O presente estudo investigou o uso do jogo didático "Dominó Orgânico" como ferramenta de ensino no contexto da disciplina de química no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UEPB. Visto que, há uma grande dificuldade dos alunos em aprender e absorver os conteúdos da química orgânica de forma gradativa e visando um melhor desempenho dos educandos, é válido e pertinente o uso de metodologias alternativas que possam contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, o objetivo foi integrar teoria e prática no ensino de química orgânica, promovendo um aprendizado significativo e superando as dificuldades dos alunos em relacionar os conceitos com situações do cotidiano. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa na ECIT Monsenhor Jose Borges de Carvalho, Alagoa Nova – PB, em turmas da 3ª série do Ensino Médio, utilizando questionários aplicados antes e após a atividade lúdica para avaliar o impacto do jogo no aprendizado dos alunos. Os resultados demonstraram melhorias significativas na identificação e compreensão das funções orgânicas após a aplicação do jogo, evidenciando sua eficácia como ferramenta de ensino. Os alunos também expressaram satisfação e interesse pela metodologia do jogo, reconhecendo sua importância no processo de aprendizagem da química. Concluiu-se que o "Dominó Orgânico" promove a integração entre teoria e prática, facilitando a compreensão dos conceitos químicos e destacando a relevância da química no cotidiano.