Este artigo tem como objetivo apresentar as experiências vividas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande-PB, na Escola Municipal Stellita Cruz, em uma turma do 2º ano “B” do Ensino Fundamental I. Descreverá os desafios encontrados na aprendizagem dos alunos em 2023, três anos após a pandemia da COVID-19 e visa ressaltar também a importância do Programa para a vida acadêmica dos futuros profissionais da Educação. Nesse relato da pesquisa-ação, incorpora princípios inspirados em teorias de aprendizagem, incluindo Gough (1986), Kolb (2014) e Vygotsky (1986), com uma abordagem qualitativa. No contexto de ensino em que atuamos, identificamos alunos que necessitavam de atenção especial e adotamos estratégias personalizadas ao longo do Programa. Abordamos desafios específicos enfrentados na aprendizagem dos alunos em 2023, destacando a importância da adaptação e inovação no contexto pós-pandemia. Ao final do ano letivo, observaram-se melhorias significativas na aprendizagem das crianças, como maior clareza e autonomia na leitura, além de habilidades aprimoradas de raciocínio ao resolver problemas matemáticos. A experiência ressalta a relevância da abordagem pedagógica adotada, alinhada às teorias educacionais. A aplicação de estratégias personalizadas, combinada com a consideração dos desafios pós-pandêmicos, sublinha a necessidade contínua de adaptabilidade e inovação no campo educacional