Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

RELATO DE EXPERIÊNCIA:USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE FÍSICA EM UM MÓDULO DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO SOBRE OS CONTEÚDOS DA CINEMÁTICA VETORIAL E DOS CIRCUITOS ELÉTRICOS NA ECI DR. TERCÍLIO TEIXEIRA DA CRUZ NO MUNICÍPIO DE TACIMA-PB

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106578
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 379
    "inscrito_id" => 404
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA:USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE FÍSICA EM UM MÓDULO DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO SOBRE OS CONTEÚDOS DA CINEMÁTICA VETORIAL E DOS CIRCUITOS ELÉTRICOS NA ECI DR. TERCÍLIO TEIXEIRA DA CRUZ NO MUNICÍPIO DE TACIMA-PB"
    "resumo" => "RESUMO Foram realizadas na escola básica algumas atividades de intervenções planejadas em duas sequências de ensino para a sala de aula de física sobre os conteúdos relacionados a cinemática vetorial através da metodologia ativa da aprendizagem baseado em problemas (ABP) e dos circuitos elétricos por meio da metodologia ativa da experimentação que utiliza como base a investigação em prol do conhecimento. As intervenções dos bolsistas em sala de aula, foram desenvolvidas através do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP), apoiados pela instituição de coordenação de aperfeiçoamento a pessoas de nível superior (CAPES), responsável por incentivar a prática dos alunos em sala de aula e adquirir experiências em parceria com a instituição de ensino superior a UEPB Campus VIII. As respectivas sequências foram aplicadas em dez intervenções nas turmas do primeiro e terceiro ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral Dr. Tercílio Teixeira da Cruz, localizada em Tacima-PB. Foram seis encontros para a primeira sequência sobre o conteúdo da cinemática vetorial, e baseado nas primeiras aplicações no primeiro ano através do módulo da ABP em sala, o primeiro contato com a metodologia em si, a qual todos não tiveram nenhum contato anteriormente com o conteúdo, foi possível observar um interesse mútuo em ambas as equipes formadas para responder as problemáticas propostas. Posteriormente, a segunda sequência sobre o uso da experimentação em sala de aula com kits de eletrônica, visa adquirir conhecimentos sobre os circuitos elétricos e seus componentes através do uso das tecnologias eletrônicas em sala de aula, que vão além da teoria, possibilitando aos alunos terem total autonomia para realizar os experimentos práticos. Foram quatro encontros para a aplicação da segunda sequência sobre o conteúdo dos circuitos elétricos na turma do terceiro ano B, no turno da tarde."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID404_TB379_24032024145504.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARAISA FREIRE DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "MARAISA"
    "autor_email" => "maraisanaascimento@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106578
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 379
    "inscrito_id" => 404
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA:USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE FÍSICA EM UM MÓDULO DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO SOBRE OS CONTEÚDOS DA CINEMÁTICA VETORIAL E DOS CIRCUITOS ELÉTRICOS NA ECI DR. TERCÍLIO TEIXEIRA DA CRUZ NO MUNICÍPIO DE TACIMA-PB"
    "resumo" => "RESUMO Foram realizadas na escola básica algumas atividades de intervenções planejadas em duas sequências de ensino para a sala de aula de física sobre os conteúdos relacionados a cinemática vetorial através da metodologia ativa da aprendizagem baseado em problemas (ABP) e dos circuitos elétricos por meio da metodologia ativa da experimentação que utiliza como base a investigação em prol do conhecimento. As intervenções dos bolsistas em sala de aula, foram desenvolvidas através do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP), apoiados pela instituição de coordenação de aperfeiçoamento a pessoas de nível superior (CAPES), responsável por incentivar a prática dos alunos em sala de aula e adquirir experiências em parceria com a instituição de ensino superior a UEPB Campus VIII. As respectivas sequências foram aplicadas em dez intervenções nas turmas do primeiro e terceiro ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral Dr. Tercílio Teixeira da Cruz, localizada em Tacima-PB. Foram seis encontros para a primeira sequência sobre o conteúdo da cinemática vetorial, e baseado nas primeiras aplicações no primeiro ano através do módulo da ABP em sala, o primeiro contato com a metodologia em si, a qual todos não tiveram nenhum contato anteriormente com o conteúdo, foi possível observar um interesse mútuo em ambas as equipes formadas para responder as problemáticas propostas. Posteriormente, a segunda sequência sobre o uso da experimentação em sala de aula com kits de eletrônica, visa adquirir conhecimentos sobre os circuitos elétricos e seus componentes através do uso das tecnologias eletrônicas em sala de aula, que vão além da teoria, possibilitando aos alunos terem total autonomia para realizar os experimentos práticos. Foram quatro encontros para a aplicação da segunda sequência sobre o conteúdo dos circuitos elétricos na turma do terceiro ano B, no turno da tarde."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID404_TB379_24032024145504.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARAISA FREIRE DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "MARAISA"
    "autor_email" => "maraisanaascimento@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

RESUMO Foram realizadas na escola básica algumas atividades de intervenções planejadas em duas sequências de ensino para a sala de aula de física sobre os conteúdos relacionados a cinemática vetorial através da metodologia ativa da aprendizagem baseado em problemas (ABP) e dos circuitos elétricos por meio da metodologia ativa da experimentação que utiliza como base a investigação em prol do conhecimento. As intervenções dos bolsistas em sala de aula, foram desenvolvidas através do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP), apoiados pela instituição de coordenação de aperfeiçoamento a pessoas de nível superior (CAPES), responsável por incentivar a prática dos alunos em sala de aula e adquirir experiências em parceria com a instituição de ensino superior a UEPB Campus VIII. As respectivas sequências foram aplicadas em dez intervenções nas turmas do primeiro e terceiro ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral Dr. Tercílio Teixeira da Cruz, localizada em Tacima-PB. Foram seis encontros para a primeira sequência sobre o conteúdo da cinemática vetorial, e baseado nas primeiras aplicações no primeiro ano através do módulo da ABP em sala, o primeiro contato com a metodologia em si, a qual todos não tiveram nenhum contato anteriormente com o conteúdo, foi possível observar um interesse mútuo em ambas as equipes formadas para responder as problemáticas propostas. Posteriormente, a segunda sequência sobre o uso da experimentação em sala de aula com kits de eletrônica, visa adquirir conhecimentos sobre os circuitos elétricos e seus componentes através do uso das tecnologias eletrônicas em sala de aula, que vão além da teoria, possibilitando aos alunos terem total autonomia para realizar os experimentos práticos. Foram quatro encontros para a aplicação da segunda sequência sobre o conteúdo dos circuitos elétricos na turma do terceiro ano B, no turno da tarde.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.