Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O TRABALHO COM O TEMA TRANVERSAL SAÚDE A PARTIR DO CINEMA DE ANIMAÇÃO

Palavra-chaves: TEMA TRANSVERSAL DE SAÚDE, METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL, CINEMA DE ANIMAÇÃO Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS
"2014-11-22 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10163
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 739
    "inscrito_id" => 1193
    "titulo" => "O TRABALHO COM O TEMA TRANVERSAL SAÚDE A PARTIR DO CINEMA DE ANIMAÇÃO"
    "resumo" => "O presente artigo tem o objetivo relatar a oficina com o tema transversal saúde oferecida aos professores dos ciclos I e II do Ensino fundamental, dentro das ações do Projeto de Extensão “O cinema na sala de aula: assessoria e capacitação para o uso didático-pedagógico de filmes nas escolas públicas do ensino fundamental de Campina Grande – PB” (PROEX-UEPB). A proposta do tema transversal de saúde foi abordada a partir do filme de animação “Ratatouille” (2007, dir. Brad Bird), cujo enredo norteou a elaboração das atividades desenvolvidas: dominó, questões problematizadoras para discutir e responder, palavras-cruzadas, atividades para colorir, dentre outras. A oficina foi precedida de discussão a respeito da utilização do filme como recurso didático-pedagógico e do lugar do cinema na sala de aula como ação educativa e não de entretenimento, a partir da leitura do filme como texto visual, de lançar à imagem as mesmas indagações que lançamos aos textos escritos, a escolha criteriosa de imagens e atividades, dentre outros. Ao final da oficina, avaliamos os alcances da proposta por fichas, nas quais os professores destacaram a relevância e contribuição da proposta para dinamização de sua rotina de sala de aula e a qualidade das sugestões didáticas ofertadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "TEMA TRANSVERSAL DE SAÚDE, METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL, CINEMA DE ANIMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_20_53_04_idinscrito_1193_61dd51805122881c2d18e5fcba025ad4.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TARCYANA DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TARCYANA"
    "autor_email" => "tarcyana22cg@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-22 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10163
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 739
    "inscrito_id" => 1193
    "titulo" => "O TRABALHO COM O TEMA TRANVERSAL SAÚDE A PARTIR DO CINEMA DE ANIMAÇÃO"
    "resumo" => "O presente artigo tem o objetivo relatar a oficina com o tema transversal saúde oferecida aos professores dos ciclos I e II do Ensino fundamental, dentro das ações do Projeto de Extensão “O cinema na sala de aula: assessoria e capacitação para o uso didático-pedagógico de filmes nas escolas públicas do ensino fundamental de Campina Grande – PB” (PROEX-UEPB). A proposta do tema transversal de saúde foi abordada a partir do filme de animação “Ratatouille” (2007, dir. Brad Bird), cujo enredo norteou a elaboração das atividades desenvolvidas: dominó, questões problematizadoras para discutir e responder, palavras-cruzadas, atividades para colorir, dentre outras. A oficina foi precedida de discussão a respeito da utilização do filme como recurso didático-pedagógico e do lugar do cinema na sala de aula como ação educativa e não de entretenimento, a partir da leitura do filme como texto visual, de lançar à imagem as mesmas indagações que lançamos aos textos escritos, a escolha criteriosa de imagens e atividades, dentre outros. Ao final da oficina, avaliamos os alcances da proposta por fichas, nas quais os professores destacaram a relevância e contribuição da proposta para dinamização de sua rotina de sala de aula e a qualidade das sugestões didáticas ofertadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "TEMA TRANSVERSAL DE SAÚDE, METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL, CINEMA DE ANIMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_20_53_04_idinscrito_1193_61dd51805122881c2d18e5fcba025ad4.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TARCYANA DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TARCYANA"
    "autor_email" => "tarcyana22cg@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-22 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

O presente artigo tem o objetivo relatar a oficina com o tema transversal saúde oferecida aos professores dos ciclos I e II do Ensino fundamental, dentro das ações do Projeto de Extensão “O cinema na sala de aula: assessoria e capacitação para o uso didático-pedagógico de filmes nas escolas públicas do ensino fundamental de Campina Grande – PB” (PROEX-UEPB). A proposta do tema transversal de saúde foi abordada a partir do filme de animação “Ratatouille” (2007, dir. Brad Bird), cujo enredo norteou a elaboração das atividades desenvolvidas: dominó, questões problematizadoras para discutir e responder, palavras-cruzadas, atividades para colorir, dentre outras. A oficina foi precedida de discussão a respeito da utilização do filme como recurso didático-pedagógico e do lugar do cinema na sala de aula como ação educativa e não de entretenimento, a partir da leitura do filme como texto visual, de lançar à imagem as mesmas indagações que lançamos aos textos escritos, a escolha criteriosa de imagens e atividades, dentre outros. Ao final da oficina, avaliamos os alcances da proposta por fichas, nas quais os professores destacaram a relevância e contribuição da proposta para dinamização de sua rotina de sala de aula e a qualidade das sugestões didáticas ofertadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.