Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

RELATO DE EXPERIÊNCIA: APLICAÇÃO DA ABP SOBRE NOÇÕES BÁSICAS DE ENERGIAS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106274
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 41
    "inscrito_id" => 310
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: APLICAÇÃO DA ABP SOBRE NOÇÕES BÁSICAS DE ENERGIAS"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é aplicar a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em relação as noções básicas de energia, a alunos do 9º ano do ensino fundamental II no município Riachão- PB. As atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foram conduzidas por bolsistas do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Jesus. A metodologia adotada foi escolhida de acordo com as necessidades específicas da turma, visando proporcionar uma experiência de aprendizado significativa e eficaz. Reuniões regulares com o supervisor e preceptor permitiram o aprimoramento da abordagem de ensino, com problemas sendo escolhidos por sorteio para manter o engajamento dos alunos. A primeira atividade concentrou-se nas energias renováveis, com material de preparação disponibilizado previamente. No segundo encontro, foi aplicado um quiz despertou o interesse dos alunos, promovendo a melhor aprendizagem. A metodologia da ABP demonstrou resultados positivos, com os alunos adquirindo um entendimento eficaz das noções básicas de energia e maior motivação para o tema. A ABP tornou a aprendizagem envolvente e prática, preparando os alunos para enfrentar desafios promissores. Isso ressalta a eficácia da ABP como uma abordagem valiosa para o ensino de temas desafiadores e seu impacto positivo na experiência de aprendizado dos alunos. Em resumo, o uso da ABP no PIBID melhorou o aprendizado sobre energia, envolvendo e capacitando os alunos de forma significativa."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID310_TB41_24102023185126.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALINE BATISTA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "NATALINE"
    "autor_email" => "nataline.batista13@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106274
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 41
    "inscrito_id" => 310
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: APLICAÇÃO DA ABP SOBRE NOÇÕES BÁSICAS DE ENERGIAS"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é aplicar a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em relação as noções básicas de energia, a alunos do 9º ano do ensino fundamental II no município Riachão- PB. As atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foram conduzidas por bolsistas do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Jesus. A metodologia adotada foi escolhida de acordo com as necessidades específicas da turma, visando proporcionar uma experiência de aprendizado significativa e eficaz. Reuniões regulares com o supervisor e preceptor permitiram o aprimoramento da abordagem de ensino, com problemas sendo escolhidos por sorteio para manter o engajamento dos alunos. A primeira atividade concentrou-se nas energias renováveis, com material de preparação disponibilizado previamente. No segundo encontro, foi aplicado um quiz despertou o interesse dos alunos, promovendo a melhor aprendizagem. A metodologia da ABP demonstrou resultados positivos, com os alunos adquirindo um entendimento eficaz das noções básicas de energia e maior motivação para o tema. A ABP tornou a aprendizagem envolvente e prática, preparando os alunos para enfrentar desafios promissores. Isso ressalta a eficácia da ABP como uma abordagem valiosa para o ensino de temas desafiadores e seu impacto positivo na experiência de aprendizado dos alunos. Em resumo, o uso da ABP no PIBID melhorou o aprendizado sobre energia, envolvendo e capacitando os alunos de forma significativa."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID310_TB41_24102023185126.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALINE BATISTA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "NATALINE"
    "autor_email" => "nataline.batista13@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O objetivo deste trabalho é aplicar a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em relação as noções básicas de energia, a alunos do 9º ano do ensino fundamental II no município Riachão- PB. As atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foram conduzidas por bolsistas do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Jesus. A metodologia adotada foi escolhida de acordo com as necessidades específicas da turma, visando proporcionar uma experiência de aprendizado significativa e eficaz. Reuniões regulares com o supervisor e preceptor permitiram o aprimoramento da abordagem de ensino, com problemas sendo escolhidos por sorteio para manter o engajamento dos alunos. A primeira atividade concentrou-se nas energias renováveis, com material de preparação disponibilizado previamente. No segundo encontro, foi aplicado um quiz despertou o interesse dos alunos, promovendo a melhor aprendizagem. A metodologia da ABP demonstrou resultados positivos, com os alunos adquirindo um entendimento eficaz das noções básicas de energia e maior motivação para o tema. A ABP tornou a aprendizagem envolvente e prática, preparando os alunos para enfrentar desafios promissores. Isso ressalta a eficácia da ABP como uma abordagem valiosa para o ensino de temas desafiadores e seu impacto positivo na experiência de aprendizado dos alunos. Em resumo, o uso da ABP no PIBID melhorou o aprendizado sobre energia, envolvendo e capacitando os alunos de forma significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.