Este relatório partilha vivências e experiências no tocante as fases iniciais da docência no Programa da Residência Pedagógica em duas escolas integrais que o programa contemplou na cidade de Campina Grande–PB. O vigente relatório descreve minha experiencia como residentes nas escolas ECI Irmã Joaquina Sampaio e ECI Dep. Álvaro Gaudêncio Queiroz. A residência pedagógica oferece aos participantes a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos durante o curso de Licenciatura plena em Letras Inglês. Esse momento é fundamental para os futuros professores, pois lhes permite vivenciar sua futura profissão, observando de perto os desafios reais do ambiente escolar e proporcionando reflexões sobre seu próprio processo de transformação profissional. Dito isso, o objetivo desse relato de experiência é apresentar vivência nas escolas supracitadas, comentar como se deu o processo de criação e aplicação das sequências didáticas, na qual se tem a possibilidade de relatar o processo de transformação do professor em anos iniciais no curso de Licenciatura em Letras. É respeitável falar sobre esse processo porque ajuda a compreender como se dá esse percurso de iniciação do professorado. Para a escrita desse relatório de experiência, foi consultado como referencial metodológico o documento da BNCC (2018), Paulo Freire (2005) e Alfie Khon (1999). Este relato é caracterizado como qualitativo descritivo, descrevendo e apresentando a vivência durante o programa da residência pedagógica.