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Obdúlia Dantas, em Catolé do Rocha (PB), com uma turma de 3° ano do ensino médio. O programa segue as seguintes etapas: formação, ambientação, imersão e socialização dos resultados. O subprojeto tem como enfoque “práticas interacionistas no ensino de língua portuguesa”. Apresento aqui de forma descritiva e reflexiva as atividades desenvolvidas, buscando apontar questionamentos de cunho pessoal e os aparentes resultados obtidos no trajeto até o encerramento do subprojeto. Durante essa jornada, elaborei planos de aula e realizei intervenções, sempre sob a orientação do docente preceptor e formação do orientador do programa. O início da docência permitiu-me vivenciar a realidade da sala de aula, indo além dos conhecimentos teóricos adquiridos. A instituição escolar exige uma abordagem diferenciada, que vai além da teoria. A Residência Pedagógica proporcionou uma compreensão profunda do funcionamento da escola e do comportamento dos alunos. Além disso, contribuiu significativamente para minha formação como futuro profissional da área de Língua Portuguesa. A interação constante com os estudantes, a aplicação das práticas interacionistas e a reflexão contínua sobre minha prática docente foram elementos chave nesse processo.