A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES E PROFESSORAS DO CAMPUS CAVG – IFSUL SOBRE AS INTERFERÊNCIAS DO MOVIMENTO NEOCONSERVADOR NO TRABALHO DOCENTE
"2024-01-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102555 "edicao_id" => 312 "trabalho_id" => 179 "inscrito_id" => 360 "titulo" => "A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES E PROFESSORAS DO CAMPUS CAVG – IFSUL SOBRE AS INTERFERÊNCIAS DO MOVIMENTO NEOCONSERVADOR NO TRABALHO DOCENTE" "resumo" => "A conjuntura na qual a educação brasileira foi se inserindo nos últimos anos, serviu de estímulo e justificativa para a realização deste estudo, o qual buscou pesquisar se professoras e professores reconheciam as tentativas de censura, de controle e de criminalização docente estimuladas pelos discursos de grupos neoconservadores e se esses produziam impactos sobre o trabalho docente. Como objetivo principal, este estudo buscou analisar se o trabalho pedagógico sofreu implicações a partir dos discursos disseminados por esses movimentos neoconservadores com relação aos conteúdos e material didático e de que forma isso ocorreu. Para este evento foram selecionadas partes da análise, nas quais a relação entre os interesses neoconservadores e neoliberais foram evidenciadas pelo professorado participante deste estudo. Alguns conceitos foram essenciais, como, por exemplo: autonomia docente, vinculada à educação crítica e à convicção de que a educação deve proporcionar possibilidades de produção de conhecimentos e de “criação de espaços participativos", para que sejam partilhados e oportunizem a emancipação dos sujeitos; e educação crítica, que propõe discutir as relações entre as estruturas de poder existentes na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07: NEOLIBERALISMO E ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL: CENÁRIOS, IMPACTOS E RESISTÊNCIAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID360_TB179_04062023144522.pdf" "created_at" => "2024-01-22 16:12:05" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRA GARCIA MASCARENHAS" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRA GARCI" "autor_email" => "alexandragmascarenhas@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-eneseb" "edicao_nome" => "E-book VIII ENESEB" "edicao_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png" "data_publicacao" => "2024-01-15" "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:21:52" "publicacao_id" => 100 "publicacao_nome" => "E-book ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 102555 "edicao_id" => 312 "trabalho_id" => 179 "inscrito_id" => 360 "titulo" => "A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES E PROFESSORAS DO CAMPUS CAVG – IFSUL SOBRE AS INTERFERÊNCIAS DO MOVIMENTO NEOCONSERVADOR NO TRABALHO DOCENTE" "resumo" => "A conjuntura na qual a educação brasileira foi se inserindo nos últimos anos, serviu de estímulo e justificativa para a realização deste estudo, o qual buscou pesquisar se professoras e professores reconheciam as tentativas de censura, de controle e de criminalização docente estimuladas pelos discursos de grupos neoconservadores e se esses produziam impactos sobre o trabalho docente. Como objetivo principal, este estudo buscou analisar se o trabalho pedagógico sofreu implicações a partir dos discursos disseminados por esses movimentos neoconservadores com relação aos conteúdos e material didático e de que forma isso ocorreu. Para este evento foram selecionadas partes da análise, nas quais a relação entre os interesses neoconservadores e neoliberais foram evidenciadas pelo professorado participante deste estudo. Alguns conceitos foram essenciais, como, por exemplo: autonomia docente, vinculada à educação crítica e à convicção de que a educação deve proporcionar possibilidades de produção de conhecimentos e de “criação de espaços participativos", para que sejam partilhados e oportunizem a emancipação dos sujeitos; e educação crítica, que propõe discutir as relações entre as estruturas de poder existentes na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07: NEOLIBERALISMO E ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL: CENÁRIOS, IMPACTOS E RESISTÊNCIAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID360_TB179_04062023144522.pdf" "created_at" => "2024-01-22 16:12:05" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRA GARCIA MASCARENHAS" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRA GARCI" "autor_email" => "alexandragmascarenhas@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-eneseb" "edicao_nome" => "E-book VIII ENESEB" "edicao_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png" "data_publicacao" => "2024-01-15" "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:21:52" "publicacao_id" => 100 "publicacao_nome" => "E-book ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 312 "publicacao_id" => 100 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-eneseb" "nome" => "E-book VIII ENESEB" "nome_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "descricao" => """ O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educação Básica) é um evento que ocorre a cada dois anos e é promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educação Básica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017), Florianópolis (2019) e online (2021). A última edição, realizada por conjunto de instituições de ensino público do Pará capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em razão de seu sucesso, será repetida em 2023, também com participação da UFPA em sua realização.<br />\r\n <br />\r\n Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n <br />\r\n a. Discutir a formação docente e o estatuto das ciências sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; <br />\r\n b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; <br />\r\n c. Refletir sobre fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ciências sociais; <br />\r\n d. Compartilhar alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos para o ensino da Sociologia. """ "pasta" => "ebooks/eneseb/2023" "logo" => null "capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png" "timbrado" => "63ecce600be64_15022023092152.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-07-07" "final_evento" => "2023-07-09" "ano_publicacao" => 2023 "data_publicacao" => "2024-01-15" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2023-02-15 09:21:52" "updated_at" => "2024-01-22 15:56:15" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 312 "publicacao_id" => 100 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-eneseb" "nome" => "E-book VIII ENESEB" "nome_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "descricao" => """ O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educação Básica) é um evento que ocorre a cada dois anos e é promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educação Básica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017), Florianópolis (2019) e online (2021). A última edição, realizada por conjunto de instituições de ensino público do Pará capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em razão de seu sucesso, será repetida em 2023, também com participação da UFPA em sua realização.<br />\r\n <br />\r\n Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n <br />\r\n a. Discutir a formação docente e o estatuto das ciências sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; <br />\r\n b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; <br />\r\n c. Refletir sobre fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ciências sociais; <br />\r\n d. Compartilhar alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos para o ensino da Sociologia. """ "pasta" => "ebooks/eneseb/2023" "logo" => null "capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png" "timbrado" => "63ecce600be64_15022023092152.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-07-07" "final_evento" => "2023-07-09" "ano_publicacao" => 2023 "data_publicacao" => "2024-01-15" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2023-02-15 09:21:52" "updated_at" => "2024-01-22 15:56:15" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 196 "edicao_id" => 312 "codigo" => "978-85-61702-69-4" "capa" => "65a51bf70a5cc_15012024085015.png" "titulo" => "E-book VIII ENESEB" "prefacio" => """ O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educação Básica) é um evento que ocorre a cada dois anos e é promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educação Básica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017), Florianópolis (2019) e online (2021). A última edição, realizada por conjunto de instituições de ensino público do Pará capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em razão de seu sucesso, será repetida em 2023, também com participação da UFPA em sua realização.<br />\r\n <br />\r\n Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n <br />\r\n a. Discutir a formação docente e o estatuto das ciências sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; <br />\r\n b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; <br />\r\n c. Refletir sobre fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ciências sociais; <br />\r\n d. Compartilhar alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos para o ensino da Sociologia. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Simone Meucci<br />\r\n Izabela Janete <br />\r\n Eleanor Gomes da Silva Palhano """ "conselho_editorial" => """ AGNES CRUZ DE SOUZA (IFSP)<br />\r\n ALEXANDRE BARBOSA FRAGA (UERJ/SEEDUC-RJ)<br />\r\n MARILI PERES JUNQUEIRA (UFU)<br />\r\n ROSÂNGELA DUARTE PIMENTA (UVA)<br />\r\n CRISTIANO DAS NEVES BODART (UFAL)<br />\r\n ANTONIO ALBERTO BRUNETTA (UFSC)<br />\r\n MARCELO PINHEIRO CIGALES (UNB)<br />\r\n ALEXANDRE ZARIAS (FUNDAJ/UFPE)<br />\r\n ANA LUISA FAYET SALLAS (UFPR)<br />\r\n CHARI MELEINE BREVERS GONZALEZ NOBRE (SED-SC)<br />\r\n FRANCISCO WILLAMS RIBEIRO LOPES (UFC)<br />\r\n ANGÉLICA LYRA DE ARAÚJO (UEL)<br />\r\n IVALDINETE DE ARAÚJO DELMIRO GÉMES (UVA)<br />\r\n FABRICIO DE SOUSA SAMPAIO (IFMA)<br />\r\n MARTON TAMÁS GÉMES (UVA)<br />\r\n CÍCERO MUNIZ BRITO (IFSertãoPE/UnB)<br />\r\n ARISTÓTELES DE ALMEIDA SILVA (IFB/UnB)<br />\r\n CAMILA SANTOS PEREIRA (UERJ)<br />\r\n ALINE CORREIA MARTINS (UERJ)<br />\r\n ANA MARTINA BARON ENGERROFF (IFSC)<br />\r\n JULIA POLESSA MAÇAIRA (UFRJ)<br />\r\n RAIMUNDO MIGUEL DOS REIS PEEREIRA (UEPA)<br />\r\n ELISANGELA ROSA DOS SANTOS (UEPA)<br />\r\n JOSINETE PEREIRA LIMA (UEPA)<br />\r\n AMURABI OLIVEIRA (UFSC)<br />\r\n JOSÉ MIRANDA OLIVEIRA JÚNIOR (UESB)<br />\r\n NUBIA REGINA MOREIRA (UESB)<br />\r\n FERNANDA FEIJÓ (UFAL)<br />\r\n HENRIQUE FERNANDES ALVES NETO (IFPR)<br />\r\n LÍGIA WILHELMS ERAS (UEL)<br />\r\n ROGÉRIA DA SILVA MARTINS (UFJF)<br />\r\n FABIANE MEDINA DA CRUZ (UFGD)<br />\r\n LUCIANO MAGNUS DE ARAÚJO (UNIFAP)<br />\r\n DANYELLE NILIN GONÇALVES (UFC)<br />\r\n MARIA DE ASSUNÇÃO LIMA DE PAULO (UFCG)<br />\r\n IRAPUAN PEIXOTO LIMA FILHO (UFC)<br />\r\n ISAURORA CLÁUDIA MARTINS DE FREITAS (UVA)<br />\r\n ROGÉRIO MENDES DE LIMA (Colégio Pedro II)<br />\r\n HAYDEE GLORIA CRUZ CARUSO (UNB)<br />\r\n NALAYNE MENDONÇA PINTO (UFRRJ)<br />\r\n MARINA CARVALHO PAZ (UNB)<br />\r\n MARÍLIA PASSOS APOLIANO GOMES (UFPI)<br />\r\n BRUNO FERREIRA FREIRE ANDRADE LIRA (UEM)<br />\r\n JOANNES PAULUS SILVA FORTE (UVA)<br />\r\n ÂNGELA MARIA DE SOUSA LIMA (UEL)<br />\r\n MARIA VALÉRIA BARBOSA (UNESP)<br />\r\n ÉBERTON DA COSTA MOREIRA (UFSCAR)<br />\r\n KLEBERSON ALMEIDA DE ALBUQUERQUE (UFPA)<br />\r\n VERGAS VITÓRIA ANDRADE DA SILVA (UFPA)<br />\r\n CARLIANA ISABEL NASCIMENTO PEREIRA (UFC)<br />\r\n ANA PAULA DE HOLANDA SILVA (UFPE)<br />\r\n ANDERSON SOUZA OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n VINICIUS LIMAVERDE FORTE (UVA)<br />\r\n MANOEL MOREIRA DE SOUSA NETO (SEDUC/CE)<br />\r\n MÁRCIO KLÉBER MORAIS PESSOA (UERN) """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26012024091356-E-BOOK-VIII-ENESEB.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2023 "created_at" => "2023-02-15 09:21:52" "updated_at" => "2024-01-26 09:13:56" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 196 "edicao_id" => 312 "codigo" => "978-85-61702-69-4" "capa" => "65a51bf70a5cc_15012024085015.png" "titulo" => "E-book VIII ENESEB" "prefacio" => """ O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educação Básica) é um evento que ocorre a cada dois anos e é promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educação Básica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017), Florianópolis (2019) e online (2021). A última edição, realizada por conjunto de instituições de ensino público do Pará capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em razão de seu sucesso, será repetida em 2023, também com participação da UFPA em sua realização.<br />\r\n <br />\r\n Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n <br />\r\n a. Discutir a formação docente e o estatuto das ciências sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; <br />\r\n b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; <br />\r\n c. Refletir sobre fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ciências sociais; <br />\r\n d. Compartilhar alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos para o ensino da Sociologia. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Simone Meucci<br />\r\n Izabela Janete <br />\r\n Eleanor Gomes da Silva Palhano """ "conselho_editorial" => """ AGNES CRUZ DE SOUZA (IFSP)<br />\r\n ALEXANDRE BARBOSA FRAGA (UERJ/SEEDUC-RJ)<br />\r\n MARILI PERES JUNQUEIRA (UFU)<br />\r\n ROSÂNGELA DUARTE PIMENTA (UVA)<br />\r\n CRISTIANO DAS NEVES BODART (UFAL)<br />\r\n ANTONIO ALBERTO BRUNETTA (UFSC)<br />\r\n MARCELO PINHEIRO CIGALES (UNB)<br />\r\n ALEXANDRE ZARIAS (FUNDAJ/UFPE)<br />\r\n ANA LUISA FAYET SALLAS (UFPR)<br />\r\n CHARI MELEINE BREVERS GONZALEZ NOBRE (SED-SC)<br />\r\n FRANCISCO WILLAMS RIBEIRO LOPES (UFC)<br />\r\n ANGÉLICA LYRA DE ARAÚJO (UEL)<br />\r\n IVALDINETE DE ARAÚJO DELMIRO GÉMES (UVA)<br />\r\n FABRICIO DE SOUSA SAMPAIO (IFMA)<br />\r\n MARTON TAMÁS GÉMES (UVA)<br />\r\n CÍCERO MUNIZ BRITO (IFSertãoPE/UnB)<br />\r\n ARISTÓTELES DE ALMEIDA SILVA (IFB/UnB)<br />\r\n CAMILA SANTOS PEREIRA (UERJ)<br />\r\n ALINE CORREIA MARTINS (UERJ)<br />\r\n ANA MARTINA BARON ENGERROFF (IFSC)<br />\r\n JULIA POLESSA MAÇAIRA (UFRJ)<br />\r\n RAIMUNDO MIGUEL DOS REIS PEEREIRA (UEPA)<br />\r\n ELISANGELA ROSA DOS SANTOS (UEPA)<br />\r\n JOSINETE PEREIRA LIMA (UEPA)<br />\r\n AMURABI OLIVEIRA (UFSC)<br />\r\n JOSÉ MIRANDA OLIVEIRA JÚNIOR (UESB)<br />\r\n NUBIA REGINA MOREIRA (UESB)<br />\r\n FERNANDA FEIJÓ (UFAL)<br />\r\n HENRIQUE FERNANDES ALVES NETO (IFPR)<br />\r\n LÍGIA WILHELMS ERAS (UEL)<br />\r\n ROGÉRIA DA SILVA MARTINS (UFJF)<br />\r\n FABIANE MEDINA DA CRUZ (UFGD)<br />\r\n LUCIANO MAGNUS DE ARAÚJO (UNIFAP)<br />\r\n DANYELLE NILIN GONÇALVES (UFC)<br />\r\n MARIA DE ASSUNÇÃO LIMA DE PAULO (UFCG)<br />\r\n IRAPUAN PEIXOTO LIMA FILHO (UFC)<br />\r\n ISAURORA CLÁUDIA MARTINS DE FREITAS (UVA)<br />\r\n ROGÉRIO MENDES DE LIMA (Colégio Pedro II)<br />\r\n HAYDEE GLORIA CRUZ CARUSO (UNB)<br />\r\n NALAYNE MENDONÇA PINTO (UFRRJ)<br />\r\n MARINA CARVALHO PAZ (UNB)<br />\r\n MARÍLIA PASSOS APOLIANO GOMES (UFPI)<br />\r\n BRUNO FERREIRA FREIRE ANDRADE LIRA (UEM)<br />\r\n JOANNES PAULUS SILVA FORTE (UVA)<br />\r\n ÂNGELA MARIA DE SOUSA LIMA (UEL)<br />\r\n MARIA VALÉRIA BARBOSA (UNESP)<br />\r\n ÉBERTON DA COSTA MOREIRA (UFSCAR)<br />\r\n KLEBERSON ALMEIDA DE ALBUQUERQUE (UFPA)<br />\r\n VERGAS VITÓRIA ANDRADE DA SILVA (UFPA)<br />\r\n CARLIANA ISABEL NASCIMENTO PEREIRA (UFC)<br />\r\n ANA PAULA DE HOLANDA SILVA (UFPE)<br />\r\n ANDERSON SOUZA OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n VINICIUS LIMAVERDE FORTE (UVA)<br />\r\n MANOEL MOREIRA DE SOUSA NETO (SEDUC/CE)<br />\r\n MÁRCIO KLÉBER MORAIS PESSOA (UERN) """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26012024091356-E-BOOK-VIII-ENESEB.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2023 "created_at" => "2023-02-15 09:21:52" "updated_at" => "2024-01-26 09:13:56" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }