RESUMO Foram realizadas na escola básica algumas atividades de intervenções planejadas em duas sequências de ensino para a sala de aula de física sobre os conteúdos relacionados a cinemática vetorial através da metodologia ativa da aprendizagem baseado em problemas (ABP) e dos circuitos elétricos por meio da metodologia ativa da experimentação que utiliza como base a investigação em prol do conhecimento. As intervenções dos bolsistas em sala de aula, foram desenvolvidas através do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP), apoiados pela instituição de coordenação de aperfeiçoamento a pessoas de nível superior (CAPES), responsável por incentivar a prática dos alunos em sala de aula e adquirir experiências em parceria com a instituição de ensino superior a UEPB Campus VIII. As respectivas sequências foram aplicadas em dez intervenções nas turmas do primeiro e terceiro ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral Dr. Tercílio Teixeira da Cruz, localizada em Tacima-PB. Foram seis encontros para a primeira sequência sobre o conteúdo da cinemática vetorial, e baseado nas primeiras aplicações no primeiro ano através do módulo da ABP em sala, o primeiro contato com a metodologia em si, a qual todos não tiveram nenhum contato anteriormente com o conteúdo, foi possível observar um interesse mútuo em ambas as equipes formadas para responder as problemáticas propostas. Posteriormente, a segunda sequência sobre o uso da experimentação em sala de aula com kits de eletrônica, visa adquirir conhecimentos sobre os circuitos elétricos e seus componentes através do uso das tecnologias eletrônicas em sala de aula, que vão além da teoria, possibilitando aos alunos terem total autonomia para realizar os experimentos práticos. Foram quatro encontros para a aplicação da segunda sequência sobre o conteúdo dos circuitos elétricos na turma do terceiro ano B, no turno da tarde.