Este relato de experiência tem como objetivo descrever minha vivência de iniciação à docência, atuando na ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande - Paraíba, enquanto aluna do Curso de Letras Espanhol da UEPB (Campus I), e bolsista do Programa de Residência Pedagógica (PRP), ofertado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Este documento tem como base a relação entre a teoria e a prática em sala de aula. Abordarei a trajetória dentro e fora do ambiente escolar durante o período de um ano e meio, de outubro de 2022 até março de 2024. Relatarei os eventos vivenciados, como por exemplo, reuniões para orientação, tardes formativas online e presenciais, observações de aulas, preparação dos planos de aulas e sequências didáticas, as regências em sala de aula que foram sempre acompanhadas pelo preceptor, realização de mini cursos, atuação no Festival de Arte Hispânica da Escola e participação no IX ENID (IX Encontro de Iniciação à Docência) /UEPB. Além disso, trouxemos como fundamentação teórica alguns autores importantes na área educacional, dentre eles, Paulo Freire e Piaget.