Este relato de experiência visa detalhar a minha participação no Programa Residência Pedagógica (PRP), uma etapa fundamental na minha formação como docente de Língua Inglesa, enquanto estudante do curso de Licenciatura em Letras Inglês na Universidade Estadual da Paraíba, campus Campina Grande (UEPB). Através de uma abordagem qualitativa e descritiva, pude realizar observações minuciosas e regências em duas escolas paraibanas, o que proporcionou uma compreensão aprofundada das dinâmicas educacionais e dos desafios enfrentados pelos professores no dia a dia. Um dos pontos destacados nessa experiência foi a integração eficaz entre teoria e prática, algo fundamental para a formação de educadores comprometidos e capacitados. Foi evidente a influência das ideias pedagógicas de Paulo Freire no embasamento das práticas adotadas, o que contribuiu significativamente para uma abordagem mais participativa e contextualizada em sala de aula. É inegável o papel crucial desempenhado pela residência pedagógica no desenvolvimento das competências pedagógicas dos estagiários. Ao proporcionar um contato direto com a realidade escolar, o programa prepara os futuros educadores de língua inglesa de forma abrangente e eficaz, capacitando-os para enfrentar os desafios e demandas da profissão. Nesse sentido, a vivência no PRP não apenas complementou minha formação acadêmica, mas também consolidou minha escolha profissional, reforçando meu compromisso com a educação e meu desejo de contribuir de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa.