CONSTRUINDO TRAJETÓRIAS NO IFPA: PRODUZINDO CAMINHOS POSSÍVEIS ENTRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA E OS MARCADORES DE GÊNERO E RAÇA
"2024-01-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102563 "edicao_id" => 312 "trabalho_id" => 270 "inscrito_id" => 662 "titulo" => "CONSTRUINDO TRAJETÓRIAS NO IFPA: PRODUZINDO CAMINHOS POSSÍVEIS ENTRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA E OS MARCADORES DE GÊNERO E RAÇA" "resumo" => "Como a teoria feminista produzida por pensadoras negras nos ajuda a trabalhar em sala de aula questões que envolvem a desigualdade social? Com base nessa pergunta temos encontrado caminhos possíveis para desenvolver o ensino de Sociologia na Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT), nas dependências do IFPA (Campus Belém), em relação às temáticas de gênero e raça. A nossa proposta tem como objetivo geral compreender, a partir de observações em sala de aula e da análise de atividades avaliativas (relatos de experiência, desenhos, linhas do tempo e cartilhas), como são construídos os sentidos de pertencimento de alunas/os dentro e fora da instituição, e de que forma tais sujeitos tem refletido sobre os marcadores sociais de gênero e raça em suas vivências. Com efeito, tal proposta nos ajuda a refletir sobre o “lugar” da Sociologia na EBTT no sentido de apontar caminhos para uma educação do amanhã engajada, afetuosa e territorializada, baseada na valorização da diversidade e diferença de gênero e racial, constituindo vínculos fortes entre professoras/es e alunas/os e gerando, por conseguinte, um processo de confiança coletiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08: INTERSECCIONALIDADE NAS PRÁTICAS DE ENSINO DE SOCIOLOGIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID662_TB270_17062023031529.pdf" "created_at" => "2024-01-22 16:12:05" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAMON PEREIRA DOS REIS" "autor_nome_curto" => "RAMON REIS" "autor_email" => "ramonrei@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-eneseb" "edicao_nome" => "E-book VIII ENESEB" "edicao_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png" "data_publicacao" => "2024-01-15" "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:21:52" "publicacao_id" => 100 "publicacao_nome" => "E-book ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 102563 "edicao_id" => 312 "trabalho_id" => 270 "inscrito_id" => 662 "titulo" => "CONSTRUINDO TRAJETÓRIAS NO IFPA: PRODUZINDO CAMINHOS POSSÍVEIS ENTRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA E OS MARCADORES DE GÊNERO E RAÇA" "resumo" => "Como a teoria feminista produzida por pensadoras negras nos ajuda a trabalhar em sala de aula questões que envolvem a desigualdade social? Com base nessa pergunta temos encontrado caminhos possíveis para desenvolver o ensino de Sociologia na Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT), nas dependências do IFPA (Campus Belém), em relação às temáticas de gênero e raça. A nossa proposta tem como objetivo geral compreender, a partir de observações em sala de aula e da análise de atividades avaliativas (relatos de experiência, desenhos, linhas do tempo e cartilhas), como são construídos os sentidos de pertencimento de alunas/os dentro e fora da instituição, e de que forma tais sujeitos tem refletido sobre os marcadores sociais de gênero e raça em suas vivências. Com efeito, tal proposta nos ajuda a refletir sobre o “lugar” da Sociologia na EBTT no sentido de apontar caminhos para uma educação do amanhã engajada, afetuosa e territorializada, baseada na valorização da diversidade e diferença de gênero e racial, constituindo vínculos fortes entre professoras/es e alunas/os e gerando, por conseguinte, um processo de confiança coletiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08: INTERSECCIONALIDADE NAS PRÁTICAS DE ENSINO DE SOCIOLOGIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID662_TB270_17062023031529.pdf" "created_at" => "2024-01-22 16:12:05" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAMON PEREIRA DOS REIS" "autor_nome_curto" => "RAMON REIS" "autor_email" => "ramonrei@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-eneseb" "edicao_nome" => "E-book VIII ENESEB" "edicao_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png" "data_publicacao" => "2024-01-15" "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:21:52" "publicacao_id" => 100 "publicacao_nome" => "E-book ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 312 "publicacao_id" => 100 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-eneseb" "nome" => "E-book VIII ENESEB" "nome_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "descricao" => """ O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educação Básica) é um evento que ocorre a cada dois anos e é promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educação Básica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017), Florianópolis (2019) e online (2021). A última edição, realizada por conjunto de instituições de ensino público do Pará capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em razão de seu sucesso, será repetida em 2023, também com participação da UFPA em sua realização.<br />\r\n <br />\r\n Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n <br />\r\n a. Discutir a formação docente e o estatuto das ciências sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; <br />\r\n b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; <br />\r\n c. Refletir sobre fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ciências sociais; <br />\r\n d. Compartilhar alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos para o ensino da Sociologia. """ "pasta" => "ebooks/eneseb/2023" "logo" => null "capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png" "timbrado" => "63ecce600be64_15022023092152.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-07-07" "final_evento" => "2023-07-09" "ano_publicacao" => 2023 "data_publicacao" => "2024-01-15" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2023-02-15 09:21:52" "updated_at" => "2024-01-22 15:56:15" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 312 "publicacao_id" => 100 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-eneseb" "nome" => "E-book VIII ENESEB" "nome_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "descricao" => """ O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educação Básica) é um evento que ocorre a cada dois anos e é promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educação Básica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017), Florianópolis (2019) e online (2021). A última edição, realizada por conjunto de instituições de ensino público do Pará capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em razão de seu sucesso, será repetida em 2023, também com participação da UFPA em sua realização.<br />\r\n <br />\r\n Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n <br />\r\n a. Discutir a formação docente e o estatuto das ciências sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; <br />\r\n b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; <br />\r\n c. Refletir sobre fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ciências sociais; <br />\r\n d. Compartilhar alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos para o ensino da Sociologia. """ "pasta" => "ebooks/eneseb/2023" "logo" => null "capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png" "timbrado" => "63ecce600be64_15022023092152.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-07-07" "final_evento" => "2023-07-09" "ano_publicacao" => 2023 "data_publicacao" => "2024-01-15" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2023-02-15 09:21:52" "updated_at" => "2024-01-22 15:56:15" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 196 "edicao_id" => 312 "codigo" => "978-85-61702-69-4" "capa" => "65a51bf70a5cc_15012024085015.png" "titulo" => "E-book VIII ENESEB" "prefacio" => """ O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educação Básica) é um evento que ocorre a cada dois anos e é promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educação Básica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017), Florianópolis (2019) e online (2021). A última edição, realizada por conjunto de instituições de ensino público do Pará capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em razão de seu sucesso, será repetida em 2023, também com participação da UFPA em sua realização.<br />\r\n <br />\r\n Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n <br />\r\n a. Discutir a formação docente e o estatuto das ciências sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; <br />\r\n b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; <br />\r\n c. Refletir sobre fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ciências sociais; <br />\r\n d. Compartilhar alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos para o ensino da Sociologia. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Simone Meucci<br />\r\n Izabela Janete <br />\r\n Eleanor Gomes da Silva Palhano """ "conselho_editorial" => """ AGNES CRUZ DE SOUZA (IFSP)<br />\r\n ALEXANDRE BARBOSA FRAGA (UERJ/SEEDUC-RJ)<br />\r\n MARILI PERES JUNQUEIRA (UFU)<br />\r\n ROSÂNGELA DUARTE PIMENTA (UVA)<br />\r\n CRISTIANO DAS NEVES BODART (UFAL)<br />\r\n ANTONIO ALBERTO BRUNETTA (UFSC)<br />\r\n MARCELO PINHEIRO CIGALES (UNB)<br />\r\n ALEXANDRE ZARIAS (FUNDAJ/UFPE)<br />\r\n ANA LUISA FAYET SALLAS (UFPR)<br />\r\n CHARI MELEINE BREVERS GONZALEZ NOBRE (SED-SC)<br />\r\n FRANCISCO WILLAMS RIBEIRO LOPES (UFC)<br />\r\n ANGÉLICA LYRA DE ARAÚJO (UEL)<br />\r\n IVALDINETE DE ARAÚJO DELMIRO GÉMES (UVA)<br />\r\n FABRICIO DE SOUSA SAMPAIO (IFMA)<br />\r\n MARTON TAMÁS GÉMES (UVA)<br />\r\n CÍCERO MUNIZ BRITO (IFSertãoPE/UnB)<br />\r\n ARISTÓTELES DE ALMEIDA SILVA (IFB/UnB)<br />\r\n CAMILA SANTOS PEREIRA (UERJ)<br />\r\n ALINE CORREIA MARTINS (UERJ)<br />\r\n ANA MARTINA BARON ENGERROFF (IFSC)<br />\r\n JULIA POLESSA MAÇAIRA (UFRJ)<br />\r\n RAIMUNDO MIGUEL DOS REIS PEEREIRA (UEPA)<br />\r\n ELISANGELA ROSA DOS SANTOS (UEPA)<br />\r\n JOSINETE PEREIRA LIMA (UEPA)<br />\r\n AMURABI OLIVEIRA (UFSC)<br />\r\n JOSÉ MIRANDA OLIVEIRA JÚNIOR (UESB)<br />\r\n NUBIA REGINA MOREIRA (UESB)<br />\r\n FERNANDA FEIJÓ (UFAL)<br />\r\n HENRIQUE FERNANDES ALVES NETO (IFPR)<br />\r\n LÍGIA WILHELMS ERAS (UEL)<br />\r\n ROGÉRIA DA SILVA MARTINS (UFJF)<br />\r\n FABIANE MEDINA DA CRUZ (UFGD)<br />\r\n LUCIANO MAGNUS DE ARAÚJO (UNIFAP)<br />\r\n DANYELLE NILIN GONÇALVES (UFC)<br />\r\n MARIA DE ASSUNÇÃO LIMA DE PAULO (UFCG)<br />\r\n IRAPUAN PEIXOTO LIMA FILHO (UFC)<br />\r\n ISAURORA CLÁUDIA MARTINS DE FREITAS (UVA)<br />\r\n ROGÉRIO MENDES DE LIMA (Colégio Pedro II)<br />\r\n HAYDEE GLORIA CRUZ CARUSO (UNB)<br />\r\n NALAYNE MENDONÇA PINTO (UFRRJ)<br />\r\n MARINA CARVALHO PAZ (UNB)<br />\r\n MARÍLIA PASSOS APOLIANO GOMES (UFPI)<br />\r\n BRUNO FERREIRA FREIRE ANDRADE LIRA (UEM)<br />\r\n JOANNES PAULUS SILVA FORTE (UVA)<br />\r\n ÂNGELA MARIA DE SOUSA LIMA (UEL)<br />\r\n MARIA VALÉRIA BARBOSA (UNESP)<br />\r\n ÉBERTON DA COSTA MOREIRA (UFSCAR)<br />\r\n KLEBERSON ALMEIDA DE ALBUQUERQUE (UFPA)<br />\r\n VERGAS VITÓRIA ANDRADE DA SILVA (UFPA)<br />\r\n CARLIANA ISABEL NASCIMENTO PEREIRA (UFC)<br />\r\n ANA PAULA DE HOLANDA SILVA (UFPE)<br />\r\n ANDERSON SOUZA OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n VINICIUS LIMAVERDE FORTE (UVA)<br />\r\n MANOEL MOREIRA DE SOUSA NETO (SEDUC/CE)<br />\r\n MÁRCIO KLÉBER MORAIS PESSOA (UERN) """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26012024091356-E-BOOK-VIII-ENESEB.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2023 "created_at" => "2023-02-15 09:21:52" "updated_at" => "2024-01-26 09:13:56" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 196 "edicao_id" => 312 "codigo" => "978-85-61702-69-4" "capa" => "65a51bf70a5cc_15012024085015.png" "titulo" => "E-book VIII ENESEB" "prefacio" => """ O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educação Básica) é um evento que ocorre a cada dois anos e é promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educação Básica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017), Florianópolis (2019) e online (2021). A última edição, realizada por conjunto de instituições de ensino público do Pará capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em razão de seu sucesso, será repetida em 2023, também com participação da UFPA em sua realização.<br />\r\n <br />\r\n Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n <br />\r\n a. Discutir a formação docente e o estatuto das ciências sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; <br />\r\n b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; <br />\r\n c. Refletir sobre fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ciências sociais; <br />\r\n d. Compartilhar alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos para o ensino da Sociologia. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Simone Meucci<br />\r\n Izabela Janete <br />\r\n Eleanor Gomes da Silva Palhano """ "conselho_editorial" => """ AGNES CRUZ DE SOUZA (IFSP)<br />\r\n ALEXANDRE BARBOSA FRAGA (UERJ/SEEDUC-RJ)<br />\r\n MARILI PERES JUNQUEIRA (UFU)<br />\r\n ROSÂNGELA DUARTE PIMENTA (UVA)<br />\r\n CRISTIANO DAS NEVES BODART (UFAL)<br />\r\n ANTONIO ALBERTO BRUNETTA (UFSC)<br />\r\n MARCELO PINHEIRO CIGALES (UNB)<br />\r\n ALEXANDRE ZARIAS (FUNDAJ/UFPE)<br />\r\n ANA LUISA FAYET SALLAS (UFPR)<br />\r\n CHARI MELEINE BREVERS GONZALEZ NOBRE (SED-SC)<br />\r\n FRANCISCO WILLAMS RIBEIRO LOPES (UFC)<br />\r\n ANGÉLICA LYRA DE ARAÚJO (UEL)<br />\r\n IVALDINETE DE ARAÚJO DELMIRO GÉMES (UVA)<br />\r\n FABRICIO DE SOUSA SAMPAIO (IFMA)<br />\r\n MARTON TAMÁS GÉMES (UVA)<br />\r\n CÍCERO MUNIZ BRITO (IFSertãoPE/UnB)<br />\r\n ARISTÓTELES DE ALMEIDA SILVA (IFB/UnB)<br />\r\n CAMILA SANTOS PEREIRA (UERJ)<br />\r\n ALINE CORREIA MARTINS (UERJ)<br />\r\n ANA MARTINA BARON ENGERROFF (IFSC)<br />\r\n JULIA POLESSA MAÇAIRA (UFRJ)<br />\r\n RAIMUNDO MIGUEL DOS REIS PEEREIRA (UEPA)<br />\r\n ELISANGELA ROSA DOS SANTOS (UEPA)<br />\r\n JOSINETE PEREIRA LIMA (UEPA)<br />\r\n AMURABI OLIVEIRA (UFSC)<br />\r\n JOSÉ MIRANDA OLIVEIRA JÚNIOR (UESB)<br />\r\n NUBIA REGINA MOREIRA (UESB)<br />\r\n FERNANDA FEIJÓ (UFAL)<br />\r\n HENRIQUE FERNANDES ALVES NETO (IFPR)<br />\r\n LÍGIA WILHELMS ERAS (UEL)<br />\r\n ROGÉRIA DA SILVA MARTINS (UFJF)<br />\r\n FABIANE MEDINA DA CRUZ (UFGD)<br />\r\n LUCIANO MAGNUS DE ARAÚJO (UNIFAP)<br />\r\n DANYELLE NILIN GONÇALVES (UFC)<br />\r\n MARIA DE ASSUNÇÃO LIMA DE PAULO (UFCG)<br />\r\n IRAPUAN PEIXOTO LIMA FILHO (UFC)<br />\r\n ISAURORA CLÁUDIA MARTINS DE FREITAS (UVA)<br />\r\n ROGÉRIO MENDES DE LIMA (Colégio Pedro II)<br />\r\n HAYDEE GLORIA CRUZ CARUSO (UNB)<br />\r\n NALAYNE MENDONÇA PINTO (UFRRJ)<br />\r\n MARINA CARVALHO PAZ (UNB)<br />\r\n MARÍLIA PASSOS APOLIANO GOMES (UFPI)<br />\r\n BRUNO FERREIRA FREIRE ANDRADE LIRA (UEM)<br />\r\n JOANNES PAULUS SILVA FORTE (UVA)<br />\r\n ÂNGELA MARIA DE SOUSA LIMA (UEL)<br />\r\n MARIA VALÉRIA BARBOSA (UNESP)<br />\r\n ÉBERTON DA COSTA MOREIRA (UFSCAR)<br />\r\n KLEBERSON ALMEIDA DE ALBUQUERQUE (UFPA)<br />\r\n VERGAS VITÓRIA ANDRADE DA SILVA (UFPA)<br />\r\n CARLIANA ISABEL NASCIMENTO PEREIRA (UFC)<br />\r\n ANA PAULA DE HOLANDA SILVA (UFPE)<br />\r\n ANDERSON SOUZA OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n VINICIUS LIMAVERDE FORTE (UVA)<br />\r\n MANOEL MOREIRA DE SOUSA NETO (SEDUC/CE)<br />\r\n MÁRCIO KLÉBER MORAIS PESSOA (UERN) """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26012024091356-E-BOOK-VIII-ENESEB.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2023 "created_at" => "2023-02-15 09:21:52" "updated_at" => "2024-01-26 09:13:56" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }