O programa de residência pedagógica é uma iniciativa fantástica que as universidades públicas têm com o Governo, iniciativa essa que proporciona experiências significativas na formação docente dos cursos de licenciatura, em especial a apresentada neste trabalho: história. Dentro do proposto artigo, será debatido as experiências adquiridas na escola ECIT Francisco Ernesto do Rego, na cidade de Queimadas, Paraíba. As primeiras atividades realizadas na escola e a vivência com os alunos, bem como, os materiais utilizados, as aulas ministradas, e os conhecimentos que nos foram repassadas pelos alunos. No artigo será abordado as motivações para escolha do programa e a trajetória até que fosse possível estar em sala de aula e com isso, ter a prática que o programa de residência pedagógica proporciona. Vale ressaltar, no entanto, que o programa e todas as atividades desenvolvidas são sempre debatidos em palestras, minicursos e afins, proporcionando aos residentes sempre uma bagagem de conhecimento para levar à escola. No atual artigo serão apresentadas duas oficinas que foram ministradas nas turmas de 1º e 3º ano, uma sobre o Maio Cigano e outra sobre Bullying e Cyberbullying, assuntos que agregam grandes conhecimentos aos alunos e as atividades desenvolvidas juntamente aos eles foram importantes para que eles compreendessem a importância de espalhar a informação. Os principais referenciais teóricos e metodológicos são bibliografias referentes às experiências nos mesmo programa de outros alunos e a experiência do residente.