O texto a seguir é referente a um relato de experiência como professor na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irmã Joaquina Sampaio, uma instituição educacional que se encontra no agreste paraibano, a partir da perspectiva de um graduando do programa de Residência Pedagógica na Universidade Estadual da Paraíba, do subprojeto de História. Iremos observar as metodologias encontradas para que se seguissem os planejamentos das aulas, tão bem quanto as dificuldades atravessadas para que elas pudessem ser realizadas - a exemplo da escassez de recursos e a defasagem de atenção dos estudantes - além de como tal realidade pode ser observada em escolas por todo o território brasileiro. O choque geracional entre professor e aluno também é discutido, assim como é debatido de que forma o entendimento da realidade do discente pode ser enriquecedora para a carreira do docente, e como essa compreensão pode ser utilizada a favor do ministrante na hora de sua apresentação. Por mais, o escrito abaixo irá realizar para seu leitor um parecer acerca de como é e o que é feito em um programa de Residência, bem como o ofício de professor pode ser pedregoso, tendo ele que se acostumar com uma nova rotina e abordar temas em sala que não são tão discutidos fora dela.