O presente trabalho constitui-se de um relato de experiência acerca de um projeto de intervenção, “Educação de Jovens e Adultos: uma educação possível de processo formativo para cidadania”, que teve objetivo de promover uma formação acerca da cidadania, com o intuito de os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos se reconhecerem como cidadãos ativos na sociedade. Participaram do projeto alunos e alunas do 5ª ano da EJA – Etapa 1 de uma escola municipal situada em Campina Grande – Paraíba. O projeto supracitado foi realizado no ano de 2022, com uma perspectiva colaborativa, por meio da roda de conversa. Possibilitou às educandas e educandos da EJA discutir a cidadania e se reconhecerem como cidadãos e cidadãs da sociedade. Espera-se contribuir com essa iniciação de formação em cidadania para os sujeitos da EJA se reconhecerem como cidadãos da sociedade. Como também se almeja que a escola, com essa semente plantada pelo projeto acerca da cidadania, crie mais espaços para discutir e debater a cidadania de forma crítica e reflexiva, contribuindo para seus alunos e alunas se reconhecerem e atuarem de forma ativa na sociedade.