RODRIGUES, Alessandro Antonio et al.. . E-book VIII ENESEB... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/102539>. Acesso em: 21/11/2024 19:49
O objetivo deste artigo é discutir novas metodologias de ensino que podem ser efetivadas por meio de uma linguagem poética desenvolvidas no projeto de iniciação científica PIBIC – Ciências Sociais. Tendo em vista que o processo de aprendizagem, conforme promulgou Vigotski em: “Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem”, se fundamenta segundo este autor, na área de desenvolvimento potencial que é a principal área de aprendizagem. Nesta, os alunos vão adquirindo processos internos de desenvolvimento e quando interrelacionam entre si, a partir da convivência, eles vão mudando internamente. Neste sentido a aprendizagem não é desenvolvimento, mas a utilização correta da aprendizagem leva ao desenvolvimento e ativa seu agrupamento mental levando-o ao desenvolvimento. Muitas dessas capacidades defendidas pelo autor é um momento universal e promovem uma aprendizagem significativa e historicamente formada. A linha de estudo em que se encontra Vigotski associa uma perspectiva sócio-histórica cultural do aprender humano ao aprender dos alunos e de como existem várias formas de aprendizagem em que o aluno se sinta parte integrante de uma aula que ele ajudou a desenvolver. O interesse dos alunos pelos estudos é um desafio a ser enfrentado. Para que consigam desenvolver a capacidade de interpretação do pensamento dos autores clássicos e relacionar com os eventos que vivenciam todos os dias, é necessário que esse movimento seja algo que queiram realizar e lhes seja prazeroso, pois observamos que o mundo fora da sala de aula impulsiona os alunos a tudo aquilo que está ligado ao prazer, que não gere grandes esforços e lhes tragam alguma recompensa. Os alunos querem e precisam estar motivados para que tenham interesse em realizar determinadas atividades e quando estas geram desprazer não encontram o esforço suficiente para realizá-las. Dessa forma, entendemos que existem várias formas de aprender e elaboramos um projeto que articula o estudo dos autores a uma linguagem que atraia a atenção dos estudantes. Fizemos a opção pela linguagem poética, pois durante a pandemia da Covid-19, observamos que muitos alunos se sentiram reprimidos, fragilizados, com muito medo, tristes e perderam o interesse pela escola. Na volta às aulas, o que mais desejavam era falar de suas emoções, pois estavam visivelmente abalados. Por meio da poesia, diversos sentimentos podem ser expressos e acreditamos ser um elemento fundamental ao processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a musicalidade, as rimas e a forma como os versos são escritos ajudam a produzir uma memorização eficaz, que se desdobra em um processo qualitativo de aprendizagem. O autor Sérgio Vaz nos livros: “O colecionador de pedras” e “Flores de alvenaria”, nos ajuda a refletir e a olhar por meio de sua poesia a sociedade em nossa volta. A análise crítica que o autor faz em cada uma de suas poesias nos auxilia no caminhar do projeto e faz com que os alunos descubram e se descubram, na poesia, uma forma de expressão e de “desnaturalização dos fatos sociais”. O objetivo geral deste projeto é tornar o estudo de Sociologia um momento prazeroso e enriquecedor aos alunos, de forma que consigam relacionar e expressar o seu cotidiano com conceitos específicos que serão abordados em forma de poesia. Neste sentido, “As regras do método sociológico”, de Émile Durkheim. Desta forma, os alunos terão condições de ampliar a compreensão de conceitos importantes da disciplina de Sociologia desenvolvendo a interpretação e contextualização dos assuntos abordados e buscando desenvolver o espírito crítico atrelando conceitos científicos e sociais à linguagem poética. No primeiro momento o objetivo foi o de trabalharmos os conceitos sociológicos contidos na obra citada de Émile Durkheim em forma de poesia. Para que isso fosse possível foi necessário nos remeter aos ensinamentos de Vigotski de que o conhecimento deve ser construído junto com o aluno para que tenha um sentido para ele. Sendo assim, fizemos à leitura dos livros “O colecionador de pedras'' e ''Flores de alvenaria”, ambos de Sérgio Vaz, por meio das rodas de conversa e debates levantados em torno das impressões observadas em suas poesias e de como podíamos tomar como base para trabalhar o nosso projeto. Neste momento podemos contar com a presença de escritores de Marília fazendo a contextualização do pensamento do autor. O momento seguinte foi dedicado à leitura do livro “As regras dos métodos sociológico”, de Émile Durkheim. Com o intuito de compreensão dos conceitos e ideias do autor, fizemos rodas de conversa e debates sobre os conceitos encontrados, assim como a contextualização do seu pensamento. Neste momento será possível selecionar alguns conceitos para serem trabalhados. O terceiro momento será dedicado à elaboração dos poemas. Acreditamos que podemos contar novamente com a parceria dos escritores e poetas do município no auxílio das poesias que serão construídas pelos alunos. Entendemos que o contato dos alunos com esses profissionais lhes mantém motivados. No quarto momento, de acordo com o material que foi produzido, os alunos farão desenhos e zines para futuramente a produção de um e-book. Podemos contar com artistas da cidade que conheçam a técnica do zine e desenhos visando à produção e organização dos materiais em formato de e-book. Entendemos que a interação com outros profissionais traria trocas de experiências com os alunos e deixaria o conhecimento mais prazeroso, coletivo e interativo. O momento seguinte seria a socialização das experiências vividas pelos alunos em todo esse trajeto, podendo apresentar o resultado final aos alunos da escola e de outras escolas em formato de rodas de conversas e trocas de experiências. Por fim, faremos a elaboração do relatório final, anexando ao mesmo um relato de experiência do que viveram da contribuição à formação deles e as críticas e dificuldades encontradas. O artigo proposto discute por meio da poesia não apenas as teorias dos autores clássicos da Sociologia, mas os leva além, a discutir e a descortinar o espaço escolar em que estão inseridos, assim como essas atividades contribuíram para o processo de ensino- aprendizagem mantendo os motivados a participação ativa e a compreensão da importância de transformação do indivíduo em ser social.