Com a pandemia da COVID-19 muitas instituições de ensino, inclusive as de ensino superior, precisaram adotar o ensino na modalidade remota como forma de continuar oferecendo aulas aos seus alunos. Nesse contexto, muitos estudantes enfrentaram desafios para se adaptar à nova modalidade de ensino com inclusão de tecnologias como videoconferências, plataformas virtuais de aprendizagem e ferramentas online. Logo, o objetivo desse trabalho consiste em verificar quais as adaptações foram realizadas por discentes universitários para que ocorresse a aprendizagem por meio do ensino remoto. Para isso, foram coletados os dados a partir da aplicação de questionários a 37 discentes universitários do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química da Universidade Federal do Maranhão (Campus São Bernardo). Os resultados mostraram que dentre as adaptações realizadas pelos discentes, destacam-se: a organização de horários de estudo, a criação de espaços adequados para a realização das atividades online, o uso de recursos digitais para facilitar a compreensão dos conteúdos, pesquisas através de videoaulas e materiais disponíveis na internet. Apesar dos desafios, muitos estudantes conseguiram se adaptar bem ao ensino remoto e até mesmo desenvolver habilidades tecnológicas e de auto-organização que serão úteis para a vida profissional. Dentre os aspectos negativos apontados durante a adaptação, estavam: conciliar com o trabalho, dificuldades com internet, organização da rotina e manuseio das tecnologias (notebook, plataformas digitais, etc.). Assim, as adaptações relatadas pelos discentes universitários durante o ensino remoto é um tema relevante para o contexto atual da educação e podem fornecer subsídios para o aprimoramento das práticas educativas.