VIAJANDO ENTRE LINHAS, CORES E MOVIMENTO: A ARTE NAIF COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE HISTÓRIA
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106266 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 30 "inscrito_id" => 376 "titulo" => "VIAJANDO ENTRE LINHAS, CORES E MOVIMENTO: A ARTE NAIF COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "A educação artística no campo de ensino e aprendizagem na História, desenvolvida por nós, alunos no projeto acadêmico Residência Pedagógica (Capes), tem por finalidade a exploração, utilização e incentivo da Arte Naif como uma estratégia didático-pedagógico mais dinâmico, em uma tentativa de romper as dificuldades sociais que a sala de aula e o corpo docente enfrentam, possibilitando novos mecanismos percepcionais do pensamento crítico e do atendimento a educação de qualidade na formação do jovem. Desse modo, empreendemos nas salas de aulas o conceito de Arte Naif – expressão artística espontânea e autodidata, que tem como forte presença traços do povo e seu destaque nas cores vibrantes –, em consonância com uma aula prática de campo, permitindo acesso aos alunos uma realidade cultural de sua cidade, contrastando com o conteúdo visado e a dinâmica da aula. Destarte, contribuindo ao meio científico na formação de práticas em ensino mais alternativas, fomentação de uma abordagem mais sensibilizadora e humanitária na preparação crítico-reflexivo do indivíduo, bem como, na capacitação do conhecimento sócio-histórico de nossa contemporaneidade. Desta maneira, é através deste artigo que buscaremos debater, embasado por historiadores, como Peter Burke, sobre a importância na utilização de imagens para os historiadores, bem como pensadores da área da educação, ao citar Paulo Freire em promover a aplicação dessas ações artísticas na sua formação profissional e didática no dia a dia escolar na busca pela educação eficaz e de qualidade." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 06 – Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID376_TB30_24102023143813.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS SANTOS SOARES" "autor_nome_curto" => "Lucas Santos So" "autor_email" => "lucas.santos.soares@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106266 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 30 "inscrito_id" => 376 "titulo" => "VIAJANDO ENTRE LINHAS, CORES E MOVIMENTO: A ARTE NAIF COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "A educação artística no campo de ensino e aprendizagem na História, desenvolvida por nós, alunos no projeto acadêmico Residência Pedagógica (Capes), tem por finalidade a exploração, utilização e incentivo da Arte Naif como uma estratégia didático-pedagógico mais dinâmico, em uma tentativa de romper as dificuldades sociais que a sala de aula e o corpo docente enfrentam, possibilitando novos mecanismos percepcionais do pensamento crítico e do atendimento a educação de qualidade na formação do jovem. Desse modo, empreendemos nas salas de aulas o conceito de Arte Naif – expressão artística espontânea e autodidata, que tem como forte presença traços do povo e seu destaque nas cores vibrantes –, em consonância com uma aula prática de campo, permitindo acesso aos alunos uma realidade cultural de sua cidade, contrastando com o conteúdo visado e a dinâmica da aula. Destarte, contribuindo ao meio científico na formação de práticas em ensino mais alternativas, fomentação de uma abordagem mais sensibilizadora e humanitária na preparação crítico-reflexivo do indivíduo, bem como, na capacitação do conhecimento sócio-histórico de nossa contemporaneidade. Desta maneira, é através deste artigo que buscaremos debater, embasado por historiadores, como Peter Burke, sobre a importância na utilização de imagens para os historiadores, bem como pensadores da área da educação, ao citar Paulo Freire em promover a aplicação dessas ações artísticas na sua formação profissional e didática no dia a dia escolar na busca pela educação eficaz e de qualidade." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 06 – Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID376_TB30_24102023143813.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS SANTOS SOARES" "autor_nome_curto" => "Lucas Santos So" "autor_email" => "lucas.santos.soares@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }