A Educação Ambiental permite repensar as ações em relação ao ambiente, que é essencial para o equilíbrio das necessidades humanas com a sustentabilidade socioambiental. Investigar sobre as concepções de Educação Ambiental é importante para refletir sobre as possibilidades de práticas educativas acerca das questões socioambientais, pois a prática pedagógica se realiza a partir das concepções que o professor tem sobre determinados conhecimentos. Nesse sentido, o presente estudo buscou compreender as concepções de Educação Ambiental de licenciandos/das e preceptoras que atuam no Núcleo da Residência Pedagógica Interdisciplinar em Biologia e Química da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus Jequié. A coleta de dados realizou-se a partir de uma entrevista semiestruturada, que contou com a participação de uma preceptora e cinco residentes. Os dados obtidos foram analisados conforme análise de conteúdo. Percebemos que não existe uma relação linear entre as concepções de educação ambiental, pois os discursos apresentam diferentes tendências em relação a EA. Além disso, consideramos fundamental que os entrevistados obtenham um embasamento teórico mais abrangente para ampliar o entendimento da EA e fortalecer uma perspectiva crítica.