Este relato visa descrever as experiências vivenciadas pelos futuros professores de matemática durante o Programa Residência Pedagógica cota 2022-2024. Um dos aspectos mais desafiadores da formação de professores é proporcionar experiências reflexivas que permitam a integração dos conhecimentos adquiridos, conectando teoria e prática docente. Destaca-se a importância de articular a teoria e a prática durante os encontros na Instituição de Ensino Superior (IES), assim como a relevância da prática em ambiente escolar, visando estabelecer uma estreita relação entre a universidade responsável pelo curso de Matemática e as escolas que recebem os estudantes para a Residência Pedagógica. O objetivo deste relato foi analisar o desempenho dos residentes, com foco em dois aspectos específicos: a articulação da prática na Residência Pedagógica com a teoria desenvolvida em sala de aula pelo estudante do curso de matemática no IES, e a relação entre a participação e o desenvolvimento do aluno com o modelo de observação adotado. Para tanto, foram utilizados dois instrumentos de avaliação: uma avaliação formal individual de cada aluno, conduzida pelo docente orientador da Residência Pedagógica núcleo Monteiro/PB, e entrevistas semiestruturadas. Foi constatado que durante as orientações, a formação inicial não deve ser encarada como a geração de produtos acabados, mas sim como a primeira etapa de um contínuo processo de desenvolvimento por meio da Residência Pedagógica.