A UTILIZAÇÃO DE CHARGES COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO SUBPROJETO GEOGRAFIA/RP/UEPB.
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106429 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 216 "inscrito_id" => 113 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE CHARGES COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO SUBPROJETO GEOGRAFIA/RP/UEPB." "resumo" => "A charge enquanto ferramenta didática acessível, barata e de fácil elaboração, possibilita que as aulas de Geografia se tornem dinâmicas e interessantes, por ser um recurso que traz uma linguagem informal e com assuntos da atualidade, que os alunos entendem e gostam de discutir. Pode ser utilizado em todos os conteúdos e de várias formas no decorrer da aula, com charges prontas ou elaboradas pelos próprios alunos. Como introdução, possibilita que o professor tenha noção dos conhecimentos prévios dos alunos; ao longo da aula pode ser utilizado para interpretação dos conceitos; e para concluir, é interessante sua inserção em atividades ou em provas e exames. Enquanto recurso didático no ensino de geografia, o ponto mais importante da utilização de charges é a interconexão com as esferas sociais, políticas, econômicas e culturais, possibilitando que todos os seus elementos incitem no aluno a curiosidade para desenvolver o pensamento geográfico, de total importância para a geografia enquanto disciplina escolar. Esse artigo foi desenvolvido com base em projeto de intervenção realizado na ECI Itan Pereira, em Campina Grande, com o objetivo de otimizar e dinamizar as aulas da Geografia no ensino médio, em virtude do pouco tempo disponível de carga horária para a disciplina." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID113_TB216_14032024175615.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GISELE MARTINS COSTA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "giselemartins413@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106429 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 216 "inscrito_id" => 113 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE CHARGES COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO SUBPROJETO GEOGRAFIA/RP/UEPB." "resumo" => "A charge enquanto ferramenta didática acessível, barata e de fácil elaboração, possibilita que as aulas de Geografia se tornem dinâmicas e interessantes, por ser um recurso que traz uma linguagem informal e com assuntos da atualidade, que os alunos entendem e gostam de discutir. Pode ser utilizado em todos os conteúdos e de várias formas no decorrer da aula, com charges prontas ou elaboradas pelos próprios alunos. Como introdução, possibilita que o professor tenha noção dos conhecimentos prévios dos alunos; ao longo da aula pode ser utilizado para interpretação dos conceitos; e para concluir, é interessante sua inserção em atividades ou em provas e exames. Enquanto recurso didático no ensino de geografia, o ponto mais importante da utilização de charges é a interconexão com as esferas sociais, políticas, econômicas e culturais, possibilitando que todos os seus elementos incitem no aluno a curiosidade para desenvolver o pensamento geográfico, de total importância para a geografia enquanto disciplina escolar. Esse artigo foi desenvolvido com base em projeto de intervenção realizado na ECI Itan Pereira, em Campina Grande, com o objetivo de otimizar e dinamizar as aulas da Geografia no ensino médio, em virtude do pouco tempo disponível de carga horária para a disciplina." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID113_TB216_14032024175615.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GISELE MARTINS COSTA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "giselemartins413@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }