DESAFIOS NA COMUNICAÇÃO COM ALUNOS SURDOS EM SALA DE AULA: UM EXPERIMENTO COM TECNOLOGIAS ASSISTIVAS
"2024-01-24 13:44:59" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105513 "edicao_id" => 339 "trabalho_id" => 1424 "inscrito_id" => 11324 "titulo" => "DESAFIOS NA COMUNICAÇÃO COM ALUNOS SURDOS EM SALA DE AULA: UM EXPERIMENTO COM TECNOLOGIAS ASSISTIVAS" "resumo" => "A educação é um direito garantido pela constituição brasileira. No entanto, a inclusão na educação de pessoas portadoras de necessidades especiais é um desafio ainda presente por muitas instituições de ensino. A Libras passou a ser conteúdo obrigatório nos cursos de formação de professores no Brasil desde 2005 e sua oficialização em nosso país ocorreu em 2002 através da Lei 10.436. Mesmo assim, muitas instituições de ensino não dispõem de intérprete de Libras e não há perspectiva de sanar essa necessidade em curto ou médio prazo. A falta de intérprete em Libras para alunos com deficiência auditiva culmina no abandono por parte de estudantes ou pelo severo comprometimento na qualidade no ensino-aprendizagem. As tecnologias Assistivas (TAs) promovem a facilitação da comunicação com pessoas com necessidades especiais. Almeida e Carvalho (2022) apresentam duas tecnologias assistivas como principal resultado de uma pesquisa realizada cujo objetivo era encontrar TAs que auxiliem a comunicação entre professores e alunos surdos na ausência de um intérprete de Libras. Assim sendo, é possível que essas TAs encontradas possam substituir momentaneamente um intérprete de Libras auxiliando o professor durante sua aula? Nesse contexto, o presente trabalho expõe o resultado obtido da realização de um experimento envolvendo o uso de duas TAs na ministração de aulas para um aluno surdo. O experimento teve como objetivo avaliar a eficiência das TAs na comunicação entre o professor e aluno na ausência de intérprete de Libras. O resultado obtido mostrou que o aluno teve um grande comprometimento no entendimento do conteúdo abordado embora ele tenha aprovado o uso das TAs. Esse resultado expõe a falsa impressão de que as TAs podem substituir o intérprete mesmo que momentaneamente." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID11324_TB1424_20092023165940.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:15:26" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO RODRIGUES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "DIEGO" "autor_email" => "diego.rodrigues@afogados.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---tecnologias-e-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT19" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031f8b76391_26032024161835.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:44:59" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105513 "edicao_id" => 339 "trabalho_id" => 1424 "inscrito_id" => 11324 "titulo" => "DESAFIOS NA COMUNICAÇÃO COM ALUNOS SURDOS EM SALA DE AULA: UM EXPERIMENTO COM TECNOLOGIAS ASSISTIVAS" "resumo" => "A educação é um direito garantido pela constituição brasileira. No entanto, a inclusão na educação de pessoas portadoras de necessidades especiais é um desafio ainda presente por muitas instituições de ensino. A Libras passou a ser conteúdo obrigatório nos cursos de formação de professores no Brasil desde 2005 e sua oficialização em nosso país ocorreu em 2002 através da Lei 10.436. Mesmo assim, muitas instituições de ensino não dispõem de intérprete de Libras e não há perspectiva de sanar essa necessidade em curto ou médio prazo. A falta de intérprete em Libras para alunos com deficiência auditiva culmina no abandono por parte de estudantes ou pelo severo comprometimento na qualidade no ensino-aprendizagem. As tecnologias Assistivas (TAs) promovem a facilitação da comunicação com pessoas com necessidades especiais. Almeida e Carvalho (2022) apresentam duas tecnologias assistivas como principal resultado de uma pesquisa realizada cujo objetivo era encontrar TAs que auxiliem a comunicação entre professores e alunos surdos na ausência de um intérprete de Libras. Assim sendo, é possível que essas TAs encontradas possam substituir momentaneamente um intérprete de Libras auxiliando o professor durante sua aula? Nesse contexto, o presente trabalho expõe o resultado obtido da realização de um experimento envolvendo o uso de duas TAs na ministração de aulas para um aluno surdo. O experimento teve como objetivo avaliar a eficiência das TAs na comunicação entre o professor e aluno na ausência de intérprete de Libras. O resultado obtido mostrou que o aluno teve um grande comprometimento no entendimento do conteúdo abordado embora ele tenha aprovado o uso das TAs. Esse resultado expõe a falsa impressão de que as TAs podem substituir o intérprete mesmo que momentaneamente." