Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

GEOMETRIA NA COPA: CONSTRUINDO OS CONCEITOS GEOMÉTRICOS NA BANDEIRA DO BRASIL

Palavra-chaves: GEOMETRIA, BANDEIRA DO BRASIL, ENSINO DE MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10168
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 338
    "inscrito_id" => 221
    "titulo" => "GEOMETRIA NA COPA: CONSTRUINDO OS CONCEITOS GEOMÉTRICOS NA BANDEIRA DO BRASIL"
    "resumo" => "Este trabalho relata uma experiência vivenciada por alunos bolsistas do PIBID/UEPB e do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, na cidade de Campina Grande – PB, em 2014. Objetivando o estudo de alguns conceitos geométricos presentes na Bandeira Nacional do Brasil, como: figuras geométricas, medidas, áreas, perímetro, entre outros, proporcionando aos alunos uma aprendizagem mais sólida, onde o ensino de matemática foi exposto de uma forma dinâmica e prazerosa, no ensino aprendizagem, utilizando o período da copa como motivação. As atividades foram realizadas em quatro momentos: 1 - Foi pedido a vários alunos de três turmas do 3º ano do Ensino Médio (A, B e integrado) que pesquisassem sobre os títulos anteriores em que o Brasil foi campeão e produzissem um breve documentário, também foi pedido que buscassem os acontecimentos da época, para se fazer uma comparação entre as copas e foi desenvolvido uma parte escrita. O objetivo da pesquisa deste documentário foi de motivar os alunos para dar início a um trabalho diferenciado. Com isso, os alunos se mostraram interessados em trabalhar com o tema "a copa do mundo". 2 - Foi ministrado um minicurso para ser abordado exclusivamente a bandeira do Brasil. Apresentamos para um total de 20 alunos, onde abordamos brevemente a parte histórica da Bandeira do Brasil, suas curiosidades, significados, as medidas oficias da bandeira, conceitos de algumas figuras geométricas, tais como: (retângulo, losango, círculo, triângulo) área, perímetro, razão e proporção, trabalhamos os conceitos, definições, propriedades e exemplos. 3 - Os alunos passaram a ser multiplicadores, transmitindo os conhecimentos adquiridos por meio do minicurso, para o restante dos alunos de suas respectivas turmas, através de seminários e atividades. 4 - Foi designada a tarefa da construção, onde cada turma ficou com uma atividade diferente: o 3º B ficou encarregado de dispor fileiras de bandeirolas feitas de T.N.T. com barbante de modo que formassem a bandeira do Brasil no teto do pátio do colégio (Não foram utilizadas as medidas oficiais da Bandeira Nacional). A turma do 3º integrado ficou responsável por criar um painel feito de E.V.A. e impressões, para algumas bandeiras com símbolos mais complexos, visto que, os mesmos possuem facilidade com a utilização da informática, já que a escola dispõe o curso para a turma. No desenvolvimento deste projeto, observamos que os alunos tinham dificuldades em Geometria, porém, com o uso de estratégias abordadas foi possível relacionar a disciplina com temas que despertaram no aluno novas possibilidades de aprendizado. Portanto, foi uma experiência que certamente trouxe muitas contribuições para o aprendizado dos alunos que se sentiram motivados ao utilizar técnicas inovadoras no estudo da geometria"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA, BANDEIRA DO BRASIL, ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_10_2014_20_49_22_idinscrito_221_16206930bd5c54ba73203a7795270787.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAYNÁ MARIA AMORIM MONTEIRO XAVIER"
    "autor_nome_curto" => "TAYNÁ MARIA"
    "autor_email" => "tayna.mamx@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10168
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 338
    "inscrito_id" => 221
    "titulo" => "GEOMETRIA NA COPA: CONSTRUINDO OS CONCEITOS GEOMÉTRICOS NA BANDEIRA DO BRASIL"
    "resumo" => "Este trabalho relata uma experiência vivenciada por alunos bolsistas do PIBID/UEPB e do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, na cidade de Campina Grande – PB, em 2014. Objetivando o estudo de alguns conceitos geométricos presentes na Bandeira Nacional do Brasil, como: figuras geométricas, medidas, áreas, perímetro, entre outros, proporcionando aos alunos uma aprendizagem mais sólida, onde o ensino de matemática foi exposto de uma forma dinâmica e prazerosa, no ensino aprendizagem, utilizando o período da copa como motivação. As atividades foram realizadas em quatro momentos: 1 - Foi pedido a vários alunos de três turmas do 3º ano do Ensino Médio (A, B e integrado) que pesquisassem sobre os títulos anteriores em que o Brasil foi campeão e produzissem um breve documentário, também foi pedido que buscassem os acontecimentos da época, para se fazer uma comparação entre as copas e foi desenvolvido uma parte escrita. O objetivo da pesquisa deste documentário foi de motivar os alunos para dar início a um trabalho diferenciado. Com isso, os alunos se mostraram interessados em trabalhar com o tema "a copa do mundo". 2 - Foi ministrado um minicurso para ser abordado exclusivamente a bandeira do Brasil. Apresentamos para um total de 20 alunos, onde abordamos brevemente a parte histórica da Bandeira do Brasil, suas curiosidades, significados, as medidas oficias da bandeira, conceitos de algumas figuras geométricas, tais como: (retângulo, losango, círculo, triângulo) área, perímetro, razão e proporção, trabalhamos os conceitos, definições, propriedades e exemplos. 3 - Os alunos passaram a ser multiplicadores, transmitindo os conhecimentos adquiridos por meio do minicurso, para o restante dos alunos de suas respectivas turmas, através de seminários e atividades. 4 - Foi designada a tarefa da construção, onde cada turma ficou com uma atividade diferente: o 3º B ficou encarregado de dispor fileiras de bandeirolas feitas de T.N.T. com barbante de modo que formassem a bandeira do Brasil no teto do pátio do colégio (Não foram utilizadas as medidas oficiais da Bandeira Nacional). A turma do 3º integrado ficou responsável por criar um painel feito de E.V.A. e impressões, para algumas bandeiras com símbolos mais complexos, visto que, os mesmos possuem facilidade com a utilização da informática, já que a escola dispõe o curso para a turma. No desenvolvimento deste projeto, observamos que os alunos tinham dificuldades em Geometria, porém, com o uso de estratégias abordadas foi possível relacionar a disciplina com temas que despertaram no aluno novas possibilidades de aprendizado. Portanto, foi uma experiência que certamente trouxe muitas contribuições para o aprendizado dos alunos que se sentiram motivados ao utilizar técnicas inovadoras no estudo da geometria"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA, BANDEIRA DO BRASIL, ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_10_2014_20_49_22_idinscrito_221_16206930bd5c54ba73203a7795270787.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAYNÁ MARIA AMORIM MONTEIRO XAVIER"
    "autor_nome_curto" => "TAYNÁ MARIA"
    "autor_email" => "tayna.mamx@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Este trabalho relata uma experiência vivenciada por alunos bolsistas do PIBID/UEPB e do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, na cidade de Campina Grande – PB, em 2014. Objetivando o estudo de alguns conceitos geométricos presentes na Bandeira Nacional do Brasil, como: figuras geométricas, medidas, áreas, perímetro, entre outros, proporcionando aos alunos uma aprendizagem mais sólida, onde o ensino de matemática foi exposto de uma forma dinâmica e prazerosa, no ensino aprendizagem, utilizando o período da copa como motivação. As atividades foram realizadas em quatro momentos: 1 - Foi pedido a vários alunos de três turmas do 3º ano do Ensino Médio (A, B e integrado) que pesquisassem sobre os títulos anteriores em que o Brasil foi campeão e produzissem um breve documentário, também foi pedido que buscassem os acontecimentos da época, para se fazer uma comparação entre as copas e foi desenvolvido uma parte escrita. O objetivo da pesquisa deste documentário foi de motivar os alunos para dar início a um trabalho diferenciado. Com isso, os alunos se mostraram interessados em trabalhar com o tema "a copa do mundo". 2 - Foi ministrado um minicurso para ser abordado exclusivamente a bandeira do Brasil. Apresentamos para um total de 20 alunos, onde abordamos brevemente a parte histórica da Bandeira do Brasil, suas curiosidades, significados, as medidas oficias da bandeira, conceitos de algumas figuras geométricas, tais como: (retângulo, losango, círculo, triângulo) área, perímetro, razão e proporção, trabalhamos os conceitos, definições, propriedades e exemplos. 3 - Os alunos passaram a ser multiplicadores, transmitindo os conhecimentos adquiridos por meio do minicurso, para o restante dos alunos de suas respectivas turmas, através de seminários e atividades. 4 - Foi designada a tarefa da construção, onde cada turma ficou com uma atividade diferente: o 3º B ficou encarregado de dispor fileiras de bandeirolas feitas de T.N.T. com barbante de modo que formassem a bandeira do Brasil no teto do pátio do colégio (Não foram utilizadas as medidas oficiais da Bandeira Nacional). A turma do 3º integrado ficou responsável por criar um painel feito de E.V.A. e impressões, para algumas bandeiras com símbolos mais complexos, visto que, os mesmos possuem facilidade com a utilização da informática, já que a escola dispõe o curso para a turma. No desenvolvimento deste projeto, observamos que os alunos tinham dificuldades em Geometria, porém, com o uso de estratégias abordadas foi possível relacionar a disciplina com temas que despertaram no aluno novas possibilidades de aprendizado. Portanto, foi uma experiência que certamente trouxe muitas contribuições para o aprendizado dos alunos que se sentiram motivados ao utilizar técnicas inovadoras no estudo da geometria

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.