INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM FOCO: UM DIÁLOGO A PARTIR DA VIVÊNCIA NO PIBID
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106561 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 360 "inscrito_id" => 262 "titulo" => "INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM FOCO: UM DIÁLOGO A PARTIR DA VIVÊNCIA NO PIBID" "resumo" => "A temática inclusiva é inquietante por apresentar, por vezes, uma dicotomia entre a teoria e a prática. Desse modo, as salas de aula precisam viabilizar discussões acerca dessa educação para que possamos ter espaços mais inclusivos/plurais e democráticos. Sob esse viés, cabe salientar que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) surge com o objetivo de estabelecer relações relevantes na construção formativa inicial e continuada do futuro docente sob aspectos de investigação e reflexão, numa tentativa assertiva de corroborar com o processo de construção docente do discente de licenciatura e trazer avanços para esse trilhar por fazer um diálogo entre discente x escola x universidade, e sem dúvidas entre a prática e a teoria. Nesse ínterim, sob essa afirmativa, destacamos que esse artigo registra uma vivência sob a perspectiva de inclusão educacional de pessoas com deficiência proporcionada pelo subprojeto de pedagogia da UEPB Campus III (Guarabira - PB) do Pibid em uma escola municipal da cidade de Guarabira-PB, em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental I. Os resultados evidenciam que a experiência a partir do Pibid tem proporcionado ir além da IES, visto que ir à campo é enxergar de perto a realidade da educação pública/básica, é ter a certeza de que há possibilidades de um melhor fazer docente, e que podemos contribuir com o contexto educativo para ele ser mais inclusivo/empático de forma direta e significativa." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID262_TB360_23032024134711.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE DA SILVA CRUZ DE MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joycedscm1996@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106561 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 360 "inscrito_id" => 262 "titulo" => "INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM FOCO: UM DIÁLOGO A PARTIR DA VIVÊNCIA NO PIBID" "resumo" => "A temática inclusiva é inquietante por apresentar, por vezes, uma dicotomia entre a teoria e a prática. Desse modo, as salas de aula precisam viabilizar discussões acerca dessa educação para que possamos ter espaços mais inclusivos/plurais e democráticos. Sob esse viés, cabe salientar que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) surge com o objetivo de estabelecer relações relevantes na construção formativa inicial e continuada do futuro docente sob aspectos de investigação e reflexão, numa tentativa assertiva de corroborar com o processo de construção docente do discente de licenciatura e trazer avanços para esse trilhar por fazer um diálogo entre discente x escola x universidade, e sem dúvidas entre a prática e a teoria. Nesse ínterim, sob essa afirmativa, destacamos que esse artigo registra uma vivência sob a perspectiva de inclusão educacional de pessoas com deficiência proporcionada pelo subprojeto de pedagogia da UEPB Campus III (Guarabira - PB) do Pibid em uma escola municipal da cidade de Guarabira-PB, em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental I. Os resultados evidenciam que a experiência a partir do Pibid tem proporcionado ir além da IES, visto que ir à campo é enxergar de perto a realidade da educação pública/básica, é ter a certeza de que há possibilidades de um melhor fazer docente, e que podemos contribuir com o contexto educativo para ele ser mais inclusivo/empático de forma direta e significativa." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID262_TB360_23032024134711.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE DA SILVA CRUZ DE MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joycedscm1996@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }