O estudo descreve uma experiência educacional realizada no ensino fundamental em Araruna, PB, através do programa PIBID Residência Pedagógica na UEPB, com foco em promover aprendizagem ativa e habilidades práticas entre os estudantes. Foram desenvolvidas duas sequências de ensino: uma utilizando Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para física e outra com ênfase em astronomia, empregando recursos audiovisuais e oficinas. Os resultados obtidos demonstraram um alto nível de engajamento por parte dos alunos e um crescimento profissional significativo por parte dos participantes do programa. Através da implementação das metodologias propostas, os alunos demonstraram interesse e participação ativa nas atividades, o que contribuiu para uma aprendizagem mais significativa e duradoura. Além disso, o programa de residência pedagógica proporcionou aos participantes uma adaptação mais eficaz à prática docente, permitindo-lhes desenvolver habilidades pedagógicas essenciais e promover um ambiente de aprendizagem estimulante e inclusivo. Observou-se também o desenvolvimento de valores éticos entre os participantes, demonstrando a importância não apenas do aspecto técnico da profissão docente, mas também do compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento integral dos alunos. É destacada a relevância da profissão docente e como sua participação no programa PIBID Residência Pedagógica influenciou positivamente sua escolha de carreira, ressaltando a importância de iniciativas que visam aprimorar a formação e o desenvolvimento profissional dos futuros educadores. Essa experiência evidencia a importância de abordagens inovadoras e práticas no ensino, bem como o impacto positivo que tais iniciativas podem ter no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento pessoal e profissional dos envolvidos.