Esse trabalho relata experiências de discentes de Educação Física da universidade Federal do Pará no programa residência pedagógica, em uma escola da rede municipal, na qual possibilita aos acadêmicos vivenciarem a prática na escola, também a desenvolver a formação que conduza o licenciado a exercitar de forma ativa e multidisciplinar a relação entre teoria e prática do docente. Trata-se de um relato de experiência, descritivo e reflexivo sobre a vivência de alunos do curso de graduação em Licenciatura em Educação Física, membros do programa Residência Pedagógica realizado no polo Castanhal da Universidade Federal do Pará, relato diz respeito a vivência ocorrida na Escola Municipal Nazaré Gomes Torres durante os primeiros meses de execução do projeto, a escola está localizada no munícipio de Castanhal-PA, com turmas do ensino fundamental menor até o sexto ano. Programa Residência Pedagógica vem proporcionar um horizonte e visões amplas da atuação profissional, dando a oportunidade de vivenciar a prática da área da docência em educação física na escola, fazendo o discente compreender a teoria operacionalizada na prática. A atuação nos anos iniciais do ensino fundamental, é algo encantador e muito desafiante, ainda mais quando se trata da educação física, pois é um dos primeiros contatos que as crianças estão tendo com este mundo escolar, sendo necessário um trabalho que instigue e que proporcione alegrias no processo de ensino-aprendizagem na parte de profissional, a realização da prática na escola campo é um momento muito satisfatório e desafiador para o professor, tanto o preceptor quanto para o residente, para o residente é o momento no qual ele acessa a realidade da escola, ele expande o mundo das teorias e tem a oportunidade de relacionar de forma mais efetiva o que aprendeu com a prática, passa a se relacionar com o seu espaço de atuação profissional. Portanto, pode-se concluir que com a experiência vivida no Programa Residência Pedagógica os residentes sentem-se mais preparados para o exercício da docência, pois o programa ajuda compreender um pouco mais das características da escola e de como é importante trabalhar diante das realidades dos alunos.