O analfabetismo no Brasil torna-se bem evidente ,quando se trabalha na modalidade de educação de jovens e se percebe a situação in loco ,em que adultos, por diferentes motivos, mas sobretudo porque tiveram que trabalhar e ajudar a familia quando deveriam estar na escola, na época da infancia e juventude. Os esforços provenientes das politicas públicas educacionais vem com propositos de dirimir esse quadro atraves da execução de seus programas com os da Residencia Pedagógica.-PRP que é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, que tem por objetivo desenvolver projetos institucionais implementados por Instituições de Ensino Superior, colaborando para o enriquecimento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. Por conseguinte, o encaminhamento das alunas residentes do Programa Residência Pedagógica-PRP à Escola Municipal Félix Araújo se fez devido às parcerias firmadas com a Universidade Estadual da Paraiba e Secretaria de Educação de Campina Grande que ,juntos e articulados promovem o enriquecimento da experiencia no ensinoaprendizagem no ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. Neste contexto será apresentado um breve relato de minha experiencia como professora preceptora que acolheu quatro alunas residentes e construiu com as mesmas um fazer pedagogico único e significativo onde ao mesmo tempo que utilizaram os conhecimentos de base trazidos em seus estudos por Paulo Freire (1996), Emília Ferreiro (1995), Ana Teberosky (1986) e Magda Soares (2003), sobre o processo de aprendizagem na perspectiva de alfabetização e letramento, e relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica, também aprenderam na prática, sobre algumas peculiaridades desta modalidade em nossa turma