Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

DESAFIOS EDUCACIONAIS PÓS-PANDEMIA NA EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: IMPACTO DA COVID-19 NA APRENDIZAGEM INFANTIL EM 2023

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106460
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 249
    "inscrito_id" => 698
    "titulo" => "DESAFIOS EDUCACIONAIS PÓS-PANDEMIA NA EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: IMPACTO DA COVID-19 NA APRENDIZAGEM INFANTIL EM 2023"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar as experiências vividas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande-PB, na Escola Municipal Stellita Cruz, em uma turma do 2º ano “B” do Ensino Fundamental I. Descreverá os desafios encontrados na aprendizagem dos alunos em 2023, três anos após a pandemia da COVID-19 e visa ressaltar também a importância do Programa para a vida acadêmica dos futuros profissionais da Educação. Nesse relato da pesquisa-ação, incorpora princípios inspirados em teorias de aprendizagem, incluindo Gough (1986), Kolb (2014) e Vygotsky (1986), com uma abordagem qualitativa. No contexto de ensino em que atuamos, identificamos alunos que necessitavam de atenção especial e adotamos estratégias personalizadas ao longo do Programa. Abordamos desafios específicos enfrentados na aprendizagem dos alunos em 2023, destacando a importância da adaptação e inovação no contexto pós-pandemia. Ao final do ano letivo, observaram-se melhorias significativas na aprendizagem das crianças, como maior clareza e autonomia na leitura, além de habilidades aprimoradas de raciocínio ao resolver problemas matemáticos. A experiência ressalta a relevância da abordagem pedagógica adotada, alinhada às teorias educacionais. A aplicação de estratégias personalizadas, combinada com a consideração dos desafios pós-pandêmicos, sublinha a necessidade contínua de adaptabilidade e inovação no campo educacional"
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID698_TB249_15032024114838.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIELE MENDES ALVES"
    "autor_nome_curto" => "MARIELE"
    "autor_email" => "marielemendes28@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106460
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 249
    "inscrito_id" => 698
    "titulo" => "DESAFIOS EDUCACIONAIS PÓS-PANDEMIA NA EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: IMPACTO DA COVID-19 NA APRENDIZAGEM INFANTIL EM 2023"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar as experiências vividas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande-PB, na Escola Municipal Stellita Cruz, em uma turma do 2º ano “B” do Ensino Fundamental I. Descreverá os desafios encontrados na aprendizagem dos alunos em 2023, três anos após a pandemia da COVID-19 e visa ressaltar também a importância do Programa para a vida acadêmica dos futuros profissionais da Educação. Nesse relato da pesquisa-ação, incorpora princípios inspirados em teorias de aprendizagem, incluindo Gough (1986), Kolb (2014) e Vygotsky (1986), com uma abordagem qualitativa. No contexto de ensino em que atuamos, identificamos alunos que necessitavam de atenção especial e adotamos estratégias personalizadas ao longo do Programa. Abordamos desafios específicos enfrentados na aprendizagem dos alunos em 2023, destacando a importância da adaptação e inovação no contexto pós-pandemia. Ao final do ano letivo, observaram-se melhorias significativas na aprendizagem das crianças, como maior clareza e autonomia na leitura, além de habilidades aprimoradas de raciocínio ao resolver problemas matemáticos. A experiência ressalta a relevância da abordagem pedagógica adotada, alinhada às teorias educacionais. A aplicação de estratégias personalizadas, combinada com a consideração dos desafios pós-pandêmicos, sublinha a necessidade contínua de adaptabilidade e inovação no campo educacional"
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID698_TB249_15032024114838.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIELE MENDES ALVES"
    "autor_nome_curto" => "MARIELE"
    "autor_email" => "marielemendes28@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as experiências vividas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande-PB, na Escola Municipal Stellita Cruz, em uma turma do 2º ano “B” do Ensino Fundamental I. Descreverá os desafios encontrados na aprendizagem dos alunos em 2023, três anos após a pandemia da COVID-19 e visa ressaltar também a importância do Programa para a vida acadêmica dos futuros profissionais da Educação. Nesse relato da pesquisa-ação, incorpora princípios inspirados em teorias de aprendizagem, incluindo Gough (1986), Kolb (2014) e Vygotsky (1986), com uma abordagem qualitativa. No contexto de ensino em que atuamos, identificamos alunos que necessitavam de atenção especial e adotamos estratégias personalizadas ao longo do Programa. Abordamos desafios específicos enfrentados na aprendizagem dos alunos em 2023, destacando a importância da adaptação e inovação no contexto pós-pandemia. Ao final do ano letivo, observaram-se melhorias significativas na aprendizagem das crianças, como maior clareza e autonomia na leitura, além de habilidades aprimoradas de raciocínio ao resolver problemas matemáticos. A experiência ressalta a relevância da abordagem pedagógica adotada, alinhada às teorias educacionais. A aplicação de estratégias personalizadas, combinada com a consideração dos desafios pós-pandêmicos, sublinha a necessidade contínua de adaptabilidade e inovação no campo educacional

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.