Neste Trabalho da Residência Pedagógica (EMEF – Escola Municipal Amaro da Costa Barros) apresentam-se a trajetória do residente no projeto Residência Pedagógica nos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir da mesma no subprojeto de Pedagogia. Para o desenvolvimento e enriquecimento intelectual da experiência na formação profissional docente, como referencial teórico freireano subsidiou a prática docente. De modo complementar, foram realizadas observações, práticas em uma escola-campo integrante do Programa Residência Pedagógica (CAPES - UEPB) e as atividades desenvolvidas no subprojeto de Pedagogia proporcionaram oportunidades de vivenciar diferentes aspectos da prática docente, desde o planejamento das aulas até a avaliação do processo de ensino-aprendizagem. A interação com os estudantes da EJA revelou a diversidade de experiências e saberes presentes na sala de aula, reforçando a importância de uma abordagem pedagógica que valorize a contextualização, a problematização e a participação ativa dos alunos. Além das atividades realizadas na escola sede, as práticas em uma escola-campo integrante do Programa Residência Pedagógica proporcionaram uma visão ampliada do contexto educacional, permitindo ao residente conhecer diferentes realidades escolares, trocar experiências com outros professores e ampliar seu repertório pedagógico. Em suma, o Trabalho da Residência Pedagógica na EMEF – Escola Municipal Amaro da Costa Barros representou não apenas uma etapa na formação docente, mas sim uma oportunidade de mergulhar na complexidade do ensino na Educação de Jovens e Adultos, de refletir sobre as práticas pedagógicas e de contribuir para a construção de uma educação mais inclusiva, crítica e emancipadora.