A temática inclusiva é inquietante por apresentar, por vezes, uma dicotomia entre a teoria e a prática. Desse modo, as salas de aula precisam viabilizar discussões acerca dessa educação para que possamos ter espaços mais inclusivos/plurais e democráticos. Sob esse viés, cabe salientar que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) surge com o objetivo de estabelecer relações relevantes na construção formativa inicial e continuada do futuro docente sob aspectos de investigação e reflexão, numa tentativa assertiva de corroborar com o processo de construção docente do discente de licenciatura e trazer avanços para esse trilhar por fazer um diálogo entre discente x escola x universidade, e sem dúvidas entre a prática e a teoria. Nesse ínterim, sob essa afirmativa, destacamos que esse artigo registra uma vivência sob a perspectiva de inclusão educacional de pessoas com deficiência proporcionada pelo subprojeto de pedagogia da UEPB Campus III (Guarabira - PB) do Pibid em uma escola municipal da cidade de Guarabira-PB, em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental I. Os resultados evidenciam que a experiência a partir do Pibid tem proporcionado ir além da IES, visto que ir à campo é enxergar de perto a realidade da educação pública/básica, é ter a certeza de que há possibilidades de um melhor fazer docente, e que podemos contribuir com o contexto educativo para ele ser mais inclusivo/empático de forma direta e significativa.