MORENO, Heidiany Katrine Santos. Diversidade de gênero na escola: uma abordagem vital.. E-book VIII ENESEB... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/102562>. Acesso em: 22/12/2024 08:59
Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência com uma disciplina eletiva, no âmbito do ensino médio, envolvendo os componentes curriculares de sociologia e filosofia, no ano de 2022, em uma escola de Marabá, no estado do Pará. Motivada por casos de violência contra alunos não-binários, a disciplina foi proposta pelos alunos, denominou-se: “Gênero e sexualidade: o ser humano em uma sociedade diversa”. As atividades ministradas tinham o objetivo de ampliar o conhecimento dos discentes sobre direitos humanos, gênero, feminismo, sexismo, misoginia e diversidade sexual, mesmo sob a orientação do Ministério da educação, a época, de não usar o termo “gênero” nas escolas do Brasil, os professores de sociologia e filosofia desenvolveram a disciplina eletiva. Como referências para o trabalho tem-se: Beauvoir; Bourdieu; Louro; Saffioti; Scott; Hooks, Furlani. Como culminância, os discentes apresentaram performances teatrais sobre violência de gênero e um varal de denúncias com notícias em jornais locais e nacionais sobre casos de violência de gênero, homofobia e feminicídio no Brasil.