Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

RELATO DE EXPERIÊNCIA - ECI EEFM IRMÃ JOAQUINA SAMPAIO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 06 – Ensino de História e formação docente
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106261
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 21
    "inscrito_id" => 232
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA - ECI EEFM IRMÃ JOAQUINA SAMPAIO"
    "resumo" => "O texto a seguir é referente a um relato de experiência como professor na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irmã Joaquina Sampaio, uma instituição educacional que se encontra no agreste paraibano, a partir da perspectiva de um graduando do programa de Residência Pedagógica na Universidade Estadual da Paraíba, do subprojeto de História. Iremos observar as metodologias encontradas para que se seguissem os planejamentos das aulas, tão bem quanto as dificuldades atravessadas para que elas pudessem ser realizadas - a exemplo da escassez de recursos e a defasagem de atenção dos estudantes - além de como tal realidade pode ser observada em escolas por todo o território brasileiro. O choque geracional entre professor e aluno também é discutido, assim como é debatido de que forma o entendimento da realidade do discente pode ser enriquecedora para a carreira do docente, e como essa compreensão pode ser utilizada a favor do ministrante na hora de sua apresentação. Por mais, o escrito abaixo irá realizar para seu leitor um parecer acerca de como é e o que é feito em um programa de Residência, bem como o ofício de professor pode ser pedregoso, tendo ele que se acostumar com uma nova rotina e abordar temas em sala que não são tão discutidos fora dela."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 06 – Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID232_TB21_15102023234952.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUSTAVO SOARES MENDES OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Gustavo Soares"
    "autor_email" => "gustavo.oliveira@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106261
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 21
    "inscrito_id" => 232
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA - ECI EEFM IRMÃ JOAQUINA SAMPAIO"
    "resumo" => "O texto a seguir é referente a um relato de experiência como professor na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irmã Joaquina Sampaio, uma instituição educacional que se encontra no agreste paraibano, a partir da perspectiva de um graduando do programa de Residência Pedagógica na Universidade Estadual da Paraíba, do subprojeto de História. Iremos observar as metodologias encontradas para que se seguissem os planejamentos das aulas, tão bem quanto as dificuldades atravessadas para que elas pudessem ser realizadas - a exemplo da escassez de recursos e a defasagem de atenção dos estudantes - além de como tal realidade pode ser observada em escolas por todo o território brasileiro. O choque geracional entre professor e aluno também é discutido, assim como é debatido de que forma o entendimento da realidade do discente pode ser enriquecedora para a carreira do docente, e como essa compreensão pode ser utilizada a favor do ministrante na hora de sua apresentação. Por mais, o escrito abaixo irá realizar para seu leitor um parecer acerca de como é e o que é feito em um programa de Residência, bem como o ofício de professor pode ser pedregoso, tendo ele que se acostumar com uma nova rotina e abordar temas em sala que não são tão discutidos fora dela."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 06 – Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID232_TB21_15102023234952.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUSTAVO SOARES MENDES OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Gustavo Soares"
    "autor_email" => "gustavo.oliveira@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O texto a seguir é referente a um relato de experiência como professor na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irmã Joaquina Sampaio, uma instituição educacional que se encontra no agreste paraibano, a partir da perspectiva de um graduando do programa de Residência Pedagógica na Universidade Estadual da Paraíba, do subprojeto de História. Iremos observar as metodologias encontradas para que se seguissem os planejamentos das aulas, tão bem quanto as dificuldades atravessadas para que elas pudessem ser realizadas - a exemplo da escassez de recursos e a defasagem de atenção dos estudantes - além de como tal realidade pode ser observada em escolas por todo o território brasileiro. O choque geracional entre professor e aluno também é discutido, assim como é debatido de que forma o entendimento da realidade do discente pode ser enriquecedora para a carreira do docente, e como essa compreensão pode ser utilizada a favor do ministrante na hora de sua apresentação. Por mais, o escrito abaixo irá realizar para seu leitor um parecer acerca de como é e o que é feito em um programa de Residência, bem como o ofício de professor pode ser pedregoso, tendo ele que se acostumar com uma nova rotina e abordar temas em sala que não são tão discutidos fora dela.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.