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID11324_TB1424_20092023165940.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:15:26" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO RODRIGUES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "DIEGO" "autor_email" => "diego.rodrigues@afogados.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---tecnologias-e-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT19" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031f8b76391_26032024161835.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:44:59" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 339 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---tecnologias-e-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT19" "logo" => null "capa" => "66031f8b76391_26032024161835.jpg" "timbrado" => "65b13e8bb98d3_24012024134459.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:44:59" "updated_at" => "2024-03-26 16:18:35" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 339 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---tecnologias-e-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT19" "logo" => null "capa" => "66031f8b76391_26032024161835.jpg" "timbrado" => "65b13e8bb98d3_24012024134459.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:44:59" "updated_at" => "2024-03-26 16:18:35" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 215 "edicao_id" => 339 "codigo" => "978-85-61702-92-2" "capa" => "66031f8b78d6b_26032024161835.jpg" "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM """ "conselho_editorial" => """ ADRIANE MATOS DE ARAUJO (UFF)<br />\r\n ALBERTO LIMA DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n EWERTON LUCAS DE MÉLO MARQUES (UFPB)<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n GILDIVAN FRANCISCO DAS NEVES (UEPB)<br />\r\n GUTENBERG DE LIMA MARQUES (UFPB)<br />\r\n JEAN PAULO SPINELLY DA SILVA (UEPB)<br />\r\n JENIFFER DE OLIVEIRA BARBOSA (UFCG)<br />\r\n JOSÉ EDIELSON DA SILVA NEVES (UEPB)<br />\r\n JOSÉ HILTON SILVA DANTAS (UEPB)<br />\r\n JUCILEIDE MARIA OLIVEIRA CÂNDIDO (UFCG)<br />\r\n KALINA DE FRANÇA OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n LUANDSON LUIS DA SILVA (UEPB)<br />\r\n MARIA DNALDA PEREIRA DA SILVA <br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM (UEPB)<br />\r\n MARIANA RAMOS PIMENTEL <br />\r\n MICHELE SILVA DE AVELAR (UERJ)<br />\r\n PATRÍCIA CRISTINA DE ARAGÃO (UEPB)<br />\r\n RACKEL PERALVA MENEZES VASCONCELLOS (UENF)<br />\r\n RICKISON CRISTIANO DE ARAÚJO SILVA (UFCG)<br />\r\n ROSELY DE OLIVEIRA MACÁRIO (UEPB)<br />\r\n ROSILENE PEREIRA DA SILVA <br />\r\n TATIANA CRISTINA VASCONCELOS (UEPB)<br />\r\n THIAGO ACÁCIO RAPOSO (UFPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152916-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:44:59" "updated_at" => "2024-03-26 16:18:35" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 215 "edicao_id" => 339 "codigo" => "978-85-61702-92-2" "capa" => "66031f8b78d6b_26032024161835.jpg" "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM """ "conselho_editorial" => """ ADRIANE MATOS DE ARAUJO (UFF)<br />\r\n ALBERTO LIMA DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n EWERTON LUCAS DE MÉLO MARQUES (UFPB)<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n GILDIVAN FRANCISCO DAS NEVES (UEPB)<br />\r\n GUTENBERG DE LIMA MARQUES (UFPB)<br />\r\n JEAN PAULO SPINELLY DA SILVA (UEPB)<br />\r\n JENIFFER DE OLIVEIRA BARBOSA (UFCG)<br />\r\n JOSÉ EDIELSON DA SILVA NEVES (UEPB)<br />\r\n JOSÉ HILTON SILVA DANTAS (UEPB)<br />\r\n JUCILEIDE MARIA OLIVEIRA CÂNDIDO (UFCG)<br />\r\n KALINA DE FRANÇA OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n LUANDSON LUIS DA SILVA (UEPB)<br />\r\n MARIA DNALDA PEREIRA DA SILVA <br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM (UEPB)<br />\r\n MARIANA RAMOS PIMENTEL <br />\r\n MICHELE SILVA DE AVELAR (UERJ)<br />\r\n PATRÍCIA CRISTINA DE ARAGÃO (UEPB)<br />\r\n RACKEL PERALVA MENEZES VASCONCELLOS (UENF)<br />\r\n RICKISON CRISTIANO DE ARAÚJO SILVA (UFCG)<br />\r\n ROSELY DE OLIVEIRA MACÁRIO (UEPB)<br />\r\n ROSILENE PEREIRA DA SILVA <br />\r\n TATIANA CRISTINA VASCONCELOS (UEPB)<br />\r\n THIAGO ACÁCIO RAPOSO (UFPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152916-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:44:59" "updated_at" => "2024-03-26 16:18:35" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }