JOGO EDUCATIVO “DOMINÓ DE HIDROCARBONETOS” NO ENSINO DA QUÍMICA ORGÂNICA
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106534 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 332 "inscrito_id" => 122 "titulo" => "JOGO EDUCATIVO “DOMINÓ DE HIDROCARBONETOS” NO ENSINO DA QUÍMICA ORGÂNICA" "resumo" => "No processo de ensino e aprendizagem muito se fala em estratégias e metodologias que visem diminuir as dificuldades na compreensão e assimilação dos conteúdos lecionados em sala de aula. Nesse contexto, nota-se a dificuldade que os alunos possuem no ensino da química orgânica. Os jogos didáticos desempenham um papel fundamental no ensino da química, pois oferecem uma abordagem interativa e envolvente que complementa as aulas expositivas tradicionais. Ao transformar conceitos abstratos em desafios práticos e divertidos, os jogos estimulam o interesse dos alunos e promovem uma aprendizagem ativa. O objetivo desse trabalho foi apresentar um jogo educativo para ser aplicado nas aulas de química orgânica em turmas do terceiro ano do ensino médio durante o desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)/UEPB e avaliar a aprendizagem dos alunos acerca dos conteúdos abordados sobre a nomenclatura e a estrutura dos hidrocarbonetos mediante a aplicação do jogo. A metodologia consistiu na elaboração de um questionário pré-jogo para identificar dificuldades dos alunos em química orgânica, seguido pela criação e aplicação de um jogo didático chamado "Dominó de Hidrocarbonetos". Após a execução do jogo, um questionário pós-jogo foi utilizado para avaliar a percepção dos alunos sobre o ensino tradicional versus o uso de jogos didáticos, permitindo uma análise comparativa da eficácia do jogo educativo no processo de ensino e aprendizagem da química. Os resultados demonstraram que o jogo atendeu às expectativas, proporcionando uma dinâmica mais interativa e recebida positivamente pelos alunos. A avaliação, realizada de forma qualitativa e quantitativa, revelou melhorias na assimilação do conteúdo, na participação ativa dos estudantes e na interação social por meio do envolvimento dos grupos." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID122_TB332_20032024153417.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE SALVIANO BARROS DE FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "JOYCE BARROS" "autor_email" => "joyce.barros24@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106534 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 332 "inscrito_id" => 122 "titulo" => "JOGO EDUCATIVO “DOMINÓ DE HIDROCARBONETOS” NO ENSINO DA QUÍMICA ORGÂNICA" "resumo" => "No processo de ensino e aprendizagem muito se fala em estratégias e metodologias que visem diminuir as dificuldades na compreensão e assimilação dos conteúdos lecionados em sala de aula. Nesse contexto, nota-se a dificuldade que os alunos possuem no ensino da química orgânica. Os jogos didáticos desempenham um papel fundamental no ensino da química, pois oferecem uma abordagem interativa e envolvente que complementa as aulas expositivas tradicionais. Ao transformar conceitos abstratos em desafios práticos e divertidos, os jogos estimulam o interesse dos alunos e promovem uma aprendizagem ativa. O objetivo desse trabalho foi apresentar um jogo educativo para ser aplicado nas aulas de química orgânica em turmas do terceiro ano do ensino médio durante o desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)/UEPB e avaliar a aprendizagem dos alunos acerca dos conteúdos abordados sobre a nomenclatura e a estrutura dos hidrocarbonetos mediante a aplicação do jogo. A metodologia consistiu na elaboração de um questionário pré-jogo para identificar dificuldades dos alunos em química orgânica, seguido pela criação e aplicação de um jogo didático chamado "Dominó de Hidrocarbonetos". Após a execução do jogo, um questionário pós-jogo foi utilizado para avaliar a percepção dos alunos sobre o ensino tradicional versus o uso de jogos didáticos, permitindo uma análise comparativa da eficácia do jogo educativo no processo de ensino e aprendizagem da química. Os resultados demonstraram que o jogo atendeu às expectativas, proporcionando uma dinâmica mais interativa e recebida positivamente pelos alunos. A avaliação, realizada de forma qualitativa e quantitativa, revelou melhorias na assimilação do conteúdo, na participação ativa dos estudantes e na interação social por meio do envolvimento dos grupos." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID122_TB332_20032024153417.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE SALVIANO BARROS DE FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "JOYCE BARROS" "autor_email" => "joyce.barros24@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }