No início dos anos 2000, foram elaboradas coleções de livros didáticos destinadas ao público da modalidade EJA. No entanto, ao mapear as pesquisas produzidas no Brasil não encontramos registros de estudos que analisem se tais produções atendiam às especificidades da mesma. Diante disso, decidimos fazer esse estudo, tendo como objeto de investigação três coleções produzidas para a modalidade EJA nos anos 2000 e utilizadas pelos professores de matemática que atuam na rede Estadual de Educação de Mato Grosso. Buscamos identificar se a maneira como o conteúdo de proporcionalidade está disponibilizado nessas coleções contempla os papéis, funcional e formativo, destacados na Proposta Curricular para a modalidade. Para contemplar este objetivo, observamos se as coleções apresentam como ponto de partida da atividade matemática o recurso à resolução de problemas e também os aspectos considerados essenciais para o desenvolvimento do raciocínio proporcional. Os resultados obtidos apontam que as coleções contemplam de formas distintas aos papéis funcional e formativo. Acreditamos que nosso estudo pode auxiliar professores e alunos dessa modalidade, bem como os elaboradores de livros didáticos.