O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivida no Programa Residência Pedagógica (PRP), descrevendo uma série de projetos e experiências educacionais desenvolvidas no curso de Licenciatura de Letras Espanhol da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) — Campus I, e na escola campo ECIT Severino Cabral, ao decorrer do Programa Residência Pedagógica (PRP) financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A escolha de relatar esta experiência decorre da sua importância central no processo educacional e em minha formação docente, e do impacto significativo que teve não apenas no desenvolvimento acadêmico, mas também no meu crescimento pessoal e interpessoal. As atividades desenvolvidas através do PRP iniciaram em outubro de 2022 e foram até março de 2024. Na parte do cronograma que vai de outubro de 2022 a janeiro de 2023, aconteceram reuniões para orientações gerais, cursos de formação e as primeiras observações de aulas na Escola Cidadã Integral Técnica - ECIT Severino Cabral, localizada na cidade de Campina Grande - PB. Como suporte teórico, me apoiei nas teorias de Ausubel (1982), e na análise de partes dos documentos das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica e na Proposta Curricular do Estado da Paraíba.