O trabalho social com o uso de histórias em quadrinhos para turmas do 9º ano é uma estratégia educacional que combina elementos visuais e narrativos para abordar questões sociais relevantes e promover reflexão crítica entre os alunos. As histórias em quadrinhos, por serem acessíveis e atrativas, oferecem uma plataforma eficaz para discutir temas complexos, como diversidade, inclusão, bullying, justiça social e direitos humanos. O presente trabalho permitiu que os estudantes se identificassem com personagens e situações, facilitando a compreensão e a internalização de conceitos éticos e morais. Além disso, puderam fazer adaptações para representar diversas realidades sociais e culturais vivenciadas por eles diariamente, promovendo a empatia e o entendimento das diferenças. O trabalho foi desenvolvido com turmas de 9° ano de uma escola pública, com o intuito de abordar questões interpretativas e gramaticais, embasado por artigos científicos, para a elucidação e melhor sintetização de alguns conteúdos específicos e tendo como objetivo geral apresentar a distinção entre tirinhas e charges, contemplando conceitos, características, análises e produções, além dos objetivos específicos: Estimular a compreensão textual por meio da análise das imagens e diálogos presentes nas HQ's e promover a reflexão sobre os elementos narrativos e estilísticos utilizados, com uma produção de histórias em quadrinhos pelos próprios alunos. O trabalho alcançou grande êxito em cada etapa do processo.