Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CICLOS DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA UNILA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99600
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6518
    "inscrito_id" => 21687
    "titulo" => "CICLOS DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA UNILA"
    "resumo" => "Esse trabalho apresenta o relato de experiência da oferta de Ciclos de estudos para estudantes de graduação da Universidade Federal de Integração Latino Americana (UNILA). A finalidade foi promover oficinas acadêmico-pedagógicas que possam contribuir com o desenvolvimento educacional dos/das estudantes de graduação da UNILA. Esta ação foi idealizada pelo Departamento de Apoio Acadêmico ao Aluno (DAAA) em função da pandemia COVID-19 para contribuir com estratégias de promoção da permanência e êxito acadêmico no Ensino Remoto Emergencial. Devido a adesão por parte dos estudantes e, ainda, por ter se revelado um espaço de aprendizado e de trocas de experiências, a Assessoria Pedagógica Universitária (APU) expandiu e realizou o ciclo em outros formatos e conteúdos. Até o presente momento, a Universidade vivenciou três ciclos de estudos em que foram oportunizadas reflexões sobre temáticas advindas das necessidades formativas dos estudantes na ocasião em que as atividades estavam sendo ofertadas. O primeiro ciclo ofertou oficinas sobre criatividade e inovação no ensino remoto; dicas de organização e técnicas de estudos; repositórios e demais recursos da biblioteca no Ensino Remoto; e Saúde Mental na pandemia. O segundo ciclo contou com cinco oficinas que trabalharam estratégias e ferramentas online na produção do conhecimento; escrita acadêmica; ansiedade na vida acadêmica; gestão da vida acadêmica; e depoimentos discentes sobre a vida acadêmica. No terceiro e último ciclo, foram realizadas cinco oficinas, cujas temáticas foram sobrevivência acadêmica; como utilizar o que já sabemos para aprender matemática; termine seu TCC / monografia; o uso das plataformas digitais da UNILA; e técnicas de estudos. Observou-se a importância da continuidade na oferta de ciclo de estudos, partindo das demandas e necessidades dos próprios estudantes atendidos, bem como a importância de atividades em diferentes formatos e horários, pois dependendo das temáticas abordadas, percebeu-se uma maior adesão discente às oficinas ofertadas virtualmente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21687_TB6518_20062023201303.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANE FRANCO DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANE"
    "autor_email" => "adriane.duarte@unila.edu."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINOAMERICANA (UNILA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99600
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6518
    "inscrito_id" => 21687
    "titulo" => "CICLOS DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA UNILA"
    "resumo" => "Esse trabalho apresenta o relato de experiência da oferta de Ciclos de estudos para estudantes de graduação da Universidade Federal de Integração Latino Americana (UNILA). A finalidade foi promover oficinas acadêmico-pedagógicas que possam contribuir com o desenvolvimento educacional dos/das estudantes de graduação da UNILA. Esta ação foi idealizada pelo Departamento de Apoio Acadêmico ao Aluno (DAAA) em função da pandemia COVID-19 para contribuir com estratégias de promoção da permanência e êxito acadêmico no Ensino Remoto Emergencial. Devido a adesão por parte dos estudantes e, ainda, por ter se revelado um espaço de aprendizado e de trocas de experiências, a Assessoria Pedagógica Universitária (APU) expandiu e realizou o ciclo em outros formatos e conteúdos. Até o presente momento, a Universidade vivenciou três ciclos de estudos em que foram oportunizadas reflexões sobre temáticas advindas das necessidades formativas dos estudantes na ocasião em que as atividades estavam sendo ofertadas. O primeiro ciclo ofertou oficinas sobre criatividade e inovação no ensino remoto; dicas de organização e técnicas de estudos; repositórios e demais recursos da biblioteca no Ensino Remoto; e Saúde Mental na pandemia. O segundo ciclo contou com cinco oficinas que trabalharam estratégias e ferramentas online na produção do conhecimento; escrita acadêmica; ansiedade na vida acadêmica; gestão da vida acadêmica; e depoimentos discentes sobre a vida acadêmica. No terceiro e último ciclo, foram realizadas cinco oficinas, cujas temáticas foram sobrevivência acadêmica; como utilizar o que já sabemos para aprender matemática; termine seu TCC / monografia; o uso das plataformas digitais da UNILA; e técnicas de estudos. Observou-se a importância da continuidade na oferta de ciclo de estudos, partindo das demandas e necessidades dos próprios estudantes atendidos, bem como a importância de atividades em diferentes formatos e horários, pois dependendo das temáticas abordadas, percebeu-se uma maior adesão discente às oficinas ofertadas virtualmente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21687_TB6518_20062023201303.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANE FRANCO DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANE"
    "autor_email" => "adriane.duarte@unila.edu."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINOAMERICANA (UNILA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esse trabalho apresenta o relato de experiência da oferta de Ciclos de estudos para estudantes de graduação da Universidade Federal de Integração Latino Americana (UNILA). A finalidade foi promover oficinas acadêmico-pedagógicas que possam contribuir com o desenvolvimento educacional dos/das estudantes de graduação da UNILA. Esta ação foi idealizada pelo Departamento de Apoio Acadêmico ao Aluno (DAAA) em função da pandemia COVID-19 para contribuir com estratégias de promoção da permanência e êxito acadêmico no Ensino Remoto Emergencial. Devido a adesão por parte dos estudantes e, ainda, por ter se revelado um espaço de aprendizado e de trocas de experiências, a Assessoria Pedagógica Universitária (APU) expandiu e realizou o ciclo em outros formatos e conteúdos. Até o presente momento, a Universidade vivenciou três ciclos de estudos em que foram oportunizadas reflexões sobre temáticas advindas das necessidades formativas dos estudantes na ocasião em que as atividades estavam sendo ofertadas. O primeiro ciclo ofertou oficinas sobre criatividade e inovação no ensino remoto; dicas de organização e técnicas de estudos; repositórios e demais recursos da biblioteca no Ensino Remoto; e Saúde Mental na pandemia. O segundo ciclo contou com cinco oficinas que trabalharam estratégias e ferramentas online na produção do conhecimento; escrita acadêmica; ansiedade na vida acadêmica; gestão da vida acadêmica; e depoimentos discentes sobre a vida acadêmica. No terceiro e último ciclo, foram realizadas cinco oficinas, cujas temáticas foram sobrevivência acadêmica; como utilizar o que já sabemos para aprender matemática; termine seu TCC / monografia; o uso das plataformas digitais da UNILA; e técnicas de estudos. Observou-se a importância da continuidade na oferta de ciclo de estudos, partindo das demandas e necessidades dos próprios estudantes atendidos, bem como a importância de atividades em diferentes formatos e horários, pois dependendo das temáticas abordadas, percebeu-se uma maior adesão discente às oficinas ofertadas virtualmente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.