Este trabalho surge como resultado de um curso de curta duração sobre as contribuições da intelectual norte-americana, bell hooks, para a educação. O referido curso foi realizado com estudantes universitários da graduação da Universidade Estadual do Ceará, no final do ano de 2020, e durante os três dias em que ele foi ministrado dialogamos sobre a imensa contribuição de hooks, de suas obras e reflexões, tendo como principal aporte teórico a sua obra "Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade (2013)". Como professora, bell hooks expõe suas diversas experiências ao longo de sua carreira, seja na escola, seja na universidade, a autora nos coloca como possibilidade e prática real, o desassossego, é assim que a sala de aula deixará de ser um lugar de tédio. Como então trazer esta prática para nossa realidade? De fato, hooks provoca seus leitores e leitoras a questionar os espaços onde a educação bancária se encontra e fazer desses espaços lugares de felicidade, criatividade e liberdade. Nas Ciências Sociais compreender as diversas camadas de nossos (as) estudantes é muitas vezes o ponto de partida para compreender a sala de aula, e este exercício foi realizado no curso proposto, portanto, este trabalho é um compartilhamento da troca de saberes, experiências, vivências e leituras, entre estudantes universitários sobre suas realidades na universidade.