Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

VIVÊNCIAS COM EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL-PA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104137
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1727
    "inscrito_id" => 7130
    "titulo" => "VIVÊNCIAS COM EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL-PA"
    "resumo" => "Esse trabalho relata experiências de discentes de Educação Física da universidade Federal do Pará no programa residência pedagógica, em uma escola da rede municipal, na qual possibilita aos acadêmicos vivenciarem a prática na escola, também a desenvolver a formação que conduza o licenciado a exercitar de forma ativa e multidisciplinar a relação entre teoria e prática do docente. Trata-se de um relato de experiência, descritivo e reflexivo sobre a vivência de alunos do curso de graduação em Licenciatura em Educação Física, membros do programa Residência Pedagógica realizado no polo Castanhal da Universidade Federal do Pará, relato diz respeito a vivência ocorrida na Escola Municipal Nazaré Gomes Torres durante os primeiros meses de execução do projeto, a escola está localizada no munícipio de Castanhal-PA, com turmas do ensino fundamental menor até o sexto ano. Programa Residência Pedagógica vem proporcionar um horizonte e visões amplas da atuação profissional, dando a oportunidade de vivenciar a prática da área da docência em educação física na escola, fazendo o discente compreender a teoria operacionalizada na prática. A atuação nos anos iniciais do ensino fundamental, é algo encantador e muito desafiante, ainda mais quando se trata da educação física, pois é um dos primeiros contatos que as crianças estão tendo com este mundo escolar, sendo necessário um trabalho que instigue e que proporcione alegrias no processo de ensino-aprendizagem na parte de profissional, a realização da prática na escola campo é um momento muito satisfatório e desafiador para o professor, tanto o preceptor quanto para o residente, para o residente é o momento no qual ele acessa a realidade da escola, ele expande o mundo das teorias e tem a oportunidade de relacionar de forma mais efetiva o que aprendeu com a prática, passa a se relacionar com o seu espaço de atuação profissional. Portanto, pode-se concluir que com a experiência vivida no Programa Residência Pedagógica os residentes sentem-se mais preparados para o exercício da docência, pois o programa ajuda compreender um pouco mais das características da escola e de como é importante trabalhar diante das realidades dos alunos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7130_TB1727_19112023113147.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ELIAS MAIA DE ASSIS"
    "autor_nome_curto" => "Elias Assis"
    "autor_email" => "assiselias54@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104137
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1727
    "inscrito_id" => 7130
    "titulo" => "VIVÊNCIAS COM EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL-PA"
    "resumo" => "Esse trabalho relata experiências de discentes de Educação Física da universidade Federal do Pará no programa residência pedagógica, em uma escola da rede municipal, na qual possibilita aos acadêmicos vivenciarem a prática na escola, também a desenvolver a formação que conduza o licenciado a exercitar de forma ativa e multidisciplinar a relação entre teoria e prática do docente. Trata-se de um relato de experiência, descritivo e reflexivo sobre a vivência de alunos do curso de graduação em Licenciatura em Educação Física, membros do programa Residência Pedagógica realizado no polo Castanhal da Universidade Federal do Pará, relato diz respeito a vivência ocorrida na Escola Municipal Nazaré Gomes Torres durante os primeiros meses de execução do projeto, a escola está localizada no munícipio de Castanhal-PA, com turmas do ensino fundamental menor até o sexto ano. Programa Residência Pedagógica vem proporcionar um horizonte e visões amplas da atuação profissional, dando a oportunidade de vivenciar a prática da área da docência em educação física na escola, fazendo o discente compreender a teoria operacionalizada na prática. A atuação nos anos iniciais do ensino fundamental, é algo encantador e muito desafiante, ainda mais quando se trata da educação física, pois é um dos primeiros contatos que as crianças estão tendo com este mundo escolar, sendo necessário um trabalho que instigue e que proporcione alegrias no processo de ensino-aprendizagem na parte de profissional, a realização da prática na escola campo é um momento muito satisfatório e desafiador para o professor, tanto o preceptor quanto para o residente, para o residente é o momento no qual ele acessa a realidade da escola, ele expande o mundo das teorias e tem a oportunidade de relacionar de forma mais efetiva o que aprendeu com a prática, passa a se relacionar com o seu espaço de atuação profissional. Portanto, pode-se concluir que com a experiência vivida no Programa Residência Pedagógica os residentes sentem-se mais preparados para o exercício da docência, pois o programa ajuda compreender um pouco mais das características da escola e de como é importante trabalhar diante das realidades dos alunos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7130_TB1727_19112023113147.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ELIAS MAIA DE ASSIS"
    "autor_nome_curto" => "Elias Assis"
    "autor_email" => "assiselias54@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Esse trabalho relata experiências de discentes de Educação Física da universidade Federal do Pará no programa residência pedagógica, em uma escola da rede municipal, na qual possibilita aos acadêmicos vivenciarem a prática na escola, também a desenvolver a formação que conduza o licenciado a exercitar de forma ativa e multidisciplinar a relação entre teoria e prática do docente. Trata-se de um relato de experiência, descritivo e reflexivo sobre a vivência de alunos do curso de graduação em Licenciatura em Educação Física, membros do programa Residência Pedagógica realizado no polo Castanhal da Universidade Federal do Pará, relato diz respeito a vivência ocorrida na Escola Municipal Nazaré Gomes Torres durante os primeiros meses de execução do projeto, a escola está localizada no munícipio de Castanhal-PA, com turmas do ensino fundamental menor até o sexto ano. Programa Residência Pedagógica vem proporcionar um horizonte e visões amplas da atuação profissional, dando a oportunidade de vivenciar a prática da área da docência em educação física na escola, fazendo o discente compreender a teoria operacionalizada na prática. A atuação nos anos iniciais do ensino fundamental, é algo encantador e muito desafiante, ainda mais quando se trata da educação física, pois é um dos primeiros contatos que as crianças estão tendo com este mundo escolar, sendo necessário um trabalho que instigue e que proporcione alegrias no processo de ensino-aprendizagem na parte de profissional, a realização da prática na escola campo é um momento muito satisfatório e desafiador para o professor, tanto o preceptor quanto para o residente, para o residente é o momento no qual ele acessa a realidade da escola, ele expande o mundo das teorias e tem a oportunidade de relacionar de forma mais efetiva o que aprendeu com a prática, passa a se relacionar com o seu espaço de atuação profissional. Portanto, pode-se concluir que com a experiência vivida no Programa Residência Pedagógica os residentes sentem-se mais preparados para o exercício da docência, pois o programa ajuda compreender um pouco mais das características da escola e de como é importante trabalhar diante das realidades dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.