RELATO DE EXPERIÊNCIA PIBID RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: APRENDIZAGEM ATIVA E COLABORARATIVA.
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106575 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 376 "inscrito_id" => 321 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA PIBID RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: APRENDIZAGEM ATIVA E COLABORARATIVA." "resumo" => "O estudo descreve uma experiência educacional realizada no ensino fundamental em Araruna, PB, através do programa PIBID Residência Pedagógica na UEPB, com foco em promover aprendizagem ativa e habilidades práticas entre os estudantes. Foram desenvolvidas duas sequências de ensino: uma utilizando Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para física e outra com ênfase em astronomia, empregando recursos audiovisuais e oficinas. Os resultados obtidos demonstraram um alto nível de engajamento por parte dos alunos e um crescimento profissional significativo por parte dos participantes do programa. Através da implementação das metodologias propostas, os alunos demonstraram interesse e participação ativa nas atividades, o que contribuiu para uma aprendizagem mais significativa e duradoura. Além disso, o programa de residência pedagógica proporcionou aos participantes uma adaptação mais eficaz à prática docente, permitindo-lhes desenvolver habilidades pedagógicas essenciais e promover um ambiente de aprendizagem estimulante e inclusivo. Observou-se também o desenvolvimento de valores éticos entre os participantes, demonstrando a importância não apenas do aspecto técnico da profissão docente, mas também do compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento integral dos alunos. É destacada a relevância da profissão docente e como sua participação no programa PIBID Residência Pedagógica influenciou positivamente sua escolha de carreira, ressaltando a importância de iniciativas que visam aprimorar a formação e o desenvolvimento profissional dos futuros educadores. Essa experiência evidencia a importância de abordagens inovadoras e práticas no ensino, bem como o impacto positivo que tais iniciativas podem ter no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento pessoal e profissional dos envolvidos." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID321_TB376_24032024095018.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILMA DOS SANTOS LIMA" "autor_nome_curto" => "EDILMA" "autor_email" => "edilma.lima@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106575 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 376 "inscrito_id" => 321 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA PIBID RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: APRENDIZAGEM ATIVA E COLABORARATIVA." "resumo" => "O estudo descreve uma experiência educacional realizada no ensino fundamental em Araruna, PB, através do programa PIBID Residência Pedagógica na UEPB, com foco em promover aprendizagem ativa e habilidades práticas entre os estudantes. Foram desenvolvidas duas sequências de ensino: uma utilizando Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para física e outra com ênfase em astronomia, empregando recursos audiovisuais e oficinas. Os resultados obtidos demonstraram um alto nível de engajamento por parte dos alunos e um crescimento profissional significativo por parte dos participantes do programa. Através da implementação das metodologias propostas, os alunos demonstraram interesse e participação ativa nas atividades, o que contribuiu para uma aprendizagem mais significativa e duradoura. Além disso, o programa de residência pedagógica proporcionou aos participantes uma adaptação mais eficaz à prática docente, permitindo-lhes desenvolver habilidades pedagógicas essenciais e promover um ambiente de aprendizagem estimulante e inclusivo. Observou-se também o desenvolvimento de valores éticos entre os participantes, demonstrando a importância não apenas do aspecto técnico da profissão docente, mas também do compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento integral dos alunos. É destacada a relevância da profissão docente e como sua participação no programa PIBID Residência Pedagógica influenciou positivamente sua escolha de carreira, ressaltando a importância de iniciativas que visam aprimorar a formação e o desenvolvimento profissional dos futuros educadores. Essa experiência evidencia a importância de abordagens inovadoras e práticas no ensino, bem como o impacto positivo que tais iniciativas podem ter no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento pessoal e profissional dos envolvidos." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID321_TB376_24032024095018.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILMA DOS SANTOS LIMA" "autor_nome_curto" => "EDILMA" "autor_email" => "edilma.lima@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }