DOMINÓ ORGÂNICO: UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106540 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 338 "inscrito_id" => 61 "titulo" => "DOMINÓ ORGÂNICO: UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "O presente estudo investigou o uso do jogo didático "Dominó Orgânico" como ferramenta de ensino no contexto da disciplina de química no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UEPB. Visto que, há uma grande dificuldade dos alunos em aprender e absorver os conteúdos da química orgânica de forma gradativa e visando um melhor desempenho dos educandos, é válido e pertinente o uso de metodologias alternativas que possam contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, o objetivo foi integrar teoria e prática no ensino de química orgânica, promovendo um aprendizado significativo e superando as dificuldades dos alunos em relacionar os conceitos com situações do cotidiano. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa na ECIT Monsenhor Jose Borges de Carvalho, Alagoa Nova – PB, em turmas da 3ª série do Ensino Médio, utilizando questionários aplicados antes e após a atividade lúdica para avaliar o impacto do jogo no aprendizado dos alunos. Os resultados demonstraram melhorias significativas na identificação e compreensão das funções orgânicas após a aplicação do jogo, evidenciando sua eficácia como ferramenta de ensino. Os alunos também expressaram satisfação e interesse pela metodologia do jogo, reconhecendo sua importância no processo de aprendizagem da química. Concluiu-se que o "Dominó Orgânico" promove a integração entre teoria e prática, facilitando a compreensão dos conceitos químicos e destacando a relevância da química no cotidiano." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID61_TB338_20032024200731.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ GAUDÊNCIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Beatriz" "autor_email" => "beatrizgaudencio60@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106540 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 338 "inscrito_id" => 61 "titulo" => "DOMINÓ ORGÂNICO: UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "O presente estudo investigou o uso do jogo didático "Dominó Orgânico" como ferramenta de ensino no contexto da disciplina de química no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UEPB. Visto que, há uma grande dificuldade dos alunos em aprender e absorver os conteúdos da química orgânica de forma gradativa e visando um melhor desempenho dos educandos, é válido e pertinente o uso de metodologias alternativas que possam contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, o objetivo foi integrar teoria e prática no ensino de química orgânica, promovendo um aprendizado significativo e superando as dificuldades dos alunos em relacionar os conceitos com situações do cotidiano. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa na ECIT Monsenhor Jose Borges de Carvalho, Alagoa Nova – PB, em turmas da 3ª série do Ensino Médio, utilizando questionários aplicados antes e após a atividade lúdica para avaliar o impacto do jogo no aprendizado dos alunos. Os resultados demonstraram melhorias significativas na identificação e compreensão das funções orgânicas após a aplicação do jogo, evidenciando sua eficácia como ferramenta de ensino. Os alunos também expressaram satisfação e interesse pela metodologia do jogo, reconhecendo sua importância no processo de aprendizagem da química. Concluiu-se que o "Dominó Orgânico" promove a integração entre teoria e prática, facilitando a compreensão dos conceitos químicos e destacando a relevância da química no cotidiano." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID61_TB338_20032024200731.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ GAUDÊNCIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Beatriz" "autor_email" => "beatrizgaudencio60@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }