UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA NA MODALIDADE EJA
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106630 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 431 "inscrito_id" => 456 "titulo" => "UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA NA MODALIDADE EJA" "resumo" => "O programa de iniciação à docência (PIBID) oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) permite a nós discentes da graduação vivenciar uma experiência de estágio mais presente em sala de aula e em contato com os alunos da escola regular. E para vivenciar essa experiência foi construída uma sequência didática que parti de um objetivo de aprendizagem para ser levada aos alunos, com uma boa seleção de conteúdos e uma determinação de um público alvo. O plano de ensino é um guia que norteia o professor incluindo diferentes tipos de aprendizagens, com isso, iremos abordar como metodologia os três momentos pedagógicos utilizando a prática experimental em diferentes atividades para que o discente visualize os conteúdos das Leis de Newton em 5 momentos pedagógicos, que irão ser trabalhados com os alunos do ciclo v (1º e 2º ano) do EJA, proporcionando ensiná-los física de maneira mais intuitiva, quebrando a falsa compreensão que a física é de difícil aprendizagem. Sendo assim, buscamos nos basear em artigos científicos, através de autores que foram referências no ensino de física, para que possa levar o discente a pensar e refletir maneiras de como lhe dar com determinadas situações do cotidiano, partindo de uma análise com experimento e pondo em prática por meio de um julgamento próprio." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID456_TB431_25032024144053.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATANAEL SIMÃO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NATANAEL SILVA" "autor_email" => "natanael.simao@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106630 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 431 "inscrito_id" => 456 "titulo" => "UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA NA MODALIDADE EJA" "resumo" => "O programa de iniciação à docência (PIBID) oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) permite a nós discentes da graduação vivenciar uma experiência de estágio mais presente em sala de aula e em contato com os alunos da escola regular. E para vivenciar essa experiência foi construída uma sequência didática que parti de um objetivo de aprendizagem para ser levada aos alunos, com uma boa seleção de conteúdos e uma determinação de um público alvo. O plano de ensino é um guia que norteia o professor incluindo diferentes tipos de aprendizagens, com isso, iremos abordar como metodologia os três momentos pedagógicos utilizando a prática experimental em diferentes atividades para que o discente visualize os conteúdos das Leis de Newton em 5 momentos pedagógicos, que irão ser trabalhados com os alunos do ciclo v (1º e 2º ano) do EJA, proporcionando ensiná-los física de maneira mais intuitiva, quebrando a falsa compreensão que a física é de difícil aprendizagem. Sendo assim, buscamos nos basear em artigos científicos, através de autores que foram referências no ensino de física, para que possa levar o discente a pensar e refletir maneiras de como lhe dar com determinadas situações do cotidiano, partindo de uma análise com experimento e pondo em prática por meio de um julgamento próprio." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID456_TB431_25032024144053.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATANAEL SIMÃO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NATANAEL SILVA" "autor_email" => "natanael.simao@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }