O presente projeto tem como objetivo estudar as práticas educativas das aprendizagens significativas. Buscando evidenciar abordagens teóricas que norteiam o processo ensino aprendizagem, investigando as aprendizagens matemáticas por meio de situação-problema, tendo em vista a construção de conceitos matemáticos nas séries iniciais do Ensino Fundamental. No bojo das discussões este trabalho pretende investigar o processo de conhecimento no espaço pedagógico, com base na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. Neste trabalho a sala de aula será observada nos seus múltiplos aspectos. Para isso o projeto fundamenta-se, entre outros nas concepções de Vygotsky, Bakhtin e de educadores da Educação Matemática como Ubiratam D'Ambrósio, Maria Aparecida Bicudo, bem como nos Parâmetros Curriculares Nacionais, dentre outros referenciais. Com esse estudo pretende-se contribuir com as discussões que permeiam a comunidade de educadores da educação matemática, professores e pesquisadores, no que tange a Situação-Problema e a Construção de Conceitos Matemáticos nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.