Esse trabalho apresenta o relato de experiência da oferta de Ciclos de estudos para estudantes de graduação da Universidade Federal de Integração Latino Americana (UNILA). A finalidade foi promover oficinas acadêmico-pedagógicas que possam contribuir com o desenvolvimento educacional dos/das estudantes de graduação da UNILA. Esta ação foi idealizada pelo Departamento de Apoio Acadêmico ao Aluno (DAAA) em função da pandemia COVID-19 para contribuir com estratégias de promoção da permanência e êxito acadêmico no Ensino Remoto Emergencial. Devido a adesão por parte dos estudantes e, ainda, por ter se revelado um espaço de aprendizado e de trocas de experiências, a Assessoria Pedagógica Universitária (APU) expandiu e realizou o ciclo em outros formatos e conteúdos. Até o presente momento, a Universidade vivenciou três ciclos de estudos em que foram oportunizadas reflexões sobre temáticas advindas das necessidades formativas dos estudantes na ocasião em que as atividades estavam sendo ofertadas. O primeiro ciclo ofertou oficinas sobre criatividade e inovação no ensino remoto; dicas de organização e técnicas de estudos; repositórios e demais recursos da biblioteca no Ensino Remoto; e Saúde Mental na pandemia. O segundo ciclo contou com cinco oficinas que trabalharam estratégias e ferramentas online na produção do conhecimento; escrita acadêmica; ansiedade na vida acadêmica; gestão da vida acadêmica; e depoimentos discentes sobre a vida acadêmica. No terceiro e último ciclo, foram realizadas cinco oficinas, cujas temáticas foram sobrevivência acadêmica; como utilizar o que já sabemos para aprender matemática; termine seu TCC / monografia; o uso das plataformas digitais da UNILA; e técnicas de estudos. Observou-se a importância da continuidade na oferta de ciclo de estudos, partindo das demandas e necessidades dos próprios estudantes atendidos, bem como a importância de atividades em diferentes formatos e horários, pois dependendo das temáticas abordadas, percebeu-se uma maior adesão discente às oficinas ofertadas virtualmente.