Discutir as tecnologias na educação não é uma novidade, porém é um tema bastante relevante, já que no contexto atual as tecnologias estão ganhando cada vez mais destaque na vida das pessoas, dentro e fora da escola. O presente artigo, com base na Teoria histórico-cultural que concebe o sujeito como um ser fruto de suas relações sociais e culturais, tem como objetivo compreender de que maneira as produções acadêmicas, dos últimos 10 anos, apresentam a relação entre o ensino da matemática no Ensino Fundamental e o uso das tecnologias. Por meio de uma pesquisa bibliográfica dos estudos de teóricos como Cysneiros (1999), Sancho (2006, 2009), Peixoto e Araújo (2012, 2018), Libâneo (2004, 2021) e Libâneo e Freitas (2015) foi possível refletirtir sobre as maneiras que as tecnologias podem influenciar as práticas pedagógicas, porém, com a análise feita nas produções selecionadas, percebeu-se que as tecnologias ocupam um lugar determinista nos processos educativos, o que não contribui para a qualidade efetiva da educação. Como resultado este artigo aponta para a necessidade de investimento em estrutura e principalmente capacitação e formação continuada dos professores com relação ao uso das TIC’s em sala de aula e também, reflexões sobre a intencionalidade pedagógica e as teorias que a fundamentam.