Neste trabalho, buscamos refletir sobre a importância do letramento literário dentro do contexto escolar, bem como sobre a importância da literatura para a vida dos sujeitos e do seu processo de formação, a partir de algumas atividades desenvolvidas em uma turma do 1º ano G da Escola Cidadã Integral José Leite de Souza, no âmbito do subprojeto de Letras/Língua Portuguesa do Programa de Residência Pedagógica do Centro de Ciência Humanas e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba. Para esse relato, escolhemos descrever a experiência das aulas voltadas para a leitura, compreensão e reflexão acerca da temática da desigualdade social a partir do conto “Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos”, de Conceição Evaristo. Para a realização do trabalho, partimos dos pressupostos do paradigma do letramento literário (COSSON, 2020) que subsidiaram a elaboração de uma sequência didática voltada para a formação do leitor de literatura na educação básica (Cosson, 2006). Dentro dos resultados alcançados, considerando-se a temática escolhida e os procedimentos metodológicos adotados, pudemos perceber uma maior participação dos estudantes nas aulas quando instados, seja oralmente ou por escrito, a responderem às questões acerca dos textos que estavam sendo lidos. Além disso, constatamos uma ampliação do horizonte cultural dos alunos(as) no que tange à percepção e à reflexão sobre problemas sociais (moradia, educação, desemprego) que grassam em nosso país e que estavam mimetizados nos textos literários que levamos para a sala de aula.