ROCHA, Frederico Henrique Galves Coelho et al.. . E-book VIII ENESEB... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/102541>. Acesso em: 22/12/2024 02:53
Este trabalho foi concebido a partir das indagações sobre o ensino de sociologia e a realidade sociocultural dos sujeitos no município de Goiânia, em que se percebeu a necessidade de um material que vise uma educação emancipatória e autônoma, capaz de relacionar teoria e prática. Com este objetivo foi elaborado um material de apoio pedagógico, educativo e lúdico, a saber, um jogo de cartas estilo trunfo, denominado “Pensadores: memórias sociais”. Foram utilizados temas e autores/as majoritariamente invisibilizados na educação e sociedade em geral, traçando debates acerca do conhecimento científico e dos saberes tradicionais nas sociedades atuais, pensando a sua função e tradução para os espaços de educação básica, reconhecendo que a estrutura atual de ensino se baseia em uma educação bancária, neoliberal e fragmentada, não reconhecendo o sujeito e suas particularidades. Foram selecionadas cinco temáticas principais para serem aplicadas no desenvolvimento do jogo pedagógico: educação, classe, gênero e sexualidade, relações étnico-raciais e violência. O desenvolvimento do jogo implementou-se a partir de uma inspiração do jogo de cartas “trunfo”, que possui eixos temáticos em todas as cartas e a quantidade de pontos para cada eixo, conforme domínio de cada autor em tal eixo. Cabe salientar, que as cartas do jogo não foram pensadas na perspectiva de competição e sim na perspectiva da troca, complementação e contextualização do conhecimento. A proposta é que assim como se constrói um referencial teórico com diferentes autores para o desenvolvimento de uma pesquisa, os estudantes fossem desafiados a utilizarem diferentes cartas, juntando diferentes autores/as para se pensar a intervenção social e pedagógica diante de conflitos e situações problemas enfrentadas pelos próprios sujeitos em seu cotidiano.