O presente trabalho descreve uma experiência realizada no dia 12 de abril 2023, como parte das ações desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) promovido e financiado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A experiência foi realizada em uma turma de 8º Ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede municipal de Monteiro-PB, tendo como conteúdo as Construções de Lugares Geométricos. Com isso, foi apresentando aos estudantes os Lugares Geométricos e em seguida foram guiados para o pátio da escola e eles puderam fazer as Construções Geométricas. Foi trabalhado as construções de bissetriz, mediatriz e divisão de uma circunferência em partes iguais. As construções foram realizadas com uso de folhas de ofício, compasso, réguas, esquadros e transferidores, alguns alunos não tinham o material então foi levado alguns da faculdade e outros nas outras turmas. Durante a aula, pudemos observar os alunos interagindo entre si, discutindo e ajudando uns aos outros, sobre como fazia as Construções. Após a aula, os estudantes puderam identificar os lugares Geométricos. Concluímos que é muito importante permitir que os estudantes construam os lugares geométricos a partir do passo a passo, por que depois ele lembrará como fazer e no conceito.