EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSCIÊNCIA HÍDRICA E FORMAÇÃO INTEGRAL
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106378 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 165 "inscrito_id" => 706 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSCIÊNCIA HÍDRICA E FORMAÇÃO INTEGRAL" "resumo" => "A água, sendo fundamental para a nossa sobrevivência, permeia todos os aspectos de nossas vidas. É inegável que nossos recursos hídricos enfrentam desafios significativos. Portanto, tornou-se pertinente abordar o tema da conscientização hídrica, visando conscientizar e inspirar os estudantes em sua formação cidadã. O presente artigo relata a pesquisa desenvolvida no âmbito das aulas de itinerário formativo desenvolvido em duas turmas da segunda série do ensino médio da ECI Professor Itan Pereira, situada na cidade de Campina Grande-PB e foi desenvolvido durante as atividades da residência pedagógica em química oferecida pela CAPES a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no ano de 2023. Essa investigação é fundamentada em autores da literatura científica que abordam a formação integral dos estudantes, com uma aplicação pedagógica interdisciplinar. Ademais o itinerário formativo foi desenvolvida em nove aulas de 50 minutos cada, as quais se dividiram em três momentos: no primeiro momento consistiu na apresentação e absorção de conceitos químicos, físicos e geográficos pertinentes à água; o segundo momento envolveu uma análise dos possíveis problemas que serão enfrentados no futuro como também análise do consumo de água, tanto em nível pessoal quanto global; e o terceiro momento, os estudantes desenvolveram jogos educacionais, com o propósito de sensibilizar a urgente necessidade de preservação hídrica. As aulas foram conduzidas de forma expositiva, dialogada e discursiva, buscando envolver os alunos de maneira participativa e crítica. Os resultados obtidos demonstraram-se satisfatórios, tendo em vista a positiva receptividade dos alunos em relação ao tema e seu desenvolvimento. Ressalta-se também o êxito alcançado na conscientização deles quanto ao consumo responsável de água e a imperativa demanda de resolução dos problemas ambientais que impactam diretamente o futuro do abastecimento hídrico e, por conseguinte, a sobrevivência do planeta." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID706_TB165_11032024205207.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA FERREIRA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anapaulaferreia14@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106378 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 165 "inscrito_id" => 706 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSCIÊNCIA HÍDRICA E FORMAÇÃO INTEGRAL" "resumo" => "A água, sendo fundamental para a nossa sobrevivência, permeia todos os aspectos de nossas vidas. É inegável que nossos recursos hídricos enfrentam desafios significativos. Portanto, tornou-se pertinente abordar o tema da conscientização hídrica, visando conscientizar e inspirar os estudantes em sua formação cidadã. O presente artigo relata a pesquisa desenvolvida no âmbito das aulas de itinerário formativo desenvolvido em duas turmas da segunda série do ensino médio da ECI Professor Itan Pereira, situada na cidade de Campina Grande-PB e foi desenvolvido durante as atividades da residência pedagógica em química oferecida pela CAPES a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no ano de 2023. Essa investigação é fundamentada em autores da literatura científica que abordam a formação integral dos estudantes, com uma aplicação pedagógica interdisciplinar. Ademais o itinerário formativo foi desenvolvida em nove aulas de 50 minutos cada, as quais se dividiram em três momentos: no primeiro momento consistiu na apresentação e absorção de conceitos químicos, físicos e geográficos pertinentes à água; o segundo momento envolveu uma análise dos possíveis problemas que serão enfrentados no futuro como também análise do consumo de água, tanto em nível pessoal quanto global; e o terceiro momento, os estudantes desenvolveram jogos educacionais, com o propósito de sensibilizar a urgente necessidade de preservação hídrica. As aulas foram conduzidas de forma expositiva, dialogada e discursiva, buscando envolver os alunos de maneira participativa e crítica. Os resultados obtidos demonstraram-se satisfatórios, tendo em vista a positiva receptividade dos alunos em relação ao tema e seu desenvolvimento. Ressalta-se também o êxito alcançado na conscientização deles quanto ao consumo responsável de água e a imperativa demanda de resolução dos problemas ambientais que impactam diretamente o futuro do abastecimento hídrico e, por conseguinte, a sobrevivência do planeta." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID706_TB165_11032024205207.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA FERREIRA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anapaulaferreia14@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }