Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A IMPORTÂNCIA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106314
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 99
    "inscrito_id" => 316
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA"
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo descrever uma experiência de regência sobre o uso de metodologias ativas em sala de aula de Matemática no Programa Residência Pedagógica Universidade Estadual da Paraíba Campus Campina Grande CAPES Edital 2022. Baseamo-nos teoricamente na metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula) para pesquisar e planejar as aulas de forma colaborativa, com todos os membros de nosso subprojeto: docente orientadora, preceptoras e residentes. Nossa regência ocorreu com 32 alunos do 7° ano do Ensino Fundamental II de uma Escola Estadual, localizada em Campina Grande, Paraíba, entre 22 de agosto a 19 de setembro de 2023, totalizando em 12 aulas. Neste artigo relatamos a utilização de metodologia ativa em sala via observações durante as aulas de Matemática. Nossa regência teve como tema central figuras geométricas planas. Dessa forma, fizemos uso de atividades lúdicas para construção do conhecimento com relação à exposição do conteúdo e atividades de exercícios de aprendizagem, assim como problemas envolvendo o cotidiano dos alunos. Podemos afirmar que o uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem foi de grande êxito em todos os momentos de nossa regência, em especial pela participação ativa dos alunos, o protagonismo e o trabalho em grupo em sala de aula."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID316_TB99_21022024223353.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE SOARES NUNES"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "alinedinha25@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106314
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 99
    "inscrito_id" => 316
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA"
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo descrever uma experiência de regência sobre o uso de metodologias ativas em sala de aula de Matemática no Programa Residência Pedagógica Universidade Estadual da Paraíba Campus Campina Grande CAPES Edital 2022. Baseamo-nos teoricamente na metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula) para pesquisar e planejar as aulas de forma colaborativa, com todos os membros de nosso subprojeto: docente orientadora, preceptoras e residentes. Nossa regência ocorreu com 32 alunos do 7° ano do Ensino Fundamental II de uma Escola Estadual, localizada em Campina Grande, Paraíba, entre 22 de agosto a 19 de setembro de 2023, totalizando em 12 aulas. Neste artigo relatamos a utilização de metodologia ativa em sala via observações durante as aulas de Matemática. Nossa regência teve como tema central figuras geométricas planas. Dessa forma, fizemos uso de atividades lúdicas para construção do conhecimento com relação à exposição do conteúdo e atividades de exercícios de aprendizagem, assim como problemas envolvendo o cotidiano dos alunos. Podemos afirmar que o uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem foi de grande êxito em todos os momentos de nossa regência, em especial pela participação ativa dos alunos, o protagonismo e o trabalho em grupo em sala de aula."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID316_TB99_21022024223353.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE SOARES NUNES"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "alinedinha25@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O presente artigo tem por objetivo descrever uma experiência de regência sobre o uso de metodologias ativas em sala de aula de Matemática no Programa Residência Pedagógica Universidade Estadual da Paraíba Campus Campina Grande CAPES Edital 2022. Baseamo-nos teoricamente na metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula) para pesquisar e planejar as aulas de forma colaborativa, com todos os membros de nosso subprojeto: docente orientadora, preceptoras e residentes. Nossa regência ocorreu com 32 alunos do 7° ano do Ensino Fundamental II de uma Escola Estadual, localizada em Campina Grande, Paraíba, entre 22 de agosto a 19 de setembro de 2023, totalizando em 12 aulas. Neste artigo relatamos a utilização de metodologia ativa em sala via observações durante as aulas de Matemática. Nossa regência teve como tema central figuras geométricas planas. Dessa forma, fizemos uso de atividades lúdicas para construção do conhecimento com relação à exposição do conteúdo e atividades de exercícios de aprendizagem, assim como problemas envolvendo o cotidiano dos alunos. Podemos afirmar que o uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem foi de grande êxito em todos os momentos de nossa regência, em especial pela participação ativa dos alunos, o protagonismo e o trabalho em grupo em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.