A água, sendo fundamental para a nossa sobrevivência, permeia todos os aspectos de nossas vidas. É inegável que nossos recursos hídricos enfrentam desafios significativos. Portanto, tornou-se pertinente abordar o tema da conscientização hídrica, visando conscientizar e inspirar os estudantes em sua formação cidadã. O presente artigo relata a pesquisa desenvolvida no âmbito das aulas de itinerário formativo desenvolvido em duas turmas da segunda série do ensino médio da ECI Professor Itan Pereira, situada na cidade de Campina Grande-PB e foi desenvolvido durante as atividades da residência pedagógica em química oferecida pela CAPES a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no ano de 2023. Essa investigação é fundamentada em autores da literatura científica que abordam a formação integral dos estudantes, com uma aplicação pedagógica interdisciplinar. Ademais o itinerário formativo foi desenvolvida em nove aulas de 50 minutos cada, as quais se dividiram em três momentos: no primeiro momento consistiu na apresentação e absorção de conceitos químicos, físicos e geográficos pertinentes à água; o segundo momento envolveu uma análise dos possíveis problemas que serão enfrentados no futuro como também análise do consumo de água, tanto em nível pessoal quanto global; e o terceiro momento, os estudantes desenvolveram jogos educacionais, com o propósito de sensibilizar a urgente necessidade de preservação hídrica. As aulas foram conduzidas de forma expositiva, dialogada e discursiva, buscando envolver os alunos de maneira participativa e crítica. Os resultados obtidos demonstraram-se satisfatórios, tendo em vista a positiva receptividade dos alunos em relação ao tema e seu desenvolvimento. Ressalta-se também o êxito alcançado na conscientização deles quanto ao consumo responsável de água e a imperativa demanda de resolução dos problemas ambientais que impactam diretamente o futuro do abastecimento hídrico e, por conseguinte, a sobrevivência do planeta.