TICS, AEE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EXPLORANDO INTERSECÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR
"2024-01-24 13:44:59" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105554 "edicao_id" => 339 "trabalho_id" => 7901 "inscrito_id" => 22000 "titulo" => "TICS, AEE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EXPLORANDO INTERSECÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR" "resumo" => "O trabalho explora intersecções entre tecnologias e educação numa perspectiva da inclusão no cotidiano escolar e o atendimento educacional especializado. Trata a inclusão como direito de todas as pessoas com deficiência, buscando, assim, uma prática menos preconceituosa e segregacionista. A questão investigada é: Como professores de apoio especializado (AEEs) da rede municipal de ensino do município de São Gonçalo/RJ compreendem as TICs como instrumento mediador de práticas pedagógicas inclusivas no cotidiano escolar? A hipótese proposta é que os professores do AEE consideram a importância das TICs nas práticas pedagógicas inclusivas, porém necessitam de instrumentos teórico-práticos para utilização com mais eficácia dessas tecnologias digitais, no cotidiano escolar. O objetivo geral do estudo é refletir sobre compreensões docentes das TICs como instrumento mediador de práticas pedagógicas inclusivas no Atendimento Educacional Especializado da/na escola básica. Para tanto, foi empregado um desenho metodológico qualitativo composto por rodas de conversa com professores de duas escolas da citada rede de ensino, e análise de conteúdo. Em síntese, a abordagem aponta que as tecnologias digitais podem auxiliar significativamente a construção de currículos e práticas pedagógicas inclusivas no espaço escolar, contudo essas medidas passam pela ressignificação e ampliação coletiva, crítico-reflexiva dos saberes docentes, subsidiadas por uma formação continuada que possa responder a tal desafio. Frente ao exposto, este texto propõe, como alternativas possíveis e desejáveis, o incremento nos investimentos públicos, na infraestrutura escolar, a adoção de olhares inclusivos sobre a educação escolar respaldados por uma formação continuada de caráter crítico-reflexivo envolvendo parcerias entre diversos profissionais docentes comprometidos nos saberes sobre o cotidiano escolar." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID22000_TB7901_21082023212900.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:15:26" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIANA DE CARVALHO PESSÔA" "autor_nome_curto" => "LIANA PESSOA" "autor_email" => "pedagogaliana@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---tecnologias-e-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT19" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031f8b76391_26032024161835.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:44:59" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105554 "edicao_id" => 339 "trabalho_id" => 7901 "inscrito_id" => 22000 "titulo" => "TICS, AEE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EXPLORANDO INTERSECÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR" "resumo" => "O trabalho explora intersecções entre tecnologias e educação numa perspectiva da inclusão no cotidiano escolar e o atendimento educacional especializado. Trata a inclusão como direito de todas as pessoas com deficiência, buscando, assim, uma prática menos preconceituosa e segregacionista. A questão investigada é: Como professores de apoio especializado (AEEs) da rede municipal de ensino do município de São Gonçalo/RJ compreendem as TICs como instrumento mediador de práticas pedagógicas inclusivas no cotidiano escolar? A hipótese proposta é que os professores do AEE consideram a importância das TICs nas práticas pedagógicas inclusivas, porém necessitam de instrumentos teórico-práticos para utilização com mais eficácia dessas tecnologias digitais, no cotidiano escolar. O objetivo geral do estudo é refletir sobre compreensões docentes das TICs como instrumento mediador de práticas pedagógicas inclusivas no Atendimento Educacional Especializado da/na escola básica. Para tanto, foi empregado um desenho metodológico qualitativo composto por rodas de conversa com professores de duas escolas da citada rede de ensino, e análise de conteúdo. Em síntese, a abordagem aponta que as tecnologias digitais podem auxiliar significativamente a construção de currículos e práticas pedagógicas inclusivas no espaço escolar, contudo essas medidas passam pela ressignificação e ampliação coletiva, crítico-reflexiva dos saberes docentes, subsidiadas por uma formação continuada que possa responder a tal desafio. Frente ao exposto, este texto propõe, como alternativas possíveis e desejáveis, o incremento nos investimentos públicos, na infraestrutura escolar, a adoção de olhares inclusivos sobre a educação escolar respaldados por uma formação continuada de caráter crítico-reflexivo envolvendo parcerias entre diversos profissionais docentes comprometidos nos saberes sobre o cotidiano escolar." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID22000_TB7901_21082023212900.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:15:26" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIANA DE CARVALHO PESSÔA" "autor_nome_curto" => "LIANA PESSOA" "autor_email" => "pedagogaliana@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---tecnologias-e-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT19" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031f8b76391_26032024161835.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:44:59" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 339 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---tecnologias-e-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT19" "logo" => null "capa" => "66031f8b76391_26032024161835.jpg" "timbrado" => "65b13e8bb98d3_24012024134459.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:44:59" "updated_at" => "2024-03-26 16:18:35" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 339 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---tecnologias-e-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT19" "logo" => null "capa" => "66031f8b76391_26032024161835.jpg" "timbrado" => "65b13e8bb98d3_24012024134459.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:44:59" "updated_at" => "2024-03-26 16:18:35" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 215 "edicao_id" => 339 "codigo" => "978-85-61702-92-2" "capa" => "66031f8b78d6b_26032024161835.jpg" "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM """ "conselho_editorial" => """ ADRIANE MATOS DE ARAUJO (UFF)<br />\r\n ALBERTO LIMA DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n EWERTON LUCAS DE MÉLO MARQUES (UFPB)<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n GILDIVAN FRANCISCO DAS NEVES (UEPB)<br />\r\n GUTENBERG DE LIMA MARQUES (UFPB)<br />\r\n JEAN PAULO SPINELLY DA SILVA (UEPB)<br />\r\n JENIFFER DE OLIVEIRA BARBOSA (UFCG)<br />\r\n JOSÉ EDIELSON DA SILVA NEVES (UEPB)<br />\r\n JOSÉ HILTON SILVA DANTAS (UEPB)<br />\r\n JUCILEIDE MARIA OLIVEIRA CÂNDIDO (UFCG)<br />\r\n KALINA DE FRANÇA OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n LUANDSON LUIS DA SILVA (UEPB)<br />\r\n MARIA DNALDA PEREIRA DA SILVA <br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM (UEPB)<br />\r\n MARIANA RAMOS PIMENTEL <br />\r\n MICHELE SILVA DE AVELAR (UERJ)<br />\r\n PATRÍCIA CRISTINA DE ARAGÃO (UEPB)<br />\r\n RACKEL PERALVA MENEZES VASCONCELLOS (UENF)<br />\r\n RICKISON CRISTIANO DE ARAÚJO SILVA (UFCG)<br />\r\n ROSELY DE OLIVEIRA MACÁRIO (UEPB)<br />\r\n ROSILENE PEREIRA DA SILVA <br />\r\n TATIANA CRISTINA VASCONCELOS (UEPB)<br />\r\n THIAGO ACÁCIO RAPOSO (UFPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152916-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:44:59" "updated_at" => "2024-03-26 16:18:35" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 215 "edicao_id" => 339 "codigo" => "978-85-61702-92-2" "capa" => "66031f8b78d6b_26032024161835.jpg" "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM """ "conselho_editorial" => """ ADRIANE MATOS DE ARAUJO (UFF)<br />\r\n ALBERTO LIMA DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n EWERTON LUCAS DE MÉLO MARQUES (UFPB)<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n GILDIVAN FRANCISCO DAS NEVES (UEPB)<br />\r\n GUTENBERG DE LIMA MARQUES (UFPB)<br />\r\n JEAN PAULO SPINELLY DA SILVA (UEPB)<br />\r\n JENIFFER DE OLIVEIRA BARBOSA (UFCG)<br />\r\n JOSÉ EDIELSON DA SILVA NEVES (UEPB)<br />\r\n JOSÉ HILTON SILVA DANTAS (UEPB)<br />\r\n JUCILEIDE MARIA OLIVEIRA CÂNDIDO (UFCG)<br />\r\n KALINA DE FRANÇA OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n LUANDSON LUIS DA SILVA (UEPB)<br />\r\n MARIA DNALDA PEREIRA DA SILVA <br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM (UEPB)<br />\r\n MARIANA RAMOS PIMENTEL <br />\r\n MICHELE SILVA DE AVELAR (UERJ)<br />\r\n PATRÍCIA CRISTINA DE ARAGÃO (UEPB)<br />\r\n RACKEL PERALVA MENEZES VASCONCELLOS (UENF)<br />\r\n RICKISON CRISTIANO DE ARAÚJO SILVA (UFCG)<br />\r\n ROSELY DE OLIVEIRA MACÁRIO (UEPB)<br />\r\n ROSILENE PEREIRA DA SILVA <br />\r\n TATIANA CRISTINA VASCONCELOS (UEPB)<br />\r\n THIAGO ACÁCIO RAPOSO (UFPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152916-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:44:59" "updated_at" => "2024-03-26 16:18:35" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }