“PENSADORES - MEMÓRIAS SOCIAIS”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2024-01-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102541 "edicao_id" => 312 "trabalho_id" => 92 "inscrito_id" => 419 "titulo" => "“PENSADORES - MEMÓRIAS SOCIAIS”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este trabalho foi concebido a partir das indagações sobre o ensino de sociologia e a realidade sociocultural dos sujeitos no município de Goiânia, em que se percebeu a necessidade de um material que vise uma educação emancipatória e autônoma, capaz de relacionar teoria e prática. Com este objetivo foi elaborado um material de apoio pedagógico, educativo e lúdico, a saber, um jogo de cartas estilo trunfo, denominado “Pensadores: memórias sociais”. Foram utilizados temas e autores/as majoritariamente invisibilizados na educação e sociedade em geral, traçando debates acerca do conhecimento científico e dos saberes tradicionais nas sociedades atuais, pensando a sua função e tradução para os espaços de educação básica, reconhecendo que a estrutura atual de ensino se baseia em uma educação bancária, neoliberal e fragmentada, não reconhecendo o sujeito e suas particularidades. Foram selecionadas cinco temáticas principais para serem aplicadas no desenvolvimento do jogo pedagógico: educação, classe, gênero e sexualidade, relações étnico-raciais e violência. O desenvolvimento do jogo implementou-se a partir de uma inspiração do jogo de cartas “trunfo”, que possui eixos temáticos em todas as cartas e a quantidade de pontos para cada eixo, conforme domínio de cada autor em tal eixo. Cabe salientar, que as cartas do jogo não foram pensadas na perspectiva de competição e sim na perspectiva da troca, complementação e contextualização do conhecimento. A proposta é que assim como se constrói um referencial teórico com diferentes autores para o desenvolvimento de uma pesquisa, os estudantes fossem desafiados a utilizarem diferentes cartas, juntando diferentes autores/as para se pensar a intervenção social e pedagógica diante de conflitos e situações problemas enfrentadas pelos próprios sujeitos em seu cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DA ESFERA ACADÊMICA À REGÊNCIA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID419_TB92_06062023085701.pdf" "created_at" => "2024-01-22 16:12:05" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FREDERICO HENRIQUE GALVES COELHO ROCHA" "autor_nome_curto" => "FREDERICO ROCHA" "autor_email" => "fredericohenrique@ufg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-eneseb" "edicao_nome" => "E-book VIII ENESEB" "edicao_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png" "data_publicacao" => "2024-01-15" "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:21:52" "publicacao_id" => 100 "publicacao_nome" => "E-book ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 102541 "edicao_id" => 312 "trabalho_id" => 92 "inscrito_id" => 419 "titulo" => "“PENSADORES - MEMÓRIAS SOCIAIS”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este trabalho foi concebido a partir das indagações sobre o ensino de sociologia e a realidade sociocultural dos sujeitos no município de Goiânia, em que se percebeu a necessidade de um material que vise uma educação emancipatória e autônoma, capaz de relacionar teoria e prática. Com este objetivo foi elaborado um material de apoio pedagógico, educativo e lúdico, a saber, um jogo de cartas estilo trunfo, denominado “Pensadores: memórias sociais”. Foram utilizados temas e autores/as majoritariamente invisibilizados na educação e sociedade em geral, traçando debates acerca do conhecimento científico e dos saberes tradicionais nas sociedades atuais, pensando a sua função e tradução para os espaços de educação básica, reconhecendo que a estrutura atual de ensino se baseia em uma educação bancária, neoliberal e fragmentada, não reconhecendo o sujeito e suas particularidades. Foram selecionadas cinco temáticas principais para serem aplicadas no desenvolvimento do jogo pedagógico: educação, classe, gênero e sexualidade, relações étnico-raciais e violência. O desenvolvimento do jogo implementou-se a partir de uma inspiração do jogo de cartas “trunfo”, que possui eixos temáticos em todas as cartas e a quantidade de pontos para cada eixo, conforme domínio de cada autor em tal eixo. Cabe salientar, que as cartas do jogo não foram pensadas na perspectiva de competição e sim na perspectiva da troca, complementação e contextualização do conhecimento. A proposta é que assim como se constrói um referencial teórico com diferentes autores para o desenvolvimento de uma pesquisa, os estudantes fossem desafiados a utilizarem diferentes cartas, juntando diferentes autores/as para se pensar a intervenção social e pedagógica diante de conflitos e situações problemas enfrentadas pelos próprios sujeitos em seu cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DA ESFERA ACADÊMICA À REGÊNCIA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID419_TB92_06062023085701.pdf" "created_at" => "2024-01-22 16:12:05" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FREDERICO HENRIQUE GALVES COELHO ROCHA" "autor_nome_curto" => "FREDERICO ROCHA" "autor_email" => "fredericohenrique@ufg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-eneseb" "edicao_nome" => "E-book VIII ENESEB" "edicao_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png" "data_publicacao" => "2024-01-15" "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:21:52" "publicacao_id" => 100 "publicacao_nome" => "E-book ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 312 "publicacao_id" => 100 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-eneseb" "nome" => "E-book VIII ENESEB" "nome_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "descricao" => """ O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educação Básica) é um evento que ocorre a cada dois anos e é promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educação Básica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017), Florianópolis (2019) e online (2021). A última edição, realizada por conjunto de instituições de ensino público do Pará capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em razão de seu sucesso, será repetida em 2023, também com participação da UFPA em sua realização.<br />\r\n <br />\r\n Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n <br />\r\n a. Discutir a formação docente e o estatuto das ciências sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; <br />\r\n b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; <br />\r\n c. Refletir sobre fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ciências sociais; <br />\r\n d. Compartilhar alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos para o ensino da Sociologia. """ "pasta" => "ebooks/eneseb/2023" "logo" => null "capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png" "timbrado" => "63ecce600be64_15022023092152.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-07-07" "final_evento" => "2023-07-09" "ano_publicacao" => 2023 "data_publicacao" => "2024-01-15" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2023-02-15 09:21:52" "updated_at" => "2024-01-22 15:56:15" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 312 "publicacao_id" => 100 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-eneseb" "nome" => "E-book VIII ENESEB" "nome_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "descricao" => """ O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educação Básica) é um evento que ocorre a cada dois anos e é promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educação Básica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017), Florianópolis (2019) e online (2021). A última edição, realizada por conjunto de instituições de ensino público do Pará capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em razão de seu sucesso, será repetida em 2023, também com participação da UFPA em sua realização.<br />\r\n <br />\r\n Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n <br />\r\n a. Discutir a formação docente e o estatuto das ciências sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; <br />\r\n b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; <br />\r\n c. Refletir sobre fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ciências sociais; <br />\r\n d. Compartilhar alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos para o ensino da Sociologia. """ "pasta" => "ebooks/eneseb/2023" "logo" => null "capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png" "timbrado" => "63ecce600be64_15022023092152.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-07-07" "final_evento" => "2023-07-09" "ano_publicacao" => 2023 "data_publicacao" => "2024-01-15" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2023-02-15 09:21:52" "updated_at" => "2024-01-22 15:56:15" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 196 "edicao_id" => 312 "codigo" => "978-85-61702-69-4" "capa" => "65a51bf70a5cc_15012024085015.png" "titulo" => "E-book VIII ENESEB" "prefacio" => """ O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educação Básica) é um evento que ocorre a cada dois anos e é promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educação Básica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017), Florianópolis (2019) e online (2021). A última edição, realizada por conjunto de instituições de ensino público do Pará capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em razão de seu sucesso, será repetida em 2023, também com participação da UFPA em sua realização.<br />\r\n <br />\r\n Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n <br />\r\n a. Discutir a formação docente e o estatuto das ciências sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; <br />\r\n b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; <br />\r\n c. Refletir sobre fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ciências sociais; <br />\r\n d. Compartilhar alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos para o ensino da Sociologia. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Simone Meucci<br />\r\n Izabela Janete <br />\r\n Eleanor Gomes da Silva Palhano """ "conselho_editorial" => """ AGNES CRUZ DE SOUZA (IFSP)<br />\r\n ALEXANDRE BARBOSA FRAGA (UERJ/SEEDUC-RJ)<br />\r\n MARILI PERES JUNQUEIRA (UFU)<br />\r\n ROSÂNGELA DUARTE PIMENTA (UVA)<br />\r\n CRISTIANO DAS NEVES BODART (UFAL)<br />\r\n ANTONIO ALBERTO BRUNETTA (UFSC)<br />\r\n MARCELO PINHEIRO CIGALES (UNB)<br />\r\n ALEXANDRE ZARIAS (FUNDAJ/UFPE)<br />\r\n ANA LUISA FAYET SALLAS (UFPR)<br />\r\n CHARI MELEINE BREVERS GONZALEZ NOBRE (SED-SC)<br />\r\n FRANCISCO WILLAMS RIBEIRO LOPES (UFC)<br />\r\n ANGÉLICA LYRA DE ARAÚJO (UEL)<br />\r\n IVALDINETE DE ARAÚJO DELMIRO GÉMES (UVA)<br />\r\n FABRICIO DE SOUSA SAMPAIO (IFMA)<br />\r\n MARTON TAMÁS GÉMES (UVA)<br />\r\n CÍCERO MUNIZ BRITO (IFSertãoPE/UnB)<br />\r\n ARISTÓTELES DE ALMEIDA SILVA (IFB/UnB)<br />\r\n CAMILA SANTOS PEREIRA (UERJ)<br />\r\n ALINE CORREIA MARTINS (UERJ)<br />\r\n ANA MARTINA BARON ENGERROFF (IFSC)<br />\r\n JULIA POLESSA MAÇAIRA (UFRJ)<br />\r\n RAIMUNDO MIGUEL DOS REIS PEEREIRA (UEPA)<br />\r\n ELISANGELA ROSA DOS SANTOS (UEPA)<br />\r\n JOSINETE PEREIRA LIMA (UEPA)<br />\r\n AMURABI OLIVEIRA (UFSC)<br />\r\n JOSÉ MIRANDA OLIVEIRA JÚNIOR (UESB)<br />\r\n NUBIA REGINA MOREIRA (UESB)<br />\r\n FERNANDA FEIJÓ (UFAL)<br />\r\n HENRIQUE FERNANDES ALVES NETO (IFPR)<br />\r\n LÍGIA WILHELMS ERAS (UEL)<br />\r\n ROGÉRIA DA SILVA MARTINS (UFJF)<br />\r\n FABIANE MEDINA DA CRUZ (UFGD)<br />\r\n LUCIANO MAGNUS DE ARAÚJO (UNIFAP)<br />\r\n DANYELLE NILIN GONÇALVES (UFC)<br />\r\n MARIA DE ASSUNÇÃO LIMA DE PAULO (UFCG)<br />\r\n IRAPUAN PEIXOTO LIMA FILHO (UFC)<br />\r\n ISAURORA CLÁUDIA MARTINS DE FREITAS (UVA)<br />\r\n ROGÉRIO MENDES DE LIMA (Colégio Pedro II)<br />\r\n HAYDEE GLORIA CRUZ CARUSO (UNB)<br />\r\n NALAYNE MENDONÇA PINTO (UFRRJ)<br />\r\n MARINA CARVALHO PAZ (UNB)<br />\r\n MARÍLIA PASSOS APOLIANO GOMES (UFPI)<br />\r\n BRUNO FERREIRA FREIRE ANDRADE LIRA (UEM)<br />\r\n JOANNES PAULUS SILVA FORTE (UVA)<br />\r\n ÂNGELA MARIA DE SOUSA LIMA (UEL)<br />\r\n MARIA VALÉRIA BARBOSA (UNESP)<br />\r\n ÉBERTON DA COSTA MOREIRA (UFSCAR)<br />\r\n KLEBERSON ALMEIDA DE ALBUQUERQUE (UFPA)<br />\r\n VERGAS VITÓRIA ANDRADE DA SILVA (UFPA)<br />\r\n CARLIANA ISABEL NASCIMENTO PEREIRA (UFC)<br />\r\n ANA PAULA DE HOLANDA SILVA (UFPE)<br />\r\n ANDERSON SOUZA OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n VINICIUS LIMAVERDE FORTE (UVA)<br />\r\n MANOEL MOREIRA DE SOUSA NETO (SEDUC/CE)<br />\r\n MÁRCIO KLÉBER MORAIS PESSOA (UERN) """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26012024091356-E-BOOK-VIII-ENESEB.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2023 "created_at" => "2023-02-15 09:21:52" "updated_at" => "2024-01-26 09:13:56" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 196 "edicao_id" => 312 "codigo" => "978-85-61702-69-4" "capa" => "65a51bf70a5cc_15012024085015.png" "titulo" => "E-book VIII ENESEB" "prefacio" => """ O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educação Básica) é um evento que ocorre a cada dois anos e é promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educação Básica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017), Florianópolis (2019) e online (2021). A última edição, realizada por conjunto de instituições de ensino público do Pará capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em razão de seu sucesso, será repetida em 2023, também com participação da UFPA em sua realização.<br />\r\n <br />\r\n Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n <br />\r\n a. Discutir a formação docente e o estatuto das ciências sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; <br />\r\n b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; <br />\r\n c. Refletir sobre fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ciências sociais; <br />\r\n d. Compartilhar alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos para o ensino da Sociologia. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Simone Meucci<br />\r\n Izabela Janete <br />\r\n Eleanor Gomes da Silva Palhano """ "conselho_editorial" => """ AGNES CRUZ DE SOUZA (IFSP)<br />\r\n ALEXANDRE BARBOSA FRAGA (UERJ/SEEDUC-RJ)<br />\r\n MARILI PERES JUNQUEIRA (UFU)<br />\r\n ROSÂNGELA DUARTE PIMENTA (UVA)<br />\r\n CRISTIANO DAS NEVES BODART (UFAL)<br />\r\n ANTONIO ALBERTO BRUNETTA (UFSC)<br />\r\n MARCELO PINHEIRO CIGALES (UNB)<br />\r\n ALEXANDRE ZARIAS (FUNDAJ/UFPE)<br />\r\n ANA LUISA FAYET SALLAS (UFPR)<br />\r\n CHARI MELEINE BREVERS GONZALEZ NOBRE (SED-SC)<br />\r\n FRANCISCO WILLAMS RIBEIRO LOPES (UFC)<br />\r\n ANGÉLICA LYRA DE ARAÚJO (UEL)<br />\r\n IVALDINETE DE ARAÚJO DELMIRO GÉMES (UVA)<br />\r\n FABRICIO DE SOUSA SAMPAIO (IFMA)<br />\r\n MARTON TAMÁS GÉMES (UVA)<br />\r\n CÍCERO MUNIZ BRITO (IFSertãoPE/UnB)<br />\r\n ARISTÓTELES DE ALMEIDA SILVA (IFB/UnB)<br />\r\n CAMILA SANTOS PEREIRA (UERJ)<br />\r\n ALINE CORREIA MARTINS (UERJ)<br />\r\n ANA MARTINA BARON ENGERROFF (IFSC)<br />\r\n JULIA POLESSA MAÇAIRA (UFRJ)<br />\r\n RAIMUNDO MIGUEL DOS REIS PEEREIRA (UEPA)<br />\r\n ELISANGELA ROSA DOS SANTOS (UEPA)<br />\r\n JOSINETE PEREIRA LIMA (UEPA)<br />\r\n AMURABI OLIVEIRA (UFSC)<br />\r\n JOSÉ MIRANDA OLIVEIRA JÚNIOR (UESB)<br />\r\n NUBIA REGINA MOREIRA (UESB)<br />\r\n FERNANDA FEIJÓ (UFAL)<br />\r\n HENRIQUE FERNANDES ALVES NETO (IFPR)<br />\r\n LÍGIA WILHELMS ERAS (UEL)<br />\r\n ROGÉRIA DA SILVA MARTINS (UFJF)<br />\r\n FABIANE MEDINA DA CRUZ (UFGD)<br />\r\n LUCIANO MAGNUS DE ARAÚJO (UNIFAP)<br />\r\n DANYELLE NILIN GONÇALVES (UFC)<br />\r\n MARIA DE ASSUNÇÃO LIMA DE PAULO (UFCG)<br />\r\n IRAPUAN PEIXOTO LIMA FILHO (UFC)<br />\r\n ISAURORA CLÁUDIA MARTINS DE FREITAS (UVA)<br />\r\n ROGÉRIO MENDES DE LIMA (Colégio Pedro II)<br />\r\n HAYDEE GLORIA CRUZ CARUSO (UNB)<br />\r\n NALAYNE MENDONÇA PINTO (UFRRJ)<br />\r\n MARINA CARVALHO PAZ (UNB)<br />\r\n MARÍLIA PASSOS APOLIANO GOMES (UFPI)<br />\r\n BRUNO FERREIRA FREIRE ANDRADE LIRA (UEM)<br />\r\n JOANNES PAULUS SILVA FORTE (UVA)<br />\r\n ÂNGELA MARIA DE SOUSA LIMA (UEL)<br />\r\n MARIA VALÉRIA BARBOSA (UNESP)<br />\r\n ÉBERTON DA COSTA MOREIRA (UFSCAR)<br />\r\n KLEBERSON ALMEIDA DE ALBUQUERQUE (UFPA)<br />\r\n VERGAS VITÓRIA ANDRADE DA SILVA (UFPA)<br />\r\n CARLIANA ISABEL NASCIMENTO PEREIRA (UFC)<br />\r\n ANA PAULA DE HOLANDA SILVA (UFPE)<br />\r\n ANDERSON SOUZA OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n VINICIUS LIMAVERDE FORTE (UVA)<br />\r\n MANOEL MOREIRA DE SOUSA NETO (SEDUC/CE)<br />\r\n MÁRCIO KLÉBER MORAIS PESSOA (UERN) """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26012024091356-E-BOOK-VIII-ENESEB.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2023 "created_at" => "2023-02-15 09:21:52" "updated_at" => "2024-01-26 09:13:56" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }