PRÁTICA REFLEXIVA DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106659 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 460 "inscrito_id" => 739 "titulo" => "PRÁTICA REFLEXIVA DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Este relato visa descrever as experiências vivenciadas pelos futuros professores de matemática durante o Programa Residência Pedagógica cota 2022-2024. Um dos aspectos mais desafiadores da formação de professores é proporcionar experiências reflexivas que permitam a integração dos conhecimentos adquiridos, conectando teoria e prática docente. Destaca-se a importância de articular a teoria e a prática durante os encontros na Instituição de Ensino Superior (IES), assim como a relevância da prática em ambiente escolar, visando estabelecer uma estreita relação entre a universidade responsável pelo curso de Matemática e as escolas que recebem os estudantes para a Residência Pedagógica. O objetivo deste relato foi analisar o desempenho dos residentes, com foco em dois aspectos específicos: a articulação da prática na Residência Pedagógica com a teoria desenvolvida em sala de aula pelo estudante do curso de matemática no IES, e a relação entre a participação e o desenvolvimento do aluno com o modelo de observação adotado. Para tanto, foram utilizados dois instrumentos de avaliação: uma avaliação formal individual de cada aluno, conduzida pelo docente orientador da Residência Pedagógica núcleo Monteiro/PB, e entrevistas semiestruturadas. Foi constatado que durante as orientações, a formação inicial não deve ser encarada como a geração de produtos acabados, mas sim como a primeira etapa de um contínuo processo de desenvolvimento por meio da Residência Pedagógica." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID739_TB460_25032024231432.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROGER RUBEN HUAMAN HUANCA" "autor_nome_curto" => "ROGER HUANCA" "autor_email" => "roger@servidor.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106659 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 460 "inscrito_id" => 739 "titulo" => "PRÁTICA REFLEXIVA DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Este relato visa descrever as experiências vivenciadas pelos futuros professores de matemática durante o Programa Residência Pedagógica cota 2022-2024. Um dos aspectos mais desafiadores da formação de professores é proporcionar experiências reflexivas que permitam a integração dos conhecimentos adquiridos, conectando teoria e prática docente. Destaca-se a importância de articular a teoria e a prática durante os encontros na Instituição de Ensino Superior (IES), assim como a relevância da prática em ambiente escolar, visando estabelecer uma estreita relação entre a universidade responsável pelo curso de Matemática e as escolas que recebem os estudantes para a Residência Pedagógica. O objetivo deste relato foi analisar o desempenho dos residentes, com foco em dois aspectos específicos: a articulação da prática na Residência Pedagógica com a teoria desenvolvida em sala de aula pelo estudante do curso de matemática no IES, e a relação entre a participação e o desenvolvimento do aluno com o modelo de observação adotado. Para tanto, foram utilizados dois instrumentos de avaliação: uma avaliação formal individual de cada aluno, conduzida pelo docente orientador da Residência Pedagógica núcleo Monteiro/PB, e entrevistas semiestruturadas. Foi constatado que durante as orientações, a formação inicial não deve ser encarada como a geração de produtos acabados, mas sim como a primeira etapa de um contínuo processo de desenvolvimento por meio da Residência Pedagógica." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID739_TB460_25032024231432.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROGER RUBEN HUAMAN HUANCA" "autor_nome_curto" => "ROGER HUANCA" "autor_email" => "roger@servidor.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }