O objetivo deste trabalho é aplicar a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em relação as noções básicas de energia, a alunos do 9º ano do ensino fundamental II no município Riachão- PB. As atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foram conduzidas por bolsistas do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Jesus. A metodologia adotada foi escolhida de acordo com as necessidades específicas da turma, visando proporcionar uma experiência de aprendizado significativa e eficaz. Reuniões regulares com o supervisor e preceptor permitiram o aprimoramento da abordagem de ensino, com problemas sendo escolhidos por sorteio para manter o engajamento dos alunos. A primeira atividade concentrou-se nas energias renováveis, com material de preparação disponibilizado previamente. No segundo encontro, foi aplicado um quiz despertou o interesse dos alunos, promovendo a melhor aprendizagem. A metodologia da ABP demonstrou resultados positivos, com os alunos adquirindo um entendimento eficaz das noções básicas de energia e maior motivação para o tema. A ABP tornou a aprendizagem envolvente e prática, preparando os alunos para enfrentar desafios promissores. Isso ressalta a eficácia da ABP como uma abordagem valiosa para o ensino de temas desafiadores e seu impacto positivo na experiência de aprendizado dos alunos. Em resumo, o uso da ABP no PIBID melhorou o aprendizado sobre energia, envolvendo e capacitando os alunos de forma significativa.