O presente trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins, para a formação docente, assim como, destacar como a atuação no programa proporciona experiências pedagógicas e dialógicas do ensino de Sociologia proporcionado em escolas do Ensino Médio da cidade de Tocantinópolis (TO). O PIBID de Ciências Sociais da UFT, tendo sua atuação entre as escolas urbanas e indígenas que abarcavam o município de Tocantinópolis. Destacando o processo intercultural de ensino entre alunos indígenas e não indígenas, a partir do projeto “Troca de cartas”, das escolas Darcy Marinho e Escola Estadual Indígena Mãtyk. Em vista disso, este trabalho contribui tanto para a formação docente do licenciado em Ciências Sociais, assim como, proporciona novas epistemologias de ensino, visando cumprir com os objetivos do programa, que se propõe contribuir para a melhoria da educação básica.