ENTRE PARÁGRAFOS: PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL REDAÇÃO DO ENEM NO 9° ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL, NO CONTEXTO DO PIBID, EM CAMPINA GRANDE/PB
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106655 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 456 "inscrito_id" => 753 "titulo" => "ENTRE PARÁGRAFOS: PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL REDAÇÃO DO ENEM NO 9° ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL, NO CONTEXTO DO PIBID, EM CAMPINA GRANDE/PB" "resumo" => "Neste relato da experiência vivenciada no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), destacam-se as ações interventivas desenvolvidas no 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Cidadã Integral e Técnica Severino Cabral, localizada em Campina Grande/PB, integrando, na prática pedagógica, estudantes de licenciatura, futuros docentes de Língua Portuguesa. Nesse sentido, foi elaborado um trabalho pautado na metodologia da Sequência Didática (SD), conforme proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), constituído a partir da construção de um Modelo Didático do Gênero (MDG) Redação do Enem. Nesse direcionamento, analisam-se os impactos acadêmicos e profissionais do PIBID para os pibidianos, mediante fundamentação teórica em Bakhtin (1992), Marcuschi (2002), Passarelli (2012), Ruiz (2010), entre outros. A metodologia envolveu observações, planejamento e a elaboração da SD sobre “Preconceitos no Século XXI”, com intuito de, a partir do debate sobre exclusão social, promover práticas significativas de letramento para os alunos. Destaca-se, no decorrer do relato, a importância do trabalho com o texto dissertativo-argumentativo nos anos finais do ensino fundamental, como prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e a necessidade de tempo para planejamento pedagógico e pesquisa na prática docente. A conclusão concentra-se em demonstrar as contribuições do Programa para o enriquecimento da formação docente, para a conscientização e a relevância da diversidade na Educação Básica." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID753_TB456_25032024220729.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => "2024-05-06 08:47:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO BRITO DINIZ" "autor_nome_curto" => "Diego Brito" "autor_email" => "diego.brito.diniz@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106655 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 456 "inscrito_id" => 753 "titulo" => "ENTRE PARÁGRAFOS: PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL REDAÇÃO DO ENEM NO 9° ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL, NO CONTEXTO DO PIBID, EM CAMPINA GRANDE/PB" "resumo" => "Neste relato da experiência vivenciada no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), destacam-se as ações interventivas desenvolvidas no 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Cidadã Integral e Técnica Severino Cabral, localizada em Campina Grande/PB, integrando, na prática pedagógica, estudantes de licenciatura, futuros docentes de Língua Portuguesa. Nesse sentido, foi elaborado um trabalho pautado na metodologia da Sequência Didática (SD), conforme proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), constituído a partir da construção de um Modelo Didático do Gênero (MDG) Redação do Enem. Nesse direcionamento, analisam-se os impactos acadêmicos e profissionais do PIBID para os pibidianos, mediante fundamentação teórica em Bakhtin (1992), Marcuschi (2002), Passarelli (2012), Ruiz (2010), entre outros. A metodologia envolveu observações, planejamento e a elaboração da SD sobre “Preconceitos no Século XXI”, com intuito de, a partir do debate sobre exclusão social, promover práticas significativas de letramento para os alunos. Destaca-se, no decorrer do relato, a importância do trabalho com o texto dissertativo-argumentativo nos anos finais do ensino fundamental, como prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e a necessidade de tempo para planejamento pedagógico e pesquisa na prática docente. A conclusão concentra-se em demonstrar as contribuições do Programa para o enriquecimento da formação docente, para a conscientização e a relevância da diversidade na Educação Básica." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID753_TB456_25032024220729.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => "2024-05-06 08:47:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO BRITO DINIZ" "autor_nome_curto" => "Diego Brito" "autor_email" => "diego.brito.diniz@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }