Em um mundo cada vez mais globalizado, a capacidade de se comunicar em mais de uma língua é crucial e imprescindível. Assim, a aprendizagem de língua espanhola torna-se necessária e eficaz no processo formativo dos discentes. Nesta perspectiva, aprender o idioma de forma contextualizada através dos aspectos culturais permite uma forma de ensino lúdica e comunicativa. Partindo desse pressuposto, o Programa de Residência Pedagógica tem como objetivo a iniciação à docência de forma dinamizada, neste caso, explorando o meio artístico e festivo da comunidade hispano falante, presente oficialmente em 21 países, bem como, despertar o pensamento crítico e respeito às demais culturas, ademais de fortalecer os laços com as próprias tradições. Diante disso, relatarei neste trabalho minha experiência no Programa Residência Pedagógica, desenvolvido na escola ECIT Nenzinha Cunha Lima, no município de Campina Grande, PB. O presente relato é um trabalho de cunho bibliográfico, com apoio nas concepções pedagógicas abordadas por Paulo Freire (1996) e (2001), tal qual o conceito de cultura difundido por Edward Tylor (1871) e destrinchado por Laraia (2001), como as contribuições de multiculturalismo e interculturalismo na aprendizagem de língua espanhola pela professora e pesquisadora Márcia Paraquett (2010), com fito de demonstrar os resultados positivos do ensino cultural como aporte teórico na aprendizagem de E/LE.