O Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB é um dos programas mais relevantes dentro no campo educacional, tornando-se propício para que alunos/as dos cursos de licenciatura consigam adentrar ao ambiente escolar, contribuindo assim de maneira eficaz no processo de ensino aprendizagem para nós futuros docentes em Sociologia. O objetivo deste Relato de Experiência é corroborar através das nossas experiências como residente, as quais vivenciamos nas escolas campo: ECIT Dr. Elpídio de Almeida - Estadual da Prata e ECI Professor Itan Pereira em Campina Grande PB, ambas possibilitaram o desenvolvimento integral visando o processo formativo, demonstrando veementemente a importância da Sociologia no ensino médio, mesmo em meio às dificuldades encontradas em diversos âmbitos. O presente trabalho tem caráter qualitativo, etnográfico e bibliográfico, assim as metodologias aplicadas para melhor entendimento foram leituras diversificadas em: livros, artigos científicos trabalhados durante as formações, como também relatos por parte de professores, alunos(as), funcionários e gestores das escolas citadas. A magnitude do Programa Residência Pedagógica, proporciona aos residentes em Sociologia uma formação inicial e continuada fora do ambiente acadêmico, motivando-os ao trabalho docente.