DESAFIOS EDUCACIONAIS PÓS-PANDEMIA NA EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: IMPACTO DA COVID-19 NA APRENDIZAGEM INFANTIL EM 2023
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106460 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 249 "inscrito_id" => 698 "titulo" => "DESAFIOS EDUCACIONAIS PÓS-PANDEMIA NA EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: IMPACTO DA COVID-19 NA APRENDIZAGEM INFANTIL EM 2023" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar as experiências vividas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande-PB, na Escola Municipal Stellita Cruz, em uma turma do 2º ano “B” do Ensino Fundamental I. Descreverá os desafios encontrados na aprendizagem dos alunos em 2023, três anos após a pandemia da COVID-19 e visa ressaltar também a importância do Programa para a vida acadêmica dos futuros profissionais da Educação. Nesse relato da pesquisa-ação, incorpora princípios inspirados em teorias de aprendizagem, incluindo Gough (1986), Kolb (2014) e Vygotsky (1986), com uma abordagem qualitativa. No contexto de ensino em que atuamos, identificamos alunos que necessitavam de atenção especial e adotamos estratégias personalizadas ao longo do Programa. Abordamos desafios específicos enfrentados na aprendizagem dos alunos em 2023, destacando a importância da adaptação e inovação no contexto pós-pandemia. Ao final do ano letivo, observaram-se melhorias significativas na aprendizagem das crianças, como maior clareza e autonomia na leitura, além de habilidades aprimoradas de raciocínio ao resolver problemas matemáticos. A experiência ressalta a relevância da abordagem pedagógica adotada, alinhada às teorias educacionais. A aplicação de estratégias personalizadas, combinada com a consideração dos desafios pós-pandêmicos, sublinha a necessidade contínua de adaptabilidade e inovação no campo educacional" "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID698_TB249_15032024114838.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIELE MENDES ALVES" "autor_nome_curto" => "MARIELE" "autor_email" => "marielemendes28@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106460 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 249 "inscrito_id" => 698 "titulo" => "DESAFIOS EDUCACIONAIS PÓS-PANDEMIA NA EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: IMPACTO DA COVID-19 NA APRENDIZAGEM INFANTIL EM 2023" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar as experiências vividas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande-PB, na Escola Municipal Stellita Cruz, em uma turma do 2º ano “B” do Ensino Fundamental I. Descreverá os desafios encontrados na aprendizagem dos alunos em 2023, três anos após a pandemia da COVID-19 e visa ressaltar também a importância do Programa para a vida acadêmica dos futuros profissionais da Educação. Nesse relato da pesquisa-ação, incorpora princípios inspirados em teorias de aprendizagem, incluindo Gough (1986), Kolb (2014) e Vygotsky (1986), com uma abordagem qualitativa. No contexto de ensino em que atuamos, identificamos alunos que necessitavam de atenção especial e adotamos estratégias personalizadas ao longo do Programa. Abordamos desafios específicos enfrentados na aprendizagem dos alunos em 2023, destacando a importância da adaptação e inovação no contexto pós-pandemia. Ao final do ano letivo, observaram-se melhorias significativas na aprendizagem das crianças, como maior clareza e autonomia na leitura, além de habilidades aprimoradas de raciocínio ao resolver problemas matemáticos. A experiência ressalta a relevância da abordagem pedagógica adotada, alinhada às teorias educacionais. A aplicação de estratégias personalizadas, combinada com a consideração dos desafios pós-pandêmicos, sublinha a necessidade contínua de adaptabilidade e inovação no campo educacional" "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID698_TB249_15032024114838.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIELE MENDES ALVES" "autor_nome_curto" => "MARIELE" "autor_email" => "marielemendes28@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }