O uso de jogos lúdico-didáticos no ensino de Geografia configura-se em uma abordagem pedagógica que traz diversos benefícios para os estudantes, especialmente por estimular uma forma ativa de aprender. Nesse contexto, o presente trabalho relata uma aula desenvolvida no dia 07 de junho de 2023, em turmas do 7° ano da Escola Municipal São Cristóvão, sobre as sub-regiões do Nordeste brasileiro, por meio de um jogo da memória associativa.O objetivo principal foi abordar a temática da regionalização, a partir da perspectiva do espaço geográfico do Nordeste, no contexto das suas sub-regiões, de forma lúdica, através do uso do jogo da memória regional. A metodologia aplicada teve um cunho qualitativo e pautou-se em Gil (2010). Quanto aos procedimentos realizou-se: aula expositiva dialogada com slides, divisão da turma em grupos, apresentação do jogo da memória, aplicação do jogo, construção de mapa mental. Como resultados obteve-se a compreensão e construção do conhecimento geográfico dos estudantes sobre a regionalização do nordeste em sub-regiões, a participação e engajamento estudantil, a aprendizagem ativa e inclusiva, destacando o protagonismo dos estudantes. Outro aspecto a se destacar foi a experiência vivenciada, de forma horizontal, pelos residentes e estudantes da escola. Por fim, concluiu-se que o jogo da memória resultou em um momento expressivo de aprendizagem, consolidado e fortalecido por essa dinâmica do jogo, sendo uma ferramenta de potencial motivacional e inclusivo para a aprendizagem de Geografia no Ensino Fundamental - Anos Finais